terça-feira, 9 de junho de 2009

Campeão da bocha paraolímpica B3 tem sério comprometimento motor

O blumenauense Fernando Bittencourt Wolfram garantiu para Itajaí a medalha de ouro da quinta edição dos Parajasc, na modalidade de bocha para paralisado cerebral, classificação BC3 (maior comprometimento motor). O jogo contra Paulo Perão de Lima, de São José, foi realizado na final da manhã desta segunda-feira (8/06), na quadra do ginásio de esportes da Apae de Caçador e terminou com o placar 5x1.


Com 28 anos e o ensino médio completo no Centro de Educação de Jovens e Adultos, Fernando se prepara para prestar o vestibular. Desde pequeno estimulado por sua mãe, Marlete, ele participa regularmente de sessões de fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional e agora complementa seu dia com treinamentos de bocha, que são realizados três vezes por semana com sua técnica e “calheira”, Aline Rita de Barros, no ginásio de esportes Gabriel Collares.


Segundo sua mãe, Fernando tem comprometimento motor, porém seu cognitivo é preservado e bastante aguçado. Sempre com o auxílio da “ponteira”, adaptada à cabeça, ele liga o computador, lê os jornais on-line, passeia por vários sites, e já escreveu vários poemas além de fazer pinturas em telas. Ele teve seus trabalhos expostos em duas mostras coletivas, uma no Teatro Municipal e outra no Centro de Cultura de Itajaí.


Depois desta conquista Fernando continua se preparando para participar do Regional Sul, classificatório para o campeonato nacional de bocha PC, que será realizado de 18 a 21 de junho em Maringá.

Lages, Chapecó, Arabutã, Joinville e Brusque ficaram com os troféus do xadrez nos Parajasc

Modalidade foi encerrada na manhã desta segunda-feira em Caçador

A modalidade de xadrez dos 5º Parajasc encerrou no final da manhã desta segunda-feira (8/06), no bloco D da Universidade do Contestado, em Caçador, com a definição de cinco troféus, distribuídos em três segmentos do evento.


Entre os Deficientes Físicos, Lages venceu o naipe masculino com Chapecó em segundo e Joinville em terceiro lugar.


No segmento Deficiente Auditivo masculino, o troféu foi para Chapecó enquanto que no naipe feminino, Arabutã foi a vencedora, com Concórdia em segundo e Timbó em terceiro.

Entre os Deficientes Visuais, o segmento mais diferenciado desta modalidade, o troféu masculino foi conquistado por Brusque com Itajaí em segundo e Joinville em terceiro, Já no naipe feminino a vitória foi de Joinville.


Individualmente os melhores enxadristas foram, Diomário Tavares, de Lages, no segmento deficiente físico; Edielson Rodrigo Anselmi, de Chapecó e Letícia Petter, de Concórdia no segmento deficiente auditivo; e Sanderlei Fumagalli, de Brusque e Talita Fernandes Silva, no segmento deficiente visual.

O xadrez para deficientes visuais é uma competição que exige muito dos enxadristas e está dividido em três classes diferentes (cegos, quase cegos e baixa visão) cada um com características próprias.


Os enxadristas com baixa visão (até 20% de visão), usam tabuleiros normais e anunciam as jogadas que são conferidas pela arbitragem. Os avaliados como quase cegos, memorizam as cores fortes, que eles mesmos pintam em suas peças para identificá-las e armar as jogadas. Os completamente cegos tem seus próprios tabuleiros que possui o xadrez em relevo (brancas alta e pretas baixa) para orientação do caminho (vertical, horizontal e diagonal), as peças possuem pinos de fixação, para evitar quedas, e as peças brancas diferenciam-se das pretas pela existência de uma saliência na parte superior.


A identificação das peças é feitas através do tato. As jogadas são anunciadas para o árbitro pelo sistema de anotações algébricas através das coordenadas existentes como a batalha naval (horizontais de A a H e vertical de 1 a 8).

Dina Regina da Silva de Joinville é destaque no tênis de mesa DF andante

O tênis de mesa da quinta edição do Parajasc que está sendo realizado em Caçador, terminou na tarde desta segunda-feira (8/6) com a definição de mais quatro troféus da modalidade.

O campeão da categoria Deficiente Mental masculino foi São José, que na soma dos resultados da competição individual e duplas somou mais pontos. Videira foi o segundo colocado e Rio do Sul ficou em terceiro.


No segmento Deficiente Auditivo masculino Caçador foi o campeão e Porto União e Chapecó terminaram empatados em segundo lugar.


Entre os Deficientes Físicos o troféu é definido com a soma dos resultados individuais e de duplas das categorias andante e cadeirante. No masculino, Itajaí foi campeão, com Chapecó em segundo e Rio do Sul em terceiro. Já o troféu feminino foi conquistado por Chapecó, com Joinville em segundo e Florianópolis em terceiro lugar.


No segmento Deficiente Físico andante, a medalha de ouro foi pelo terceiro ano consecutivo para a joinvilense Dina Regina da Silva. Atleta da Associação dos Deficientes Físicos de Joinville, ela treina de segunda a sábado na Associação Joinvilense de Tênis de Mesa, orientado pela técnica Alice Akashima. Além de treinar com os atletas de rendimento de Joinville, Dina também ajuda nos treinamentos de escolinhas, e no trabalho de base do paradesporto de Joinville, que é coordenado pela professora Denise Carolina Adão.


Dina que é tricampeã brasileira serviu a Seleção Nacional nos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro e no Circuito Mundial em Buenos Aires, na Argentina.

Orgulhosa por ter sido convocada pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa para a seletiva ao Parapan que será realizado em outubro na Venezuela, Dina disse: “Vim com o objetivo de ser campeã e mostrei que tenho capacidade”.

S.Bento e Chapecó decidem futsal DA e Otacílio Costa e Videira fazem final do DM

Na tarde desta segunda-feira foram definidos os finalistas do futsal masculino dos segmentos, Deficientes Auditivos e Deficientes Mentais, da quinta edição dos Parajasc, que encerra nesta terça-feira (9/06) em Caçador.


O confronto entre os DA reunirá São Bento do Sul e Chapecó, atual tricampeão da disputa. O jogo começa às 10h no Ginásio de Esportes Flávio Cruz. No mesmo horário, no Ginásio do Clube das Bochas acontece a final entre os DM de Otacílio Costa e Videira, este último é o atual campeã da disputa.

Nas semifinais realizadas na tarde desta segunda-feira (8/06), a equipe dos “auditivos” de São Bento do Sul surpreendeu ao vencer Joinville por 4x0, mesmo placar favorável a Chapecó contra Blumenau. Joinville e Blumenau decidem a medalha de bronze.


Já nas semifinais para deficientes mentais, Otacílio Costa goleou Camboriú por 7x0 e ficou com uma das vagas da final. No outro confronto, Videira venceu por 7x3 a equipes de São Lourenço do Oeste. Às 9h no Ginásio do Clube das Bochas, Camboriú e São Lourenço do Oeste decidem a medalha de bronze.