sábado, 28 de agosto de 2010

Com gol no fim, Atlântico empata com Floripa

Florianópolis FutSal (SC) e Atlântico Uri Erechim (RS) fizeram um jogo equilibrado nesta sexta-feira (27/8). Os catarinenses venciam a partida, disputada no ginásio do Sest/Senat, em Florianópolis (SC), por 2 a 1, mas sofreram o empate a 19 segundos do fim da partida.

O resultado foi melhor para os gaúchos, que chegaram aos cinco pontos e estão em segundo lugar no grupo A. Já o Florianópolis, com o empate, alcançou dois pontos na tabela e está na sexta e última colocação, fora da zona de classificação para a próxima fase.

No jogo, o Florianópolis aproveitou os primeiros minutos da partida e foi ao ataque. Logo aos 2min30, o ala Hiltinho abriu o placar para os donