quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

SALTO VELOSO NO ESTADUAL DE FUTSAL

Salto Veloso deve ser uma das equipes representantes da região no Campeonato Catarinense de Futsal da Primeira Divisão em 2011. Anderson Leobet, o Cabeção, tem movimentado o esporte daquele município e disse que é praticamente certa a presença do município na competição. Além disso, a equipe deve ser alicerçada com um bom patrocínio comparativamente com outros times daqui que disputaram o estadual nos anos anteriores.

Além disso, já iniciou a divulgação da 2ª Copa Salto Veloso de Futsal. A Competição, de nível regional, foi um sucesso em 2010 e premiou o campeão (ADV Futsal) com uma moto. Para a edição de 2011 mais uma moto será dada ao campeão, além de diversos televisores para outras colocações e categorias.

Por botecodopardal

Ibirama empata com a Krona

Na noite desta terça-feira (14), o Ibirama Futsal ficou no empate em 2 a 2 com Joinville, no ginásio João Moretti. Mesmo tendo saído na frente, os ibiramenses não conseguiram segurar o que poderia ser o primeiro triunfo diante do adversário.

Com o resultado, a equipe do Alto Vale joga por uma vitória simples no tempo normal do jogo de volta para garantir a classificação para a final da Divisão Especial. O duelo será nesta quinta-feira (16), no ginásio da Univille.

Caso ocorra um novo empate nos 40 minutos, o duelo irá para a prorrogação, onde a vantagem do placar igual é da Krona.
 
Fonte:Esporte Alto Vale

Os prepotentes não são tão potentes como acham

Por SÉRGIO ALVARENGA*

O idioma oficial da República Popular do Congo é o francês. Apesar disso, seu time de futebol de maior destaque, a surpresa Mazembe, trouxe relevantes contribuições para o idioma português.

O país está situado no centro da África, mas a vitória do Mazembe trouxe à tona questões sobre a geografia mundial.

Internamente, a República vive uma guerra civil, mas sua equipe de futebol deu lições de democracia.

É sabido que, antes do campeonato de 2000 – vencido pelo Corinthians no maior estádio de futebol do mundo, sem aspas – apenas clubes da América do Sul e da Europa participavam daqueles torneios realizados no Japão ou mesmo daqueles outros, mais antigos, com jogos na Europa e na América do Sul, ordinariamente chamados de “mundiais” – com aspas.

Sempre soube que as palavras têm seus respectivos significados.

Significados que não mudam apenas pela vontade de quem as profere.

Segundo o Houaiss, “mundial” é adjetivo “relativo ao mundo como um todo, à terra inteira; geral, universal”.

Aulete: Ref. ao mundo inteiro, ao planeta”.

Ora, ora.

Já me perguntei antes: que estranho “mundo” – com aspas, claro - era aquele que ignorava, por exemplo, a sua maior potência econômica e bélica, localizada na América do Norte?

Sempre me acometeu a seguinte dúvida: que bizarro “mundo” era aquele que ignorava, por exemplo, o seu país mais populoso, na Ásia?

Sabe aquela guerra entre judeus e muçulmanos? No “mundo” daqueles que acham que havia Campeonato Mundial antes de 2000 não existe. É ficção.

Que delirante “mundo” era aquele que ignorava o chamado continente negro? 

Continente, aliás, do grande time do Mazembe! Continente, aliás, onde foi realizada a última Copa do Mundo. Será que era tudo virtual? Videogame?

Há mais. Que esquisito “mundo” era aquele que ignorava o chamado Novíssimo Continente?

Talvez seja essa a razão pela qual o australiano Julian Assange tem causado tanta celeuma nos últimos dias: é um extraterrestre!

O mais curioso: que excêntrico “mundo” era aquele que ignorava até o próprio país no qual era realizado o torneio?

Ou seja, o campeonato “mundial” era realizado fora do “mundo”!! As equipes viajavam de disco voador?

Entendamos de uma vez por todas: para ser intitulado de mundial, é necessário, ao menos, dar oportunidade para que todos os continentes tenham seus representantes e não sumariamente ignorá-los.

Os prepotentes sempre argumentaram que o futebol fora da América do Sul e da Europa merecia sim ser ignorado.

O argumento é antidemocrático.

O argumento esquece, por exemplo, que a África já ganhou o torneio olímpico em duas oportunidades, infinitas vezes mais do que o Brasil, por exemplo!

O argumento esquece que a Coréia do Sul foi semifinalista em Copa do Mundo.

O argumento esquece que os Estados Unidos foram finalistas da Copa das Confederações, após vencer a poderosa Espanha, atual Campeã Mundial.

O argumento ignora o grande Mazembe.

É, de fato, os prepotentes não são tão potentes como acham…

Cabe perguntar: quem garante que um “Mazembe da época” não poderia ganhar aqueles torneios ditos “mundiais” caso fosse lhe dada uma oportunidade?

Seguramente, ninguém nesse mundo – sem aspas.

Se os prepotentes querem fazer, disputar, comemorar a vitória em um torneio que ignora preconceituosamente vários continentes, que o façam, disputem, comemorem.

Mas, como sempre peço, não o chamem de mundial!

É uma questão de semântica. É uma questão de geografia. É uma questão de democracia.

Campeão Mundial foi o Corinthians.

Que foi vencedor de um torneio do qual participaram representantes da América do Sul, da Concacaf, da Europa, da Ásia, da Oceania.

Foi o primeiro deles. Já que, confirmando tudo que foi dito acima, passou-se a copiar o modelo inicial e, hoje, são organizados, efetivamente, torneios mundiais.

As palavras, insisto, têm seus significados.

E já que o assunto diz respeito a imprecisões da língua, permito-me encerrar com uma redundância: o Corinthians é o primeiro Campeão Mundial de todo o mundo – sem aspas!

*Sérgio Alvarenga é vice-presidente jurídico do Corinthians.

Futsal do Brasil encerrará o ano com ''Desafio das Estrelas''

O futsal do Brasil encerrará a temporada 2010 com um evento diferente. O Desafio das Estrelas colocará frente a frente passado, presente e futuro do salonismo nacional. Serão dois jogos, em que jogadores que atuam em clubes brasileiros enfrentarão um elenco de atletas que estão em atividade em times do exterior.

O primeiro confronto ocorrerá no dia 26 de dezembro, em Santos (SP), na Arena Santos, enquanto o segundo desafio será em São Bernardo do Campo (SP), dia 28, no ginásio Adib Moyses Dib.

Os jogos envolverão gerações diferentes, que fizeram e farão história no futsal nacional. A seleção de atletas que jogam fora do País conta com nomes como do goleiro Rogério, campeão mundial em 2008, além do ala Joan, e dos pivôs Anderson e Índio, que participaram da campanha no mundial de 2000, em que o Brasil foi vice-campeão.

Os atletas naturalizados russos Pula, artilheiro da Copa do Mundo de Futsal da Fifa de 2008, e Cirilo também defenderão a equipe dos ?estrangeiros?, contra um time que mesclará experiência e juventude, como são os casos do goleiro Franklin, do fixo Neto, e do pivô Lenísio, que estarão ao lado de atletas que estão despontando, como os alas Gadeia e Murilo, e o pivô Dieguinho.

Desafio das Estrelas
Sel. Estrelas Nacionais x Sel. de Estrelas do Exterior
Jogo 1

Data: 26/12 (domingo)
Horário: 10 horas
Local: Arena Santos ? Santos (SP)

Jogo 2
Sel. Estrelas Nacionais x Sel. de Estrelas do Exterior

Data: 28/12 (terça-feira)
Horário: 18 horas
Local: Ginásio Adib Moyses Dib ? São Bernardo do Campo (SP)

Convocações
Sel. Estrelas Nacionais

Goleiros

Djony (Florianópolis FutSal-SC)
Franklin (Krona/Joinville/DalPonte-SC)

Fixos
Neto (Malwee/Cimed-SC)
Leco (Malwee/Cimed-SC)

Alas
Gadeia (Copagril/Faville/DalPonte-PR)
Pixote (V&M Minas-MG)
Guina (Krona/Joinville/DalPonte-SC)
Murilo (Krona/Joinville/DalPonte-SC)
Thiaguinho (Carlos Barbosa-RS)

Pivôs
Dieguinho (V&M Minas-MG)
Lenísio (Malwee/Cimed-SC)
Valdin (Malwee/Cimed-SC)

Sel. Estrelas do Exterior
Goleiros

Greuto (Tyumen-Rússia)
Rogério (Neftci-Azerbaijão)

Fixos
Rômulo (Dínamo Moscou-Rússia)
Índio (Malwee/Cimed-Brasil)

Alas
Tatu (Dínamo Moscou-Rússia)
Robinho (Gazprom/Ugra-Rússia)
Pula (Dinamo Moscou-Rússia)
Joan (Sibiryak-Rússia)
Éder (Gazprom/Ugra-Rússia)
Pelé (Gazprom/Ugra-Rússia)

Pivôs
Anderson (Kairat Almaty-Cazaquistão)
Maicky (Kairat Almaty-Cazaquistão)
Índio (Suzano-Brasil)
Cirilo (Dínamo Moscou-Rússia)