segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Guga e gestores municipais discutem estrutura e Jasc do futuro

Palestra foi nesta segunda-feira, dia 13, no Hotel Monthez

Dentro da programação temática do Cinqüentenário dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), gestores municipais e autoridades esportivas se encontraram nesta segunda-feira (13), no auditório do Hotel Monthez, em Brusque, para discutir a estrutura organizacional dos Jasc e formas de incrementar o evento para o futuro. O encontro contou com a presença do ex-tenista Gustavo Kuerten e representantes do Instituto Guga Kuerten (IGK) Rafael e Alice Kuerten.

Entre as autoridades estiveram presentes, o secretário de Turismo, Cultura e Esporte Valdir Walendowsky, o presidente da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), Pedro Lopes, o prefeito de Brusque Paulo Eccel, além do presidente da Comissão Organizadora (CCO) dos Jasc, Marcelo Cavichiolo e do presidente do Conselho Estadual de Educação Física (CREF) de Santa Catarina Marino Tessari.

Em sua explanação, Rafael Kuerten lembrou que um evento como os Jasc tem uma força e importância muito grandes, por isso, é importante trabalhar não somente o aspecto técnico do esporte como rendimento, mas também como fator de inclusão social. “É preciso saber separar o alto rendimento de ações de inclusão. Fazemos isso no nosso instituto quando usamos crianças para trabalhar o esporte como inclusão e academia do Larri Passos, em Camboriú, como forma de se trabalhar o alto rendimento”.

Estrutura de qualidade

Rafael complementou afirmando que para desenvolver essas ações é preciso estrutura de qualidade. “Não posso dar uma quadra para uma criança praticar esporte meio boa. Ela tem que ser excelente. Só assim posso desenvolver todo o seu potencial e quem sabe ela possa se transformar num novo Guga”. O representante do IGK disse ainda não entender que um evento tão grande quanto os Jasc não ter sua marca consolidada na mídia e propôs um plano de marketing. “Temos que parar e pensar o que fazer sobre isso”.

Marcelo Cavichiolo aproveitou a presença de representantes das cidades participantes dos Jasc para defender a criação de fundações esportivas nos municípios que não possuem essa estrutura. “Com as fundações se garante orçamento financeiro e estrutura organizacional para a realização de ações esportivas”.

Pedro Lopes concordou com a idéia, complementando que o esporte ainda continua pedinte. ”Quem continuar com essa filosofia está morto”, acrescentou. Disse ainda que pretende usar esta reunião para trabalhar propostas e sugestões de melhorias. O dirigente defendeu ainda, que os próximos municípios que irão sediar Jogos Abertos têm que ter orçamento aprovado com um ano de antecedência. “Vamos lutar por isso. Só assim é possível fazer um bom planejamento para a realização do evento”.

O presidente da Fesporte defendeu ainda a profissionalização nas ações esportivas e uma maior participação das federações nas parceiras de eventos como os Jasc. “É inadmissível termos modalidades com apenas cinco equipes como o tênis feminino e de nosso Estado ainda não ter uma pista sintética de atletismo quando sabemos que o Fundesporte tem um orçamento anual na casa dos 20 milhões”. Ele defende que um planejamento bem feito pode corrigir essas distorções.

O secretário Valdir Walendowsky, revelou que a Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte está trabalhando o Plano de Desenvolvimento Integrado do Esporte, Cultura e Lazer com o objetivo de tornar tanto o esporte como a política pública esportiva mais dinâmicas. “Técnicos da secretaria estão trabalhando para melhorar a o esporte catarinense. É importante ter pessoas pensando de como torná-lo mais dinâmico. Afinal o esporte é uma coisa dinâmica e a cada dia temos que pensar em coisas novas para o setor”.

Para Guga Kuerten, os Jasc precisam ser repensados. “Temos que resgatar a história do evento, ter estratégia de usar crianças para mostrar a elas importância da competição”, disse. Para o tricampeão de Roland Garros é preciso construir desde cedo, na mente das crianças, a importância de que o esporte não se faz só de vitórias, mas sim na capacidade que ele tem de transformar pessoas. “Um evento como os Jac é um grande produto para isso”, concluiu.

