terça-feira, 7 de julho de 2009

Rio do Sul leva primeiro troféu da Olesc

Equipe foi aplicada na marcação e anulou as ações ofensivas das lageanas

As meninas de Rio do Sul foram campeãs invictas do basquete feminino e conquistaram no final da manhã desta terça-feira (7/7) no ginásio do Colégio Maria Imaculada o primeiro troféu da etapa regional centro oeste da Olimpíada Estudantil Catarinense – Olesc, que está sendo realizada em Curitibanos.

O jogo terminou com o placar de 47x27 e desde o início da partida as riosulenses impuseram seu ritmo de jogo. Abriram dez pontos no primeiro quarto(20/10); ampliaram no segundo quarto (32/19); perderam um pouco o rendimento no terceiro quarto do jogo (37/26); e anularam a equipe lageana no último quarto quando converteram cinco cestas e sofreram apenas um ponto.

Para a jovem técnica de Rio do Sul, Greice Kelly Cipriani, o principal ponto da equipe foi a marcação. Todas as meninas se aplicaram durante a partida e, embora não fossem tão eficientes assim no ataque,anularam as ações das adversárias. A cestinha da partida foi Carolina, que converteu 15 pontos e juntamente com Janaína, Alana, Helena, Maitê, Jéssica, Jaqueline, Tainara, Tainá, Fernanda, Carolina e Amanda formaram o time campeão.

Na decisão da terceira vaga para a fase estadual da Olesc, Campos Novos atropelou Fraiburgo e venceu por 54x8 e garantiu presença em Tubarão. A equipe de Joaçaba terminou em quinto lugar e Caçador foi o sexto colocado.

Penúltimo dia da Olesc terá cinco decisões

Futsal feminino, handebol e vôlei masculino têm jogos semifinais.

Começam a ser conhecidos os representantes da região centro-oeste para a etapa estadual da Olimpíada Estudantil Catarinense – Olesc, marcada para o mês de setembro em Tubarão. Nesta terça-feira (7/7), penúltimo dia do regional centro-oeste em Curitibanos, cinco troféus e 18 vagas estão em jogo.

No ginásio do Colégio Maria Imaculada, as 10h, Rio do Sul e Lages fazem a final do basquete feminino. Na preliminar o jogo entre Fraiburgo x Campos Novos decide a terceira vaga para o estadual. As 13h a final masculina será entre Lages x Campos Novos. O terceiro classificado para Tubarão sai do jogo entre Joaçaba x Rio do Sul.

O futsal masculino tem a final marcada para às 19h15min no ginásio Onofrão, com o confronto entre Lages x Caçador. A medalha de bronze e a terceira vaga para a Olesc será definida no jogo entre Laurentino x Curitibanos.

No ginásio do colégio Casemiro de Abreu a final do handebol feminino entre Capinzal x Joaçaba será realizada as 14h45min. Antes decidem o terceiro lugar Lages x. Caçador.

Também o voleibol feminino tem a final definida para esta terça-feira às 15h no ginásio Onofrão. O jogo será entre Anita Garibaldi x Joaçaba. O confronto entre Lages x Tangará decide a última vaga para o estadual.

As modalidades que terminam na quarta-feira (8/7) futsal feminino, handebol e voleibol masculino, definiram nesta rodada os classificados para a fase de eliminatória simples.

O vencedor da partida de handebol masculino entre Luzerna x Rio do Sul, marcado para as 8h30min no ginásio da EEB Casimiro de Abreu volta a quadra no período da tarde para fazer a semifinal contra Caçador. Joaçaba espera o vencedor de Agrolândia x Videira para fazer a outra semifinal do handebol masculino.

No vôlei masculino jogam no período da manhã, às 9 horas, no ginásio da EEB Santa Teresinha, Caçador x Fraiburgo, e Lages x Curitibanos se enfrentam no Onofrão. À tarde os vencedores destes confrontos enfrentam na semifinal Rio do Sul e Água Doce, respectivamente.

O futsal feminino começa as 8h30min no ginásio da UNC, com o confronto entre Ibicaré x Rio do Sul. Na seqüência jogam Tangará x Petrolândia. Quem vencer volta à quadra a tarde para enfrentar na semifinal Luzerna e Lages.

Confira a Classificação das equipes da região no Estadual de futsal da 1ª Divisão

Já com alguns jogos na segunda fase do estadual de futsal da 1ªDivisão,já vamos vendo algumas equipes despontando nas duas chaves,nossas melhores representantes até o momento são ADV/Unoesc/Sintricavi,com 4 pontos, que ocupa a 3ª colocação do grupo F e no mesmo grupo só que com 3 pontos o Napoli de Caçador que está na 5ª colocação,lembrando que estamos apenas no inicio desta fase e ainda teremos muitos jogos pela frente, mais já fica meio claro que este ano mais uma vez a ADV de Videira chegará entre os quatro melhores, do estado.

