sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Regionais dos JASC começam na sexta-feira

Os municípios que buscam classificação para a fase Estadual dos Jogos Abertos de Santa Catarina participam dos Regionais da competição a partir de sexta-feira (10) até o dia 16 de outubro em quatro cidades: Maravilha (Oeste), Capinzal (Centro-Oeste), Ibirama (Leste/Norte) e Siderópolis (Sul). Os JASC estão marcados para o período de 20 a 29 de novembro em sede conjunta entre Pomerode, Indaial, Timbó e Rio dos Cedros.
No maior dos regionais, no Oeste, Maravilha receberá 41 municípios para a disputa de vagas nas modalidades de basquete, bocha sul-americana, futebol e bolão 16 no naipe masculino além de futsal, handebol, bocha rafa, vôlei e bolão 23 nos naipes masculino e feminino. Na maioria das modalidades classificam-se para a fase Estadual o campeão e o vice do Regional.
A cerimônia de abertura, em Maravilha, será às 20h da sexta no Ginásio Municipal Gelson Melo Lara.
O Centro-Oeste também terá um bom número de participantes no Regional, em Capizal, com 34 municípios brigando por vagas nos JASC. A abertura oficial do evento será no dia 10, às 19h30min. Em disputa estão as modalidades de basquete e handebol femininos, bocha sul-americana e futebol masculinos, além da bocha rafa, bolão 23, futsal e vôlei nos dois naipes.
Já em Ibirama, pelo Regional Leste/Norte, serão 32 cidades buscando vagas nos Jogos Abertos. A abertura oficial será na sexta-feira dia 10h, a partir das 19h no Ginásio João Moretti. Em disputa, estão as modalidades de bocha sul-americana e futebol masculino além do basquete, bocha rafa, bolão 23, futsal, handebol e vôlei nos naipes masculino e feminino.
Por último, em Siderópolis, estão participando da competição 23 municípios. No menor Regional, as competições são nas modalidades de bocha rafa e futebol no naipe masculino além do futsal, handebol e vôlei masculino e feminino.
A novidade da disputa de 2008, tanto para o Regional como para a fase Estadual dos Jogos Abertos é a realização da bocha sul-americana (em cancha sintética) e também bocha rafa (que permite cancha de areia ou carpete), conforme alterações do regulamento aprovadas pelo Conselho Estadual de Desporto no final de 2007, numa transição para o ano de 2009.
A classificação das duas categorias da bocha será separada, cada qual garantindo seus participantes para a etapa Estadual. Já nos JASC, as duas formas de disputa estarão pontuando e distribuindo troféus aos participantes. Em 2009, somente a bocha rafa será disputada e segundo a área técnica da Fesporte, as alterações vão proporcionar um retorno de antigos bochófilos ao esporte, garantindo uma maior participação na modalidade.
Os Regionais dos JASC são uma promoção do Governo do Estado e da Secretaria de Turismo, Culura e Esporte através da Fesporte e tem as parcerias das prefeituras municipais e Secretarias de Desenvolvimento Regional.

PC de Oliveira avalia boa campanha como primeiro passo

Brasília (DF) - A Seleção Brasileira de Futsal terminou a primeira fase da Copa do Mundo da Fifa com chave de ouro. A equipe do técnico PC de Oliveira venceu Cuba na manhã desta quarta-feira (08/10) por 9 a 0 e se despediu de Brasília com quatro vitórias na bagagem, 49 gols marcados e apenas um sofrido. Agora, os brasileiros seguem para o Rio de Janeiro para disputar a segunda fase da competição, que tem início no sábado (11/10). 

A boa campanha brasileira mostra que o time está assimilando bem o equilíbrio entre ataque e defesa, sempre enfatizado pelo treinador. Mas mesmo assim, PC de Oliveira faz questão de falar que a primeira fase foi apenas um passo. "Fizemos uma primeira fase boa, mas ainda não chegamos perto das campanhas anteriores do Brasil em Mundiais. Hoje não ganhamos nada, temos mais uma fase, que conquistamos o direito de jogar mais três jogos, e queremos conquistar o direito de jogar mais uma partida e depois mais uma. Temos que aproveitar o momento da equipe que é bom para jogar a fase seguinte."

Além de aproveitar o bom momento, o treinador acha fundamental manter a concentração. "O time não pode perder a concentração; é uma equipe que se desconcentra com facilidade e não vivemos dentro da competição nenhuma adversidade de resultados, então, os atletas precisam estar preparados para isto porque podem sair atrás do placar e não podem se alterar; eles precisam manter a mesma linha de conduta e jogo para tentar reverter o quadro, caso isto aconteça", finalizou PC de Oliveira.

Brasil conhece adversários da segunda fase

   Rio de Janeiro (RJ) - A Seleção Brasileira de Futsal conheceu seu grupo da segunda fase da Copa do Mundo de Futsal Fifa, na tarde desta quinta-feira (9/10), depois de finalizada a primeira fase da competição. Com sede no Rio de Janeiro, os brasileiros irão encarar Irã, Itália e Ucrânia nos próximos jogos.

O Brasil obteve sua classificação ao bater todos os seus adversários na chave A da competição, conquistando a primeira colocação. O primeiro adversário será o Irã, em jogo marcado para ocorrer neste sábado (11/10), a partir das 10h30, no ginásio Maracanãzinho.

Os iranianos conquistaram sua vaga pela chave D, ficando na segunda colocação, ao bater a República Tcheca por 3 a 2, na manhã desta quinta-feira. A Espanha foi a primeira da chave. A Itália era um adversário já conhecido pelo Brasil desde o dia anterior, quando perderam para o Paraguai por 4 a 2 e ficaram em segundo em sua chave.

O último adversário foi conhecido nesta quinta-feira, mais precisamente no início da tarde, quando se definiu a chave C. Argentina e Ucrânia disputavam o primeiro lugar. Melhor para os ucranianos que bateram a China por 4 a 2 e ficaram com melhor saldo do que os argentinos, que venceram a Guatemala por 2 a 1.

Na outra chave da segunda fase se encaram Paraguai, Rússia, Espanha e Argentina, sendo que todos os jogos serão disputados no ginásio Nilson Nelson, em Brasília, cidade que recebeu o Brasil na primeira fase da Copa do Mundo de Futsal.