domingo, 24 de outubro de 2010

Espanha vence e quebra hegemonia brasileira no Grand Prix

O ginásio Newton de Faria, em Anápolis (GO), ficou em silênci o no fim da manhã deste domingo (24/10). A Espanha derrotou o Brasil por 2 a 1 na final do 6º Grand Prix de Futsal e calou os mais de seis mil torcedores que compareceram para assistir a decisão do torneio. 

Com a vitória, os espanhóis quebram a hegemonia brasileira na competição, pois, nas cinco edições anteriores, o time verde e amarelo tinha vencido todas. Além disso, a Fúria devolve a derrota na final da Copa do Mundo de Futsal de 2008, quando o Brasil saiu vencedor.

No jogo, os primeiros minutos foram de muito estudo por parte das duas equipes. Brasileiros e espanhóis foram cautelosos e optaram por administrar a posse de bola, sem arriscar muito no ataque. Na primeira grande chance do jogo, a Fúria abriu o placar. Aos 5min53, o pivô Alemão carregou a bola livre pelo meio e tocou para o ala Rafa Usín, que chutou na saída de Tiago para marcar o gol.

O Brasil tentou responder imediatamente, mas encontrava dificuldades para achar espaços na defesa adversária. A solução foi pressionar a saída de bola para evitar os perigosos ataques da Fúria e tentar pegar o rival desorganizado. No entanto, quando os brasileiros tinham a posse, sofriam com os passes errados. Nos dez primeiros minutos, foram 12 contra apenas quatro dos espanhóis. 

Por outro lado, a Espanha aproveitava a tranqüilidade de estar vencendo a partida. Organizada, a equipe teve chances de aumentar a vantagem em três oportunidades. Em duas, Tiago fez boas defesas e evitou o gol. Quando o goleiro brasileiro esteve batido, o chute por cobertura do fixo Aicardo tocou no travessão e voltou para a quadra. No rebote, Pola mandou para fora.

A quatro minutos do fim, os brasileiros tiveram a chances de empatar quando o goleiro Luís Amado entrou com o pé alto sobre o ala Falcão, e o árbitro marcou tiro livre indireto. Na cobrança, o ala Ari rolou a bola para Falcão, que chutou rasteiro, mas a defesa espanhola conseguiu afastar.

Se o Brasil tinha a posse e não aproveitava, a Espanha criava chances até em lances no campo de defesa. Aos 15min51, o fixo Ortiz recebeu a bola do goleiro Luis Amado e, ainda perto da área do goleiro ibérico, percebeu Tiago adiantado. Com um chute perfeito, o espanhol encobriu o arqueiro brasileiro, que ainda viu a bola tocar no travessão antes de entrar.

Segundo tempo

Para o segundo tempo, o Brasil voltou diferente. O técnico Marcos Sorato colocou o pivô Vander Carioca para se infiltrar na defesa espanhola. No primeiro lance, a mudança tática funcionou e o fixo Carlinhos saiu livre com Luis Amado, mas tocou para fora. A pressão continuou, e o Brasil chegou a acertar a trave, mas não marcou.

Avançando cada vez mais, o Brasil correu riscos, mas, aos 27min04, o time verde e amarelo chegou ao primeiro gol. O ala Fernandinho recebeu passe no meio e partiu para cima de três espanhóis. Na saída do goleiro Luis Amado, o brasileiro bateu no ângulo e fez explodir a torcida no ginásio Newton de Faria. 

Empurrado pelos mais de seis mil torcedores, o Brasil encurralou a Espanha, que reforçou o sistema defensivo para segurar o resultado. Com boas chances de marcar, especialmente em finalizações de longa distância, o time verde amarelo só não empatou por causa de duas boas defesas de Luis Amado em chutes de Carlinhos e Wilde.

Com poucos mais de quatro minutos para o fim, o Brasil levou o jogo às últimas conseqüências quando entrou com Falcão de goleiro-linha. Apesar da pressão, os brasileiros pararam mais uma vez em Luis Amado e na defesa espanhola. Após o apito final, houve muita comemoração espanhola e, reconhecendo a luta dos jogadores, a torcida gritou ?Brasil, Brasil. 

Dia de festa para Joinville campeão da 10ª Olesc

Evento, realizado emTubarão de 16 a 23 de outubro, reuniu 3.700 atletas de 80 municípios
           O último dia da 10ª edição da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), neste sábado, 23, em Tubarão, foi de festa para a delegação de Joinville. Isso porque o município já havia vencido por antecipação no penúltimo dia de disputas a competição que reuniu de 16 a 23 de outubro 3.700 atletas de 14 a 17 anos representando 80 municípios. É o sétimo titulo dos joinvilenses na Olesc.
                No total, para conquistar o título, Joinville somou 106 pontos. Foi campeão nos dois naipes do judô e na ginástica rítmica.  E foi vice também nos dois naipes do atletismo, xadrez masculino,  ginástica artística feminina e basquete masculino .  Em segundo lugar  ficou Criciúma, com 89 pontos, e em terceiro Blumenau com 83 pontos.
       Durante oito dias os atletas disputaram as modalidades de atletismo, basquete, caratê, futsal, ginástica artística, handebol, judô, natação, tênis, tênis de mesa, vôlei e xadrez nos naipes masculino e feminino, além do ciclismo masculino e da ginástica rítmica feminina. A modalidade de caratê foi realizada nesta edição da Olesc em caráter de apresentação.
         A 10ª edição da Olesc é uma promoção do Governo de Santa Catarina por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, com organização da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) e apoio da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Tubarão, Prefeitura de Tubarão e Unisul.
         Quatro finais no último dia
      N o último dia,  neste sábado, foram realizadas quatro finais. No  basquete masculino Florianópolis foi campeão com a vitória de 58 a 52 sobre Joinville. Pela primeira vez na história da Olesc Itajaí conquistou o troféu do futsal feminino com a vitória de 4 a 3 sobre Chapecó.
                O titulo do handebol masculino ficou mais uma vez com Itajaí. A vitória  de 32 a 31 sobre São Bento do Sul só veio no segundo final da partida com um tiro de sete metros convertido por Marcelo. Nova Trento sobrou na quadra e conquistou o troféu do vôlei feminino vencendo Camboriú por 3 a 0.
           No cerimonial de encerramento, além dos atletas joinvilenses, que fizeram festa com o troféu de campeão geral, estiveram também autoridades, entre as quais o presidente da Fesporte Pedro Lopes, o vice prefeito de Tubarão  Felipe Collaço e o secretário de desenvolvimento regional de Tubarão Haroldo de Oliveira.
                O presidente da Fesporte lembrou que a Olesc é o terceiro maior evento da instituição e agradeceu os parceiros, a Prefeitura e a SDR de Tubarão, e também a equipe da Fesporte pelo empenho e o esforço. Collaço lembrou que Tubarão fez bonito na organização. Haroldo de Oliveira destacou a força e o compromisso do Estado de Santa Catarina em realizar grandes eventos esportivos

Ao final das competições, são estes os campeões da 10ª Olesc:
Futsal masculino: Jaraguá do Sul
Futsal feminino: Itajaí
Vôlei masculino: Blumenau
Vôlei feminino: Nova Trento
Handebol Masculino: Itajaí
Handebol feminino: Criciúma
Basquete masculino: Florianópolis
Basquete feminino: Chapecó
Atletismo masculino: Criciúma
Atletismo feminino: Criciúma
Judô masculino: Joinville
Judô  feminino: Joinville
Ciclismo: Criciúma
Tênis masculino: Florianópolis
Tênis Feminino: Florianópolis
Tênis de mesa masculino: São Bento do Sul
Tênis de mesa feminino: Rio do Sul
Ginástica rítmica: Joinville
Ginástica artística masculino: Blumenau
Ginástica artística feminino: Blumenau

Antonio Prado
Fesporte – Assessoria de Comunicação

Na prorrogação, Paraguai vence Irã e fica em terceiro

Paraguai e Irã disputaram o terceiro lugar do 6ª Grand Prix de Fu tsal neste sábado (23/10), no ginásio Newton de Faria, em Anápolis (GO). Em um jogo muito disputado, as duas equipes empataram por 3 a 3 no tempo normal e, na prorrogação, os sul-americanos fizeram 2 a 0 e ficaram com a medalha de bronze. 

Foi a melhor colocação paraguaia na competição, superando o quarto lugar de 2008. Já os iranianos, que foram vice-campeões em 2007 e 2009, terminaram na quarta colocação. Felizes com a conquista, os time guarani deixou a quadra cantando e comemorando a campanha.

“Acho que imposição técnica da nossa equipe acabou sobressaindo. Estivemos concentrados durante todo o jogo. O cansaço teve um papel fundamental e felizmente saímos com o triunfo”, resumiu Yiyi. 

Foi um jogo baseado muito mais em força de vontade e superação do que em técnica. Por causa do desgaste dos jogos, o cansaço dificultou as ações ofensivas de ambos no início. No entanto, as duas equipes não ligaram muito para isso e fizeram um primeiro tempo disputado. 
Mais concentrado, o Irã aproveitou melhor as chances que criou e abriu 2 a 0 no placar, com gols de Hassanzadeh, aos 3min17, e Keshavarz, aos 17min58.

No segundo tempo, os iranianos sentiram o cansaço e recuaram. Aproveitando-se disso, o Paraguai soube pressionar e conseguiu a virada. Aos 20min45, Cholo diminuiu a vantagem e, aos 23min02, Yiyi, empatou. Aos 29min04, César Mangelos puxou contra-ataque e colocou os sul-americanos na frente do marcador. 

A virada despertou o Irã, que, imediatamente, colocou o goleiro-linha para buscar o empate, que saiu quase no fim da partida, em um momento desfavorável aos asiáticos. Aos 39min17, Keshavarz foi expulso e deixou o time com um a menos. Só que, na raça, Moghadam, 12 segundos depois, escorou cruzamento e igualou a partida.

Prorrogação
A prorrogação começou com pressão paraguaia, que queria aproveitar a vantagem numérica. Só que os iranianos souberam gastar o tempo e seguraram o empate. No entanto, por causa da tensão, os dois times estouraram o limite de faltas e, aos 44min28, Yiyi cobrou tiro livre direto e colocou os paraguaios na frente de novo.

O segundo tempo foi todo de pressão iraniana em busca do empate. Por causa do nervosismo e do cansaço, o time asiático perdeu muitas chances de gol. No fim, o Irã até acertou a trave, mas, a dez segundos do fim, Cholo chutou por cobertura e decretou a vitória paraguaia por 5 a 3.

Jaraguá reconquista título do futsal da Olesc

Equipe agora é a maior vencedora na história da Olesc

Com quatro gols do pivô Felipe, disparado o melhor jogador da Olesc, Jaraguá do Sul venceu São Miguel do Oeste por 5x2 e reconquistou o título de campeão do futsal masculino da Olimpíada Estudantil Catarinense que está sendo realizada de 16 a 23 de outubro em Tubarão.

Na realidade o placar não espelhou a realidade do jogo que foi muito disputado  até o minuto final. Os jaraguaenses venciam por 3x2 e sofriam pressão. O técnico Joni tentou todo o tipo de alteração tática para empatar o jogo. Em duas roubadas justamente nos contra-ataques prevaleceu a categoria de Felipe que fez o quarto e o quinto gol deixando a equipe do oeste sem reação. Guilherme fez o outro gol dos jaraguaenses e Igor e Alessandro descontaram para São Miguel do Oeste.

Com esta conquista, a terceira na história da Olesc, Jaraguá passou a ser o maior vencedor da competição. Já tinha na bagagem um bi campeonato, 2006 e 2007, mesmo número de vitórias de Criciúma que foi campeão em 2004 e 2008.

Antes da final o técnico Augustinho fez questão de enfatizar que esta equipe é mantida pela FME/Colégio Evangélico e fruto do trabalho de base. Nos Joguinhos Abertos, em Criciúma, este mesmo grupo rerpresentou o município de Camboriú onde foi o quinto colocado.

Na decisão da medalha de bronze Chapecó levou a melhor e venceu por 2x1 o time de Florianópolis.

Álvaro Roberge
Assessoria de Comunicação Fesporte

Itajaí comemorou título inédito com o tradicional "peixinho"

Equipe praiana conquista título inédito na Olesc


As duas melhores escolas do futsal feminino do estado na atualidade, Itajaí e Chapecó voltaram a se enfrentar em mais uma final, desta vez em Tubarão, no ginásio de esportes da Unoesc, na decisão da décima Olimpíada Estudantil Catarinense.

Depois de amargar dois vice-campeonatos nas últimas edições, Itajaí levou a melhor e venceu por 4x3 a um minuto do final. O jogo foi muito equilibrado, muito técnico e decidido em uma jogada espetacular de Renata que desconcertou toda a defesa chapecoense e entregou “de bandeja” para Gabriela que sem goleiro empurrou a bola para dentro do gol, marcando pela segunda vez na partida. Renata e Daniela completaram os gols da equipe praiana. Aline, duas vezes, e Débora marcaram para Chapecó.

Emocionado com a conquista o técnico Ademar Stleil atribuiu a vitória à qualidade técnica da equipe formada por Gabriela e Renata, as atletas destaque da Olesc, mais Andreza, Daniela, Débora, Franciele, Carla, Ketlin, Lidiane Conceição, Lidiane, Maiara e Paloma. 

A equipe de Brusque venceu por 6x0 de Concórdia e conquistou a medalha de bronze


Álvaro Roberge
Fesporte - Assessoria de Comunicação Fesporte