Central de Imprensa da Fesporte

Antonio Prado

Dia dos desafios,para Fraiburgo

Hoje,será o dia dos desafios,para os fraiburguenses,porque?

Por que hoje,temos de vencer,vencer e mais vencer,para podermos ainda ter chances de classificação,nas poucas modalidades que ainda estamos disputando,isso sem esquecer,que já viemos com poucas,modalidades para estes jogos abertos.

A rodada de jogos,começa para nós,agora a tarde e vai até o inicio da noite.As 14:00 hrs o voleibol,masculino,enfrenta Rio Negrinho,jogo este que irei acompanhar,e que precisa vencer,para ainda ter chances de classificação.

As 15:00 hrs,comessão juntos os dois xadrez,e para podermos melhorar,nossa classificação em comparação com 009,em Chapecó,temos é claro de vencer ou pelo menos empatar,e isto ocorreu ontem,quando com os meninos vencemos,por 4x0 São Miguel do Oeste, e com as meninas empatamos em 2x2, com Lages.Hoje os confrontos,são no masculino contra,Itajaí e no feminino,contra,Arabutã,torçamos que hoje mais uma vez tenhamos uma boa rodada,a exemplo do que foi ontem.

Para fechar o dia,temos o futebol,que tem jogo no Estádio Augusto Bauer,para quem não conhece, é o estádio do Brusque.O jogo começa na tabelas as 18:45 hrs,e será contra Balneário Camburiú,que ontem a exemplo de Fraiburgo também perdeu pelo placar de 1x0,para São Miguel do Oeste que com estes dois resultados,já está parcialmente classificado.

Portanto vocês em Fraiburgo eu aqui direto de Brusque,vamos torcer,para nossas equipes que mesmo em menos número,possam sim fazer a diferença nestes jogos abertos,que este ano comemoram cinquenta anos de existência,aonde tudo começou.

Olha o moribundo versão 2010,aí gente!

O trecho final da representação do Procurador

O trecho final da representação do Procurador

Olhaí, que coisa! O Procurador Eleitoral representou pedindo, entre outras coisas, a cassação do registro das candidaturas da dupla dinâmica dos fundilhos: LHS e Knaesel! Claro que o processo vai se arrastar (como muito bem definiu o próprio LHS em outra ocasião) como moribundo, pelos escaninhos dos tribunais. A plêiade de advogados fará das tripas coração para adiar a decisão e permitir que LHS tenha seus oito anos de senado (cargo para o qual, pelo jeito, já foi eleito pelos institutos de pesquisa).

Versão 2010

De volta, na versão 2010

Vi a notícia dessa representação lá no blog do Canga e ele colocou a íntegra do documento, que tem 25 páginas, também à disposição dos leitores mais curiosos: é só clicar aqui.

O que a representação tem de interessante e de novidade é que coloca, no mesmo saco, 20 secretários do desenvolvimento regional (na verdade, 19, porque a defesa de um deles convenceu o procurador que agiu dentro da lei), além dos já famosos LHS e Knaesel. Para os “SDRs” e os cassáveis, pede multas.

A ação foi provocada, claro, pelo PP. Que mais uma vez será acusado de querer “ganhar no tapetão o que não ganha nas urnas”. Esse é o argumento dos idiotas que não percebem que os acusados, se for comprovada sua culpa, tentaram ganhar desonestamente, fora da lei, a preferência do eleitor.

Por falar nisso, um dia alguém deveria propor uma estátua em praça pública do advogado Gley Sagaz, mentor de grande parte das ações eleitorais propostas pelo PP. Quando por mais nada, por ter feito os políticos de todos os partidos ficarem mais cuidadosos. Eles sabem que, se começarem a testar os limites da lei, o atento (chato? impertinente?) Gley poderá entrar com uma ação. E eles vão se incomodar, como o LHS se incomodou.

Vi uma cena emblemática dessa situação, no lançamento do livro do Paulo Brito sobre o Roberto Alves, na Assembléia. O Deputado Cesinha Souza falou em nome da Casa, saudando o homenageado e o autor do livro. E quando terminou, ao passar pelo Gley Sagaz, perguntou, meio de brincadeira, se tinha dito alguma coisa fora do permitido em período eleitoral. Estava tudo certo, claro, porque ele tomou cuidado. Em outros tempos, é possível que um deputado nem se preocupasse com o fato de que a campanha tem certos limites.

