terça-feira, 22 de março de 2011

Com ginásio lotado e show de Falcão, Santos vence ACBF


Com a Arena Santos completamente tomada, a equipe do Santos/Cortiana (SP) derrotou a ACBF (RS) na noite desta segunda-feira (21/3), por 5 a 2, pela Liga Futsal 2011 – principal competição do salonismo nacional. Em três jogos disputados, o clube paulista conquistou três vitórias e assumiu a liderança isolada do campeonato.

Jogando em casa, o Santos/Cortiana pressionou mais no início da partida. Experiente, o elenco gaúcho não se acuou em quadra e tentou surpreender o adversário nas jogadas de contra-ataques. O goleiro Lavoisier, atento, segurava o zero a zero no litoral paulista.

Antes do intervalo, os gols saíram. Enquanto Valdin, livre de marcação na segunda trave, desviou para anotar o primeiro gol santista, Marcênio, de cabeça, empatou para a ACBF. Na sequência, Jackson se livrou do marcador e tocou por cima do guarda-meta adversário – 2 a 1 para o time da casa.

No segundo tempo, mesmo com a vantagem no placar, o Santos não diminuiu o ritmo e partiu em busca do terceiro gol. Valdin, novamente ele, entrou em velocidade pela ala direita e tocou de chapa para o fundo da rede gaúcha – 3 a 1.

A partir daí, o ala Falcão entrou em cena. Com dois golaços idênticos, ambos de sua quadra defensiva e por cobertura, o melhor jogador de futsal do mundo eleito pela Fifa levantou a torcida paulista, que lotou a Arena Santos para acompanhar a terceira vitória consecutiva da equipe da casa na Liga 2011. Thiaguinho ainda descontou para a ACBF, mas não evitou a derrota pelo placar de 5 a 2.

“Fiquei atento nas saídas do Lavoisier e o nosso banco também me alertou, então resolvi bater por cobertura e deu certo. A camisa do Santos tem um peso grande, mas graças a Deus eu consegui fazer esse belo gol e ajudar minha equipe em mais uma vitória”, disse Jackson, autor do segundo gol da vitória santista.

Para o experiente fixo Carlinhos, a vitória do clube alvinegro foi definida nos detalhes. “O jogo foi disputado em ritmo intenso e decidido nos detalhes. Faltou um pouco de paciência a nossa equipe”, resumiu o atleta do Carlos Barbosa.

“Atuar aqui é diferente de tudo e nós estávamos esperando este momento. Cada um tem feito sua parte no Santos/Cortiana. Hoje foi mais um dia especial na minha carreira, onde fui muito feliz. Nossa responsabilidade é enorme, mas nós gostamos disso. Temos tido total apoio da diretoria do clube e claro que somos um dos favoritos ao título da Liga Futsal deste ano”, comentou Falcão, autor de dois belos gols nesta segunda-feira.

Perguntinhas

Do leitor

Quais motivos teriam levado DEUS nos dar uma terra tão abençoada, sem terremotos e suas consequências, água a vontade, até mesmo para gasta-la em demasia e de forma irresponsável, terra agriculturável, diversidade de alimentos a bom preço, relativa paz social? Vocês não acham que tudo parece assim tão perfeito? Bem, pois temos um Ministro dos Esportes do partido comunista que acaba de receber gordas contribuições do Mac Donalds, do Bradesco e da Coca Cola, um presidente da CBF com uma interminável lista de denuncias,de falcatruas, empresas não declaradas no exterior, maracutaias com políticos, clubes enfraquecidos por interesses escusos de seus dirigentes. Fico pensando se não mereceríamos mais respeito e um pingo de dignidade por parte dos governantes.


Do blog do Mário Marcos de Souza, ex-colunista da Zero Hora

Quando teremos um Michel Platini na CBF? - O imenso fosso que separa, economicamente, o futebol brasileiro do europeu não se explica apenas pelo poderio financeiro dos grandes clubes e pela minuciosa organização. A explicação para a distância entre um e outro também se deve à mentalidade. Querem um exemplo? Nesta terça-feira, o ex-jogador francês Michel Platini, 55 anos, foi reeleito em Paris para mais um mandato como presidente da poderosa União Europeia das Associações de Futebol (Uefa). Platini fica no cargo até 2015. Foi eleito por aclamação.
 
É uma das diferenças.
 
Quando veremos um ex-jogador de futebol romper a barreira de cartolas de federações e assumir a presidência da CBF? Do jeito que a situação vai, teremos de esperar algumas gerações de brasileiros antes de chegarmos a este ponto de maturidade – o de entregar o poder da entidade para aqueles que são responsáveis pela grandeza do futebol.
 
Aqui o futebol virou um feudo de cartolas, um clube fechado, sem brechas. Nomes o futebol brasileiro teria de sobra, ou Zico não poderia ser um presidente bem superior ao atual? Dá para citar outros, o ex-goleiro Zetti, Falcão, Vladimir (o pai do lateral Gabriel, do Grêmio) e tantos outros. Qualquer um deles seria uma espécie de Platini brasileiro – mas, assim como a paz no mundo, este projeto fica apenas no terreno da utopia.
 
Enquanto não chegamos lá, resta admirar os europeus.
 
Platini foi eleito não por jogadores, mas pelos presidentes de 53 federações nacionais e integrantes do comitê executivo. No discurso ele fez uma homenagem aos jogadores, qualificando-os como “educadores voluntários que trabalham com paixão e amor pelo futebol”.
 
- São heróis da vida cotidiana, sem os quais não haveria Beckenbauer, Cruyff, Zidane e Messi – disse, claramente emocionado.
 
Platini tem vários objetivos nesta nova gestão. Um deles: vai implantar o chamado fair play financeiro, que val na temporada 2014/2015. Significa que clubes sem equilíbrio financeiro serão excluídos das competições europeias (imaginem isso por aqui).
 