Classificação:


Chave E:

1° Moitas/Proaço - 6
2° Chapecoense/CRC - 3
3° Futsal Seara/Longhi/Itá Seguros - 3
4° Marka/Bastos/Pinheiro - 3
5° Inter Lages Futsal/UNIPLAC - 3
6° UNOESC/Joaçaba - 0
7° A.D.F. S. Francisco do Sul - 0

Chave F:

1° Capivari Futsal - 6
2° Ibirama Futsal/Pré Fabricar/Manoel Marchetti/CME Ibirama - 6
3° ADV/Unoesc/Sintricavi - 4
4° FMD Rio do Sul/UNIDAVI/BACK - 4
5° Napoli/UnC/FME Caçador - 3
6° CME Campo Belo do Sul - 0
7° A.A. Planalto/Berlanda - 0
8° CME Pinheiro Preto/ABEC Vinhedo - 0

Anita Garibaldi e Joaçaba fazem final do vôlei feminino da Olesc

Meninas de Anita comemorando sua ida a final, no voleibol.

Equipes já se enfrentaram na fase de classificação

As equipes de voleibol feminino de Anita Garibaldi e Joaçaba fazem nesta terça-feira (7/7) as 15h, no ginásio de esportes Onofre Santo Agostini, a final da etapa regional centro-oeste da Olímpida Estudantil Catarinense – Olesc, que está sendo realizada em Curitibanos.


Numa semifinal Anita Garibaldi passou por Lages, campeã do ano passado, por três sets a zero (25/22 – 25/22 – 25/17). O jogo durou pouco mais de uma hora, e segundo o técnico de Anita Garibaldi, Fernando Junior Ambrósio, a competência do saque da ponteira Dhienefer, e o bloqueio da meio de rede Luana, foram decisivos para a vitória.


Já o técnico de Lages, Francisco Carlos de Lima, achou que sua equipe pecou muito nos fundamentos, errou muito no saque e não manteve a regularidade durante o jogo. Apesar dos três sets a zero o jogo foi bastante equilibrado, e a equipe de Anita deslanchou após o primeiro set, quando a equipe ganhou confiança e as lageanas “baixaram a cabeça”.


No outro jogo da semifinal Joaçaba teve uma vida mais fácil e ao natural fez três sets a zero na equipe de Tangará (25/14 – 25/20 – 25/16). Anita Garibaldi e Joaçaba já se enfrentaram nesta edição da Olesc no jogo de abertura da modalidade. Na ocasião as joaçabenses venceram por três sets a zero.


Na preliminar da final do vôlei feminino, Lages e Tangarrá decidem a medalha de bronze e a última vaga para a etapa estadual da Olesc, marcada para o mês de setembro em Tubarão.

Handebol precisa ser repensado em Santa Catarina

Modalidade é a segunda mais praticada no Brasil


Falando a profissionais do esporte ligados ao handebol, o ex-técnico da Seleção Brasileira, Alexandre Schneider, disse que todos os envolvidos com a modalidade devem fazer uma “mea culpa” e achar uma maneira de desenvolver novamente o esporte no estado.


A reflexão foi feita durante o Ciclo de Palestras e Cursos de Capacitação em Treinamento Esportivo, promovido pela Fesporte durante a etapa regional centro-oeste da Olesc que está sendo realizada em Curitibanos,


Para Alexandre, o handebol é mantido em Santa Catarina basicamente pelo poder público, não tem visibilidade, e por não dar retorno, dificilmente se beneficia de investimentos do setor privado.


Ele sente que “há um certo desinteresse, e que a participação e o comprometimento dos profissionais da área poderia ser maior”. Para “dar a volta por cima”, o movimento deve começar pela Federação Catarinense de Handebol, pelas pessoas que militam dentro da modalidade (técnicos e dirigentes), e por profissionais de educação física, para voltar a dar ênfase ao trabalho de base da modalidade, e da quantidade extrair a qualidade.


Segundo Schneider, em Santa Catarina são poucos os municípios que tem um trabalho planejado dentro do handebol. Ele cita os exemplos de Concórdia, que mantém um projeto no handebol feminino através da UNC e disputa os campeonatos brasileiros, juvenil (18 anos) e Junior (20 anos), e a Liga Nacional adulta; Blumenau com os times masculino e feminino, este último campeão da Liga Nacional de 2008; e Chapecó que este ano retornou à Liga Nacional com a equipe masculina.


Outros municípios como Criciúma, Capinzal e Joaçaba mantém suas equipes para competições estaduais, porém visam especialmente os jogos da Fesporte, já que o campeonato estadual da Federação este ano foi disputado com apenas três equipes.

A dificuldade vem da Confederação Brasileira de handebol, que por falta de retorno perdeu o patrocínio da Petrobras e sobrevive hoje através da lei Agnelo Paiva, que destina parte da arrecadação das loterias para as entidades esportivas nacionais. Alexandre concluiu dizendo que “o handebol é o segundo esporte mais praticado no Brasil, e não possui estrutura de clube por falta de investimentos”.