Voltando à representação, ela trata, em resumo, do seguinte (o destaque é meu):

O governador LHS teria editado, em 3 de fevereiro deste ano, decreto aprovando a “programação financeira e o cronograma de execução mensal de desembolso para o exercício de 2010″, mediante o qual uma Secretaria de Estado (a do Knaesel) e inúmeras Secretarias Regionais de seu governo “puderam celebrar contratos para repassarem verbas vultosas para entidades privadas e públicas, por meio de solenidades nas quais compareceram os referidos representados, de modo a auferirem vantagem neste pleito eleitoral de 2010, afrontando assim o disposto no art. 73, § 10, da Lei n° 9.504/1997“.

Taí, mais claro, impossível.

O procurador acredita que LHS, como governador, assinou ato que visava a propulsionar a então futura e atual candidatura do referido representado ao Senado da República pela Coligação ‘As Pessoas em Primeiro Lugar’ (PTB/PMDB/PSL/PSC/PPS/DEM/PTC/PRP/PSDB) e às demais e eventuais candidaturas de seus correligionários, como se verifica no caso a seguir avaliado do atual candidato a Deputado Estadual pela Coligação ‘DEM/PMDB/PSDB/PTB/PTC/PSL/PRP/PSC’ (DEM/PMDB/PSDB/PTB/PTC/PSL/PRP/PSC), GILMAR KNAESEL, o qual, aproveitando-se da oportunidade oferecida pelo primeiro, assim como os demais Secretários Regionais arrolados na inicial, efetuaram diversos contratos em desacordo com o dispositivo legal de regência acima transcrito, de modo a influírem na lisura do pleito eleitoral, obtendo vantagens que desequilibram flagrantemente a respectiva disputa, até porque se valeram daqueles contratos para se promoverem pessoalmente com grandes solenidades relacionadas àqueles”.

A defesa do LHS, claro, tentou dizer que a responsabilidade era do Knaesel e dos demais secretários regionais. Mas o procurador não caiu nessa:

“Ocorre que, efetivamente, na condição de mandatário do Poder Executivo Estadual, foi ele mesmo, LUIZ HENRIQUE DA SILVElRA, quem propiciou que os mencionados Secretários efetuassem aqueles atos e contratos em pleno ano de eleições gerais, para que ele próprio, LUIZ HENRIQUE, pudesse usufruir e se beneficiar eleitoralmente das condutas praticadas no âmbito da estrutura governamental que ele próprio concebeu e comandou, valendo-se dessa condição para alavancar abruptamente sua candidatura ao Senado Federal.”

Para o procurador, esses atos ilícitos podem ser a causa da vantagem que LHS tem nas pesquisas. Seja como for, é importante dar uma olhada na íntegra da representação, para ver a relação dos muitos convênios, de muitos milhares de reais, que fizeram a festa da turma nas SDR e na secretaria do Knaesel:

Somando-se os mencionados valores despendidos apenas pela Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, tem-se que esta, mediante o então Secretário e ora representado, atual candidato à reeleição a Deputado Estadual, GILMAR KNAESEL, empregou o valor de R$ 4.628.839,36 (quatro milhões, seiscentos e vinte e oito mil reais, oitocentos e trinta e nove reais, e trinta e seis centavos), num período inferior a um mês, qual seja, de 5.02 a 4.03.2010, isto é, em pleno ano de eleições gerais na qual o referido representado concorre à citada reeleição, beneficiando ele e LUIZ HENRIQUE, diretamente, no pleito vindouro.”

Vamos ver agora o que a Justiça Eleitoral vai fazer com a representação da procuradoria. Como todo moribundo, este tanto pode rastejar lentamente, quanto correr, silenciosa ou ruidosamente e ainda pode, acima de tudo, feder.