Ele também é defensor do auxílio de vídeos na arbitragem e vai colocar cinco observadores trabalhando com o recurso nas competições. A novidade entra em vigor já na próxima temporada.
 
Platini foi eleito pela primeira vez em 26 de janeiro de 2007, em Düsseldorf, na Alemanha. Ele derrotou o sueco Lennart Johansson. 
 

Metade das cidades poderá sofrer com falta d’água até 2015

 

Metade dos municípios brasileiros poderá ter problemas no abastecimento de água até 2015, de acordo com um estudo da Agência Nacional de Águas (ANA), publicado no Jornal Estado de S.Paulo, que avaliou a oferta e o crescimento de demanda de água nas 5.565 cidades brasileiras.

O Brasil precisará investir pelo menos R$ 70 bilhões para garantir a oferta de água de boa qualidade aos municípios até 2025, quando a população deverá alcançar cerca de 196 milhões de habitantes.

O estudo mostra ainda que o investimento maior, quase 70% (R$ 47,8 milhões), teria que ser destinado à coleta e tratamento de esgotos, para que evitasse a poluição nas fontes de abastecimento de água.

O documento Atlas Brasil afirma que “os problemas associados à poluição hídrica são mais evidentes nos grandes aglomerados de municípios, em função da pressão das ocupações urbanas sobre os mananciais de abastecimento público”.

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realiza audiência pública nesta terça-feira, em comemoração ao Dia Internacional da Água. O debate foi proposto pelo deputado Giovani Cherini (PDT-RS), presidente da comissão. Comemorada no dia 22 de março, a data foi criada pelas Organização das Nações Unidas (ONU) para estimular a conscientização pública sobre ações para conservação e gestão de recursos hídricos.

Giovani Cherini lembra que o acesso à água potável é uma das metas de desenvolvimento para o milênio estabelecidas em 2002, durante a Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, realizada em Johannesburgo (África do Sul). Ele explica que a intenção é reduzir pela metade o número de pessoas sem acesso à água potável até 2015.

A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) estima que a escassez de água já afeta 1,2 bilhão de pessoas em todo o mundo, enquanto outros 500 milhões já começam a sofrer pela falta do recurso. O deputado ainda lembra que, além dos aspectos humanitário e social, a escassez de água tem impacto direto sobre inúmeras atividades econômicas.

Rio poderá ser Patrimônio Mundial da Humanidade

 

O Rio de Janeiro poderá se tornar Patrimônio Mundial da Humanidade a partir do ano que vem. O dossiê da candidatura do Rio a Patrimônio da Mundial será analisado pela 36ª Sessão do Centro do Patrimônio Mundial em 2012, e já foi encaminhado ao Centro do Patrimônio Mundial da Unesco, sediado em Paris, França.

A elaboração da proposta foi coordenada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, vinculado ao Ministério da Cultura e contou com a participação do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Instituto Estadual de Patrimônio Cultural – Inepac, da prefeitura municipal, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio e da Fundação Roberto Marinho.

Reconhecida como uma das cidades mais belas do mundo, o Rio de Janeiro encontra na relação entre homem e natureza a âncora para a sua candidatura a Patrimônio Mundial na categoria de paisagem cultural. Cidade que nasceu e cresceu entre o mar e a montanha, seus principais elementos que a tornaram excepcional e maravilhosa já são, há tempos, mundialmente conhecidos, como o Pão de Açúcar, o Corcovado, a Floresta da Tijuca, o Aterro do Flamengo, o Jardim Botânico e famosa praia de Copacabana.

O conceito de paisagem cultural foi adotado pela Unesco em 1992 e incorporado como uma nova tipologia de reconhecimento dos bens culturais, conforme a Convenção de 1972 que instituiu a Lista do Patrimônio Mundial. Até o momento, os sítios reconhecidos mundialmente como paisagem cultural relacionam-se a áreas rurais, a sistemas agrícolas tradicionais, a jardins históricos e a outros locais de cunho simbólico, religioso e afetivo. O reconhecimento do Rio de Janeiro culminará uma nova visão e abordagem sobre os bens culturais, na medida em que será a primeira paisagem cultural urbana a inscrever-se na Lista do Patrimônio Mundial.

O Brasil conta hoje com 18 bens culturais e naturais na lista de 911 bens reconhecidos pela Unesco. Os bens naturais são: Parque Nacional do Iguaçu, Paraná (1986); Costa do Descobrimento, Bahia e Espírito Santo (1997); Parque Nacional Serra da Capivara, Piauí (1998); Reserva Mata Atlântica, São Paulo e Paraná (1999); Parque Nacional do Jaú, Amazonas (2000); Pantanal Mato-grossense, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (2000); Reservas do Cerrado: Parque Nacional dos Veadeiros e das Emas, Goiás (2001); e Parque Nacional de Fernando de Noronha, Pernambuco (2001). 

Já os bens culturais estão compostos por: Conjunto Arquitetônico e Urbanístico de Ouro Preto, Minas Gerais (1980); Centro Histórico de Olinda, Pernambuco (1982); Ruínas de São Miguel das Missões, Rio Grande do Sul (1983); Santuário do Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas, Minas (1985); Centro Histórico de Salvador, Bahia (1985); Conjunto Urbanístico de Brasília, Distrito Federal (1987); Centro Histórico de São Luís, Maranhão (1997); Centro Histórico de Diamantina, Minas (1999); e Centro Histórico de Goiás, Goiás (2001).

Na 34ª Sessão do Patrimônio Mundial, realizada em Brasília em 2010 no ano passado, a Praça de São Francisco em São Cristovão, Sergipe, tornou-se o 18º bem reconhecido pela Unesco.