Escrevi outro dia que deu a louca no Campeonato Brasileiro. Escrevi no mesmo texto que o Grêmio poderia definir o título em favor do Flamengo. Tudo confirmado. A penúltima rodada começou com o São Paulo na liderança e terminou com o time paulista em quarto lugar. O Flamengo virou líder, dois pontos a frente de Inter, Palmeiras e São Paulo.
O favoritismo total agora é dos cariocas porque a decisão vai acontecer com o Flamengo enfrentando o Grêmio no Maracanã. Dirigentes e torcedores gremistas não escondem, querem um time reserva em campo – e isso deve acontecer -, se possível com alguns juniores. O objetivo claro é entregar a faixa ao rubro negro. No Olímpico o grito da semana será o de Mengo campeão, puxado pelo meia Souza, que ironicamente já disse que passaria os próximos dias no departamento médico e que não teria condições de fazer força para ajudar o grande rival. Difícil de acreditar, mas no Beira Rio, última rodada, todos no Inter terão que torcer pelo Grêmio enquanto esperam pela vitória sobre o Santo André.
No frigir dos ovos, a falta de ética no futebol e a rivalidade no Rio Grande do Sul acabarão prejudicando também Palmeiras e São Paulo, outros dois concorrentes ao título.
Por aqui o Avaí vai terminando bem a série A enquanto o Figueirense se prepara para mais um ano na segunda divisão. Não aprendeu a lição e terá que trabalhar melhor para não repetir outra temporada ruim. O Avaí só não poderia ter deixado o Silas sair, muito menos pela porta dos fundos, passando para a torcida a sensação de um assunto mal resolvido.