segunda-feira, 19 de julho de 2010

6 à 0, Juvenil do Tricolor 100%


Já os juniores ainda não encontraram o caminho da vitória

Jogando neste sábado no estádio municipal de Correia Pinto o juvenil do Caçador Atlético clube aplicou uma sonora goleada de 6 a 0 no NEC/Lages valido pela segunda rodada do estadual da divisão de acesso 2010.

Já equipe Junior foi derrotada mais uma pelo mesmo placar da estréia, 3 a 2, agora os meninos do Tricolor tem seu próximo compromisso no fim de semana, sendo que os jogos poderão ser mandados no estádio macieirão em Fraiburgo, já que a equipe Junior treina lá. O próximo adversário será o Blumenauense/Canoinhas.

O Dia do Futebol

Por ROBERTO VIEIRA

19 de julho de 1900.

Tem início em 1898.

A bola rolando nas ruas de Rio Grande.

O engenheiro Fulgence Bievenue colocando mãos à obra.

19 de julho de 1900.

Não era uma quinta-feira como outra qualquer.

Paris inaugura seu metrô.

O Rio Grande do Sul inaugura o futebol.

O metrô parisiense era discreta art noveau.

Inaugurado sem festa.

Como o futebol daqueles dias.

Mas a paixão que movia a pelota e os vagões era imensa.

Como o século XX a se aproximar.

Uma paixão capaz de reunir Johannes Minnemann e Arthur Lawson.

Fundando o Sport Club Rio Grande.

Paixão digna de Júlio Verne.

A praia do Cassino era buena, tchê!

Mas o futebol era diferente.

Entrava no coração daquela gente à beira-mar.

Cidade rica de sonhos brasileiros, alemães, italianos, portugueses.

Cidade que ensinou o Brasil a jogar bola.

Cidade que durante um bom tempo.

Foi a capital do gaúcho e do futebol gaúcho.

Pois o Internacional?

Sequer fraldas.

O Grêmio?

Levou sova no primeiro encontro.

Palmeiras, Corinthians, Cruzeiro, Botafogo?

Nem sonhavam existir.

Vasco, Náutico e Flamengo?

Só remo.

Contemporânea só mesmo a Ponte Preta.

19 de julho acabou se tornando o dia do futebol brasileiro.

Um futebol que ultrapassou os limites da Rainha Vitória.

Para abraçar os imigrantes de um Novo Mundo.

Por Juca Kfouri

Muita emoção no encerramento do 2º Transcatarina

Mais de 600 pessoas participaram neste sábado, dia 17, do encerramento de um dos melhores ralis de regularidade do país. A prova teve 800 quilômetros de distância e percorreu da serra ao litoral catarinense.

19_07_2010_Premiacao.jpgCompetidores de seis estados brasileiros viveram dos dias 14 a 17 de julho todos os sentimentos possíveis que cerceiam um rali de regularidade. Adrenalina, emoções, ansiedade, desespero, grandes desafios e superações. Cada uma das 144 duplas viu pelo 2º Transcatarina a potencialidade do rali, mesmo em seu segundo ano de história. A prova passou por Fraiburgo, São Cristóvão do Sul, Lages, Atalanta, Rio do Sul, Apiúna e Balneário Camboriú.

As inscrições para este ano foram além do esperado e tiveram de ser encerradas há dois meses da largada, mostrando que a valorização de quem representa o rali na trilha foi a melhor estratégia para o sucesso: “Tudo transcorreu muito bem. As observações feitas pelos competidores foram colocadas em plano e deu certo. Temos alguns ajustes pra corrigir, como em todo evento, mas aquele campeonato pequeno que tínhamos cresceu rápido e ainda não é aquilo que pode chegar a ser. As opiniões dos novos e conhecidos competidores serão ouvidas novamente e o Transcatarina 2011 será bem melhor do que o de 2010”, afirma Edson Costa, da SC Racing e organizador responsável pelo evento.

19_07_2010_Master.jpgForam vários obstáculos, mas o principal deles foi o frio. Da largada em Fraiburgo a Balneário Camboriú, as temperaturas variaram de -4ºC a 15ºC. Além da geada, a chuva deixou as trilhas bem lisas, um prato cheio para pilotos e navegadores: “A prova foi muito boa e bem técnica. O clima também ajudou, com gelo e chuva, tudo o que o Jipeiro gosta. Com a organização que o evento tem, 2011 com certeza será melhor ainda”, avalia Oscar José Schmidt, campeão da categoria Super Máster ao lado do navegador e filho Gustavo Schmidt.