EM TEMPO
Os dois candidatos cuja cassação de registro está sendo pedida espernearam ontem, via blog do Azevedo, contra essa ação. Dizem que a tramitação dos projetos começou em 2009 e que o PP só está, mais uma vez, tentando atrapalhar o serviço deles, com “má-fé e desinformação”. Como o procurador encampou em parte o pedido do PP, naturalmente a acusação de má-fé e desinformação deve ser estendida também a ele, né não?

A uma vitória da classificação, Poker recebe a Malwee

Em terceiro lugar no grupo B da segunda fase da Liga Futsal 2010, o Poker/PEC precisa de uma vitória para confirmar presença nas quartas-de-final da competição. Nesta segunda-feira (13/9) a equipe encara a Malwee/Cimed, às 19h15, no ginásio da UCP, em Petrópolis (RJ). A expectativa é de casa cheia para o confronto diante dos jaraguaenses.

Os petropolitanos somam 11 pontos e o triunfo garante presença do time na próxima fase. Já o rival direto na rodada está com a passagem às quartas-de-final assegurada. A Malwee tem 15 pontos e está em segundo lugar na chave, que tem o São Caetano/Corinthians/Unip como líder, com 22 pontos.

O Poker vem de derrota para a Intelli/Orlândia, por 4 a 3, fora de casa. Na oportunidade o clube não pôde contar com o pivô Vander Carioca, que se recupera de uma pancada na panturrilha direita. O jogador é o artilheiro da Liga Futsal 2010, com 32 gols, até o momento. “O time jogou bem, apesar da derrota. Todos os jogos valem três pontos e nesta fase decisiva todos são importantes. Cada ponto é valioso”, destacou o técnico do PEC, José Bordallo Neto.

Aliás, a partida diante dos jaraguaenses pode marcar o encontro dos dois maiores goleadores desta edição da Liga Futsal, uma vez que o ala Falcão da Malwee/Cimed tem 31 tentos e vinha liderando a lista de artilheiros há algumas rodadas.

Outra estatística favorável ao time fluminense é o desempenho em seus domínios na segunda fase. Em casa o time tem um excelente retrospecto nesta etapa da Liga, com um empate e três vitórias. “Nossa quadra tem sido um diferencial. Em casa, jogamos bem e conseguimos o resultado favorável”, disse o treinador.

Em busca da liderança da chave, Krona encara o Florianópolis

O clássico catarinense entre Florianópolis FutSal e Krona/Joinville/DalPonte abrirá a penúltima rodada da fase eliminatória da Liga Futsal 2010. O jogo, que envolve duas equipes do grupo A, está marcado para às 18h45, na Arena Multiuso Barra, em Balneário Camboriú (SC). A partida terá transmissão ao vivo do SporTV.

No confronto, o time de Joinville precisa da vitória para seguir perseguindo a primeira colocação da chave, que é atualmente ocupada pelo Carlos Barbosa, com 16 pontos. A Krona tem um ponto a menos e, assim como os gaúchos, já estão matematicamente classificados para as quartas-de-final. Já o Florianópolis soma apenas três pontos e não tem chances de avançar.

A Krona quer aproveitar o bom momento, já que nos últimos cinco jogos acumula três vitórias e dois empates. Na última rodada, o time bateu o líder, Carlos Barbosa, por 3 a 0. Segundo o técnico Paulo Cardoso, a consistência da equipe foi mais uma vez o diferencial para a Krona Futsal na construção do resultado. “O grupo esteve seguro do início ao fim. Este equilíbrio vem sendo fundamental na construção das vitórias, mesmo com vários desfalques”, destacou.

Para a partida desta segunda-feira, o time do interior não terá nenhum desfalque por conta de suspensão, diferente do Florianópolis, que não poderá contar com o pivô Vini, que acumulou o terceiro cartão amarelo e não poderá atuar diante da Krona.

Será o terceiro encontro entre as duas equipes nesta edição da Liga Futsal. Logo na abertura da competição, no dia 5 de abril, a Krona venceu o Florianópolis por 2 a 0, enquanto no dia 9 de agosto, na primeira rodada da segunda fase, houve outro triunfo do time de Joinville, desta feita por 5 a 4. Ambos duelos ocorrerão sob o mando de quadra da Krona.

