segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Crianças do DF aprovam Projeto Lotação Esgotada

Brasília (DF) - Mais de 3.100 crianças e adolescentes, de 18 escolas do Distrito Federal, assistiram à partida entre a Seleção do Distrito Federal e o Malwee, na manhã deste domingo (21/9), no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília, pelo Projeto Lotação Esgotada. O confronto envolvendo a seleção e os atuais tricampeões da Liga Futsal serviu para testar a nova estrutura da praça esportiva, que recebeu uma reforma geral para abrigar a Copa do Mundo de Futsal da Fifa, entre 30 de setembro e 19 de outubro.

O Lotação Esgotada irá levar mais de 140 mil crianças aos jogos da competição, tanto em Brasília, quanto no Rio de Janeiro, outra sede da Copa.

“Neste evento-teste, que também foi a estréia do Projeto, tivemos metade da média de crianças durante o Mundial, cerca de 6 mil. O trabalho é grande por ser um projeto de magnitude. Estamos felizes e atentos para que tudo corra bem”, comentou Sonmerson Augusto Rios, coordenador geral do Projeto Lotação Esgotada.

Felipe Caixeta, de 11 anos, aluno do Colégio Militar de Brasília, foi um dos contemplados pelo Projeto e assistiu, pela primeira vez, a uma partida no Ginásio Nilson Nelson. “Nunca entrei no Ginásio e sempre tive vontade de ver um jogo. Estou bastante ansioso e quero ver muitos gols”, contou Felipe, ainda do lado de fora.

Assim como Felipe, Mairis de Jesus, que faz 13 anos na próxima semana, também ganhou um presente adiantado de aniversário: conhecer o Nilson Nelson. Ela é uma das alunas do Centro de Iniciação Esportiva do Caic Ayrton Senna, da cidade satélite de Samambaia.

“É a primeira vez que entrou no Ginásio. É tudo muito grande. Estou adorando, até porque na escolinha, também jogo futsal. Atuo na defesa, mas sempre que sobra espaço vou para o ataque. Quero continuar jogando e tenho vontade de me tornar atleta no futuro”, disse.

Segundo o professor do Caic, Elias Raimundo de Lima, os alunos ainda vão retornar para a partida da seleção brasileira, no dia 30 de setembro, também pelo Projeto Lotação Esgotada. “È uma ótima oportunidade para as crianças assistirem aos ídolos e conhecerem mais sobre o esporte”.

A agitação das crianças nas arquibancadas empurrou a seleção de Brasília, que conseguiu o empate contra a Malwee, em 4 a 4, no final da partida. “Torcemos para o time de Brasília, claro. Além disso, o técnico, Sérgio Adriano, é instrutor da nossa escola, e confiamos nele”, destacou Gabriel Seixas, de 10 anos, também aluno do Colégio Militar de Brasília.

Além de assistir aos jogos, as crianças do Projeto Lotação Esgotada ainda recebem camisa, brindes e kits lanches. “Serão cerca de 120 ônibus no transporte e mais de sete mil pessoas envolvidas no projeto durante a Copa do Mundo”, ressaltou Sonmerson.

Malwee e Seleção do DF ficam no empate em Brasília

Brasília (DF) - Em jogo amistoso, válido pelo Evento Teste da Copa do Mundo de Futsal da Fifa Brasil 2008 (30 de setembro a 19 de outubro), o time da Malwee Futsal (SC) encontrou dificuldades diante da Seleção do Distrito Federal e ficou no empate com o clube brasiliense, 4 a 4. Totalmente reformulado para receber os jogos do mundial, o Ginásio Nilson Nelson (Brasília - DF) foi o palco da partida deste domingo (21/9).

Contando com o apoio da torcida local, a Seleção do Distrito Federal iniciou o confronto pressionando a equipe de Jaraguá do Sul (SC). Melhor taticamente, o clube da casa derrubou o primeiro zero do placar com menos de dois minutos de bola rolando, gol do ala Carlos.

Ainda no primeiro tempo, aos 4min28, a Malwee Futsal aproveitou bate e rebate na área adversária e igualou o marcador, 1 a 1, gol do experiente pivô Andrey.

Mesmo após sofrer o empate, o selecionado brasiliense continuou melhor, mas sem sucesso nos arremates finais. Restando menos de trinta segundos para o fim do período, Andrey aproveitou chute cruzado e escorou para o fundo da meta defendida pelo arqueiro Pimenta.

Mais experiente, o elenco jaraguaense tocava mais a bola e deixava o cronômetro rolar. Já no segundo tempo, aos 25min39, em jogada de bola parada, Darlan recebeu passe na entrada da área e finalizou com categoria para marcar o terceiro gol do time catarinense.

Na segunda metade do período final, novamente em falta ensaiada, o ala Parrel aproveitou rebote do goleiro Therje e concluiu com firmeza para anotar o quarto gol da agremiação de Jaraguá do Sul.

Em desvantagem no marcador, a Seleção do Distrito Federal se soltou mais em quadra e chegou ao empate em menos de três minutos, com três gols do pivô Ricardo, 4 a 4, fim de jogo.

Autor de dois gols no amistoso, o pivô Andrey frisou que o time catarinense vacilou após marcar o quarto gol. "Estou voltando agora, o amistoso foi bom para pegar ritmo de jogo. Fico satisfeito pelos dois gols, mas vacilamos e cedemos o empate", disse o atleta da Malwee.

De acordo com Sérgio Adriano, técnico do selecionado brasiliense, o empate não foi justo. "Criamos muito mais oportunidades de gols, mas infelizmente não soubemos aproveitar. O time jogou bem taticamente, o empate não foi ruim, mas poderíamos ter vencido", analisou o treinador.

PC de Oliveira gosta do que vê na partida

Uberlândia (MG) - O Brasil venceu o Egito na manhã deste sábado (20/9), jogando no ginásio Arena Sabiazinho, em Uberlândia, Minas Gerais, no primeiro dos dois jogos da equipe brasileira contra os egípcios, na preparação para o início da disputa da Copa do Mundo de Futsal, que se inicia no dia 30/9, em Brasília (DF).

Os brasileiros foram bem e venceram a seleção do Egito por 8 a 0, com destaque para atuação do conjunto e, em especial, de Wilde, de Ari e de Schumacher, que marcaram dois gols cada um. Complementaram o placar Gabriel e Lenísio com um gol cada, no primeiro e segundo tempos.

O técnico PC de Oliveira gostou do que viu na partida, que serviu como um bom teste pra o Mundial. "Esse jogo foi bom para conhecer os problemas técnicos, já que a semana de treinamento foi intensa. Os atletas têm que ter paciência porque é um trabalho que está em evolução para atingir o nível ideal no Mundial. Defesa é a maior preocupação. Os atletas precisam estar conscientes do trabalho da defesa, pressionar e fazer valer a quadra toda durante toda a partida", finalizou.

A Seleção Brasileira de Futsal volta a treinar na manhã deste domingo (21/9), em Uberlândia. Os trabalhos irão ocorrer no Praia Clube, tendo início às 9h. Durante o período da tarde o time descansa, voltando a treinar apenas na segunda-feira (22/9), dia do segundo jogo contra o Egito, que terá início às 19h15.