19_07_2010_Graduados.jpgTodos os dias do 2º Transcatarina foram disputadíssimos em todas as categorias. Desde a Super Máster até a Turismo, que faz um passeio pelas trilhas catarinenses, os competidores passaram por rios, atoleiros, estradas bem molhadas onde os carros deslizavam bastante. Surpresas nos caminhos e que surpreenderam a dupla campeã da categoria Graduado: “Foi muito emocionante, pois a gente não esperava que fosse ser tão bem organizado, tão bom de participar, tão bom de correr e que seríamos campeões!”, diz o piloto Maycon Medeiros. O ano de estréia da dupla vencedora começou com o pé direito e eles já confirmam presença em 2011: “Começamos a correr juntos neste ano e estamos evoluindo e treinando. No Transcatarina deu tudo certo e em 2011 estaremos aqui”, finaliza o navegador Rodrigo Ramthun.

19_07_2010_Junior.jpgA cada ano o Transcatarina traz novas duplas, de cidades e estados diferentes. A ansiedade parece ser maior para os calouros desta competição e a emoção é ainda maior se já é consagrado campeão na estréia: “Eu e meu filho viemos confiantes. Foi uma prova com muitos obstáculos e bem elaborada. O 2º Transcatarina foi muito bom! Hoje temos uma equipe completa e fico agradecido por esse time, ao meu navegador e a todos da organização. Por mim já inscrevia agora pra 2011!”, conta animado o piloto João Francisco Heineck, campeão da categoria Jeep ao lado do filho Leonardo Gavros.

19_07_2010_Jeep.jpgOs navegadores também tiveram bastante destaque nesta edição do maior rali de regularidade catarinense. As médias de velocidade das seis etapas foram justas e rápidas, variando de 15km/h a 55km/h, uma ótima oportunidade para uma dupla campeã colocar o carro novo pra rodar: “Fomos o tempo todo com o pé no porão! A gente andou com um jipe novo e com um pouco de dó, mas aceleramos bem. Achei o 2º Transcatarina emocionante, uma prova maravilhosa e organização de parabéns. Também fico grato ao meu navegador por esse título”, comemora o campeão da Junior Julio Cesar Bonotto Neto, que competiu ao lado de Deividi Nardi.

Novidades para 2011

Além dos apoiadores e patrocinadores da edição 2010, o 2º Transcatarina fechou durante o rali parceria com o governo de Santa Catarina, através da Secretaria de Turismo. O Poder Executivo local foi um dos patrocinadores desta edição e a esperança é que o compromisso se firme também para o ano que vem: “O governo do estado nos ajudou muito e estamos na expectativa de fazer melhor em 2011. Vamos investir mais ainda em mídia e nos atrativos para os competidores”, adianta Edson Costa.

As inscrições para o 3º Transcatarina começam no dia 5 de setembro pelo sitewww.transcatarina.com.br.

Vencedores etapa 5 e 6 e os Campeões acessem

www.transcatarina.com.br

O Transcatarina 2010 tem o patrocínio: Ensimec, Hotel Renar, Guinchos Elétricos Fixxar, Trilha SC Troller, Mamute Off Road e Governo do Estado de Santa Catarina através da Secretaria de Turismo.

Apoio: Prefeitura de Balneário Camboriú, Prefeitura de Lages, Prefeitura de Rio do Sul, Prefeitura de Fraiburgo, Prefeitura de Atalanta, Prefeitura de Apiúna, Prefeitura de São Cristovão do Sul, Lave Bem Lavanderia, Recanto das Águas Hotel e Spa, Grafimax, Revista 4x4eCia, Licia, Parque Nacional da Serra do Itajaí, Blukit, Posto Brasília/ Ipiranga e Ativa Comunicação.

Realização SC Racing em parceria com o Jeep Clube de Blumenau.

Siga no Twitter: www.twitter.com/transcatarina

Por: Caroline de Paula / AcelerAção Assessoria de Imprensa

Fotos: Paulo Valente

RCG vê reação da Malwee e deixa escapar vaga no G-12

Em um jogo fundamental para suas pretensões de classificação, a RCG/Garça/Umbro deixou escapar a vitória diante da Malwee/Cimed. O time jaraguaense chegou a estar perdendo por 4 a 1, reagiu e conquistou um empate por 4 a 4, na noite deste sábado (17/7), no ginásio João Gonzalez, em Garça (SC).

Com isso, o time paulista perdeu a chance de ocupar uma vaga no cobiçado G-12 da Liga. A RCG fica com 20 pontos, na 13ª colocação. Os jaraguaenses permanecem na vice-liderança, agora com 33 pontos.

A RCG abriu o marcador aos 2min20, quando Nenê balançou as redes da equipe jaraguaense. Mais tarde, aos 6min10, Renatinho fez mais um. Com dois gols de vantagem, os paulistas se fecharam na marcação, a Malwee veio para cima, mas os donos da casa conseguiram ampliar. Nenê fez mais um aos 13min19.

Em uma cobrança de pênalti, aos 14min55, Falcão descontou para os catarinenses, que viram Fuste fazer o quarto para os anfitriões, logo nos primeiros movimentos do segundo tempo, aos 21min10. Mas Lucas, aos 29min29, voltou a diminuir a diferença para marca dos dois gols, fazendo 4 a 2.