Joinville abre contagem de pontos na liderança dos Jasc

Foto: Epa Machado
legenda: Joinville dominou as disputas do atletismo e agora lidera a pontuação

Oito troféus foram entregues neste domingo em Brusque

O município de Joinville abriu a contagem de pontos do Cinqüentenário dos Jogos Abertos na frente, neste domingo, quando foram encerradas as primeiras modalidades da competição. O evento iniciou na última sexta-feira dia 10 e segue até o dia 18 na cidade de Brusque com a participação de 86 cidades e mais de 7 mil atletas. Remo, ginástica artística, punhobol, atletismo, bolão 23 e tiro ao prato foram as disputas finalizadas.

Joinville abriu a contagem de pontos à frente na briga pelo troféu de campeão geral com 47 pontos. Em segundo lugar está Blumenau, que ao final do domingo chegou aos 42 pontos e ainda Florianópolis tem 34.

Um dos primeiros troféus a serem entregues na manhã deste domingo foi no remo, após o encerramento das cinco provas do programa. Florianópolis garantiu seus sexto título consecutivo e o 15º desde que a modalidade passou a integrar o programa dos Jasc.

As provas foram realizadas no rio Itajaí-Açu, em Gaspar.

Em Blumenau, a ginástica artística já havia definido os campeões antecipadamente no sábado, mas ainda foram realizadas as finais por aparelhos no domingo. André Felipe da Silva de Joinville e Patrícia Marques Barretos de Pomerode foram os destaques. Blumenau arrebatou os dois troféus, tanto no masculino como no feminino.

Ainda em Blumenau, no Clube Blumenauense de Tiro, Criciúma fechou a modalidade de trap americano na frente e garantiu, para o município, o título do tiro ao prato que reunia as provas de fossa double e trap. Nesta segunda-feira inicia, em Brusque, as disputas do tiro armas curtas, que segundo o coordenador da modalidade, terá a participação de alguns dos melhores atiradores do país, muitos trazidos de fora do Estado para defender equipes como Florianópolis, Timbó, Rio do Sul, Chapecó e Joinville.

Ainda no atletismo, finalizado na tarde deste domingo, na Pista e Campo Atlético do Sesi, Joinville fechou as disputas com os troféus dos naipes masculino e feminino. O troféu ganhou o nome da comendadora Alva Pessi, e além da premiação habitual das provas foram feitas algumas homenagens para destaques técnicos com foi o caso de Moacir Zimmermann de Blumenau na marcha atlética e ainda Joseane Soares do lançamento do martelo. Outro destaque foram as três medalhas da ainda juvenil Tamiris de Liz que aos 14 anos, ganhou três medalhas de ouro.

No punhobol, as disputas para chegar ao título levaram a jogos exaustivos definidos apenas após cinco sets de jogo. Primeiro nas semifinais e depois na decisão que envolveu São Bento do Sul e Florianópolis. No final prevaleceu a juventude do time são bentense que já soma 13 títulos desde 1963, nos Jasc

Por último, o bolão 23 masculino conheceu seu campeão no início da noite deste domingo após a final entre Indaial e São Miguel do Oeste. Com um melhor aproveitamento com 1418 contra 1395 do time do Oeste.

Nesta segunda-feira mais cinco troféus serão entregues nas modalidades de bocha ráfia feminina, bolão 16 masculino, os dois naipes do judô e ainda o tênis feminino que com apenas quatro equipes terá seu campeão, mas não contará pontos na classificação geral pois não atende o mínimo exigido pelo regulamento de seis municípios.

Também iniciam nesta segunda algumas competições, é o caso do bolão 23 feminino, tiro armas curtas, e os dois naipes do vôlei de praia.

Central de Imprensa da Fesporte

Cláudia Sanz



Joaçaba no feminino e Itajaí no masculino lideram disputas do judô


Competições terminam nesta segunda (13) com disputas por equipes

A modalidade de judô encerra nesta segunda-feira com as finais por equipe nos dois naipes. As lutas iniciam às 9h, no Ginásio de Esportes do Clube Guarani em Brusque, onde está sendo realizada a edição do Cinquentenário dos Jogos Abertos de Santa Catarina.


