sábado, 16 de maio de 2009

Santa Catarina se prepara para Jogos Abertos Brasileiros

A delegação que representará Santa Catarina nos Jogos Abertos Brasileiros (Jabs) viaja na próxima quinta-feira (21/05) para a cidade de Maringá, no Paraná, onde será disputada a competição de 22 a 27 de maio. O grupo terá um total de 233 pessoas, sendo que 204 são atletas e técnicos e o restante, integrantes da Fesporte que comandarão a delegação catarinense.

A abertura oficial do evento está marcada para a noite do dia 22 a partir das 20h no Complexo Esportivo da Vila Olímpica. Também vão participar das disputas representantes de Maringá, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais e Paraná. As modalidades em disputa são o atletismo, basquete, futsal, natação, vôlei, handebol, judô e vôlei de praia em ambos os naipes.

Os Jabs reúnem as equipes campeãs dos Jogos Abertos de seus respectivos estados. A competição foi criada em 1992 e a primeira sede foi a cidade de Pato Branco, também no Paraná. Catarinenses, paranaenses e gaúchos são os fundadores da disputa e primeiros participantes. Depois disso, os Jabs ganharam a adesão de Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo, no ano seguinte. Hoje a competição conta ainda com a participação de outros estados como Minas Gerais e Goiás.

Como os Jogos Abertos de Santa Catarina foram cancelados no seu terceiro dia de disputa no ano de 2008, o Estado está levando para Maringá, conforme acerto firmado com a organização dos Jabs, as equipes campeãs dos Jasc de 2007 nas modalidades de quadra, bem como os campeões e vices de cada prova do atletismo. No caso do judô e natação, que chegaram a ter competições nos Jasc de 2008, os representantes serão os vencedores das provas que foram realizadas.

No ano passado os Jabs foram disputados na cidade de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina. Na classificação final os paulistas ficaram mais uma vez com o título, o sexto consecutivo, e os catarinenses terminaram em segundo lugar também pela sexta vez consecutiva. No total, São Paulo somou 106 pontos contra 101 de Santa Catarina e 71 do Paraná.

Nas finais por equipes, Santa Catarina ficou com o título do basquete e handebol masculinos além do futsal e handebol femininos. Nas disputas individuais de 2008, destaque para Josiane Soares, de Blumenau, no atletismo, com duas medalhas de ouro nas provas de lançamento do martelo e no arremesso do peso. No judô, Ariela Marca, de Joaçaba, garantiu o bicampeonato na categoria peso ligeiro e viaja a Maringá em busca do tri. Já na natação os destaques foram Daniel Orzechowski com cinco ouros e Ricardo Morini, com quatro. Nenhum dos dois estará presente nas disputas deste ano.
Vão representar SC nos Jabs de 2009, as equipes de basquete masculino, handebol feminino e vôlei masculino e feminino de Blumenau, além do basquete feminino de Florianópolis, o futsal feminino de Caçador e o masculino de Siderópolis nas disputas coletivas. Nas modalidades individuais existem representantes de Blumenau, Joinville, Concórdia, Rio do Sul, Timbó, Porto União, Joaçaba e Jaraguá do Sul.