O técnico da Malwee, Fernando Ferretti, passou a adotar o ala Falcão como goleiro-linha. O volume de jogo gerado levou Valdin a marcar o terceiro tento para os jaraguaenses, aos 38min22. O empate veio já no minuto final, após uma bela jogada de Falcão, Lenísio empatou o duelo, determinando o placar por 4 a 4.

Ferretti não gostou da atuação de seus comandados.“Nossa equipe não jogou nada. Assistimos a RCG jogar até os 3 a 0, depois tivemos que vir para o jogo de goleiro-linha, que é uma loteria”.

“Fizemos um jogo de igual para igual com a Malwee. Vamos ser guerreiros até o final e vamos buscar esta classificação, seja dentro ou fora de casa, contra qualquer equipe do Brasil”, avisou o fixo Fuste.

A RCG/Garça/Umbro terá seu próximo compromisso pela Liga Futsal em Anápolis (GO), na terça-feira (20/7), diante do Anápolis Futsal/Super Bolla. No dia seguinte, a Malwee enfrenta o Macaé Sports, na Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul (SC).

Fogo simbólico da 50ª edição dos Jasc já está aceso em Brusque

Elisa Schösser com a tocha Foto Antônio Prado

Dentro da solenidade houve a inauguração do Memorial do Cinqüentenário dos Jasc com a presença de personalidades esportivas


Um dia histórico. Este era o sentimento das pessoas que estiveram nesta sexta-feira (16/07) na Arena Antônio Heil, em Brusque, participando da cerimônia do acendimento do fogo simbólico em alusão a 50ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). Posteriormente, para fechar a noite em grande estilo, foi inaugurada o Memorial do Cinqüentenário dos Jogos, obra que abriga o busto do idealizador dos Jasc, Arthur Schlosser e homenagem aos 14 municípios participantes da 1ª edição dos Jasc.


Na cerimonial do fogo simbólico um dos pontos altos foi o acendimento da pira olímpica pelo prefeito de Brusque, Paulo Eccel e Elisa Schösser, filha de Arthur Schösser. A dupla recebeu o fogo após alunas da Academia Soma, que vestidas como gregas, haviam acendido 14 tochas representando os municípios pioneiros dos jogos.


Diversas personalidades estiveram presentes entre elas Waldir Rubens Walendowsky, secretário estadual da Cultura, Turismo e Esporte, representando o governador Leonel Pavan; além de Marúcia Antonow, diretora administrativa Fundação Catarinense de Esportes (Fesporte), representando o presidente da entidade, Pedro Lopes. Entre as autoridades estiveram também os 14 prefeitos que, em 1960, atenderam o pedido de Arthur Schlösser e participaram da 1ª edição dos Jogos Abertos.


Em seu discurso o Waldir Rubens Walendowsky, secretário estadual da Cultura, Turismo e Esporte disse que era uma honra muito grande o Governo do Estado participar do evento em parceria com a Prefeitura de Brusque. “Além dessa parceria estamos buscando incrementar ainda mais o esporte catarinense, por meio da Fesporte, com grandes eventos como o Jasc”, concluiu.


A filha de Arthur Schösser, Elisa Schösser, disse que o pai deveria estar orgulhoso pela cerimônia. “É gratificante saber que o legado do meu pai está continuando, acho que ele jamais imaginaria que a sua ideia se transformaria no maior evento esportivo do sul do Brasil”.


Memorial


O prefeito de Brusque, por sua vez, agradeceu ao secretário Walendowsky pelo “grande empenho em realizar todos os compromissos propostos desde o inicio da parceria”. Lembrou ainda do grande legado deixado por Orlando Müller (o Pipoca), Rudy Nodari e Rubens Fachini “que ajudaram Arthur Schösser a construir o sonho dos Jasc”. Agradeceu também o empenho de Marcelo Cavicchiolo, presidente da Comissão Central Organizadora do cinqüentenários dos Jasc .


Após a solenidade do acendimento do fogo simbólico foi inaugurado, na parte externa da Arena Antônio Heil, o memorial comemorativo do cinqüentenário dos Jogos Abertos de Santa Catarina, que representa uma homenagem do governo e do povo de Brusque aos 14 municípios que participaram da primeira edição dos Jasc. Será incluído posteriormente o nome todos os atletas e dirigentes que participaram do evento em 1960.


O fogo simbólico da 50ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina, em caravana, percorrerá todo o Estado, a partir da próxima sexta-feira (19), saindo de Brusque. Será conduzido por atletas e desportistas e percorrerá 36 cidades-sedes das Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs) até chegar novamente ao centro de Brusque, às 10h00 do dia 4 de agosto durante o desfile em comemoração aos 150 anos do municipio.


No dia 09 de setembro o fogo chegará a Arena Antônio Heil, para o cerimonial de abertura dos Jasc. Os jogos serão de 9 a 18 de setembro e são promovidos pelo Governo de Santa Catarina por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, Fesporte em parceria com a prefeitura e Secretaria de Desenvolvimento Regional de Brusque.


Fonte:Assessoria Fesporte