Neste domingo foram conhecidos os ganhadores das categorias meio-leve, ligeiro, super-ligeiro e absoluto do masculino e feminino, além da definição dos municípios que farão as finais. Itajaí lidera a competição masculina com 68 pontos, com Joaçaba em segundo com 62 e Florianópolis em terceiro com 49 pontos. Já no feminino, Joaçaba briga pelo A briga pelo troféu no masculino está entre Itajaí e Joaçaba, com diferença de apenas seis pontos. No feminino as joaçabenses estão à frente de Florianópolis com 61 a 55 e Joinville é o terceiro com 48.


A agricultora Luciana Mazetto, 31 anos, percorre 80 quilômetros entre Treze Tílias e Joaçaba, três vezes por semana, para treinar judô. Quando começou a praticar esporte nunca imaginou que um dia fosse ingressar na modalidade. Anteriormente, Luciana fazia parte da equipe de atletismo joaçabense, competindo nas provas de arremessos do disco e de peso. Ela tinha recebido convite para lutar, mas o seu técnico não permitia. Quando o atletismo acabou, a agricultora migrou para o judô.


Luciana conquistou duas medalhas de ouro nos Jasc. No sábado, ganhou o peso pesado e no domingo no absoluto. A expectativa é que nesta segunda conquiste outro primeiro lugar, por equipe. O desempenho da judoca em campeonatos catarinenses, Jasc e no Brasileiro já renderam a convocação para a seleção. Luciana disputou o Grande Prix e o Mundial. “Não deu tempo para treinar porque a convocação aconteceu somente 10 dias antes da competição e como perdi a primeira luta para uma alemã não tive condições de seguir em frente”, observou.


Nas disputas deste domingo os vencedores das categorias foram: Patrícia Marques (Chapecó) e Victor Ernest (Joinville) na categoria super-ligeiro; Ariela Marca (Joaçaba) e Phelipe Pelin (Itajaí) no ligeiro: Reigiane da Silva (Florianópolis) e Roberto Sato (Joinville) na meio-leve; Luciana Mazetto (Joaçaba) e Fabiano Zamboneti (Itajaí) no absoluto.


Central de Imprensa da Fesporte

Orlando Pereira

Futsal feminino mostra sua força nos Jogos Abertos

Liga Nacional tem três equipes de SC na semifinal

Quatro jogadoras de Chapecó, três de Criciúma e duas de Caçador fizeram parte da Seleção Brasileira, que no final de julho ganhou o Mundial Universitário de futsal feminino em Navi Sad, na Sérvia, derrotando Portugal na decisão por 9 a 1. O técnico foi Eder Popiolski, também de Chapecó.


Esta é a força atual do futsal feminino que está inteira nos Jogos Abertos, em Brusque, exceção feita à pivô Cely, que desfalca a equipe de Chapecó por lesão. E são os três municípios que tiveram as atletas convocadas, os principais candidatos ao título. Brusque pode entrar nesta lista, apesar de ter uma equipe jovem, mas campeã nas categorias de base, inclusive Olesc e Joguinhos.


Outro ingrediente importante para medir a força do futsal feminino catarinense é a presença nas semifinais da Liga Nacional, de três equipes do Estado. Caçador fará uma semifinal contra Criciúma, que acaba de eliminar as cearenses do Nacional, enquanto Chapecó espera pela decisão entre Londrina e Palmeiras.


Nesta segunda-feira (13/09) acontecerá um confronto que pode se repetir na final dos Jogos Abertos, entre Chapecó e Criciúma, que caíram na mesma chave. O futsal feminino, por causa da Liga Nacional, ainda está em sua primeira fase, mas já tem uma pequena amostra do que vem pela frente com as arrasadoras vitórias neste domingo (12/09) de duas candidatas ao título: Chapecó venceu Itajaí por 9 a 2 e Caçador passou por São Miguel por 10 a 0.


O próprio Eder Popiolski dá a dimensão da qualidade técnica do futsal feminino nos Jasc. “Entre as dez equipes classificadas, sete pelo menos estão em nível muito bom. Quem assiste aos jogos percebe o quanto Santa Catarina melhorou na modalidade. E os resultados lá fora também comprovam o que estou dizendo”, concluiu o treinador.

Central de Imprensa da Fesporte

Mário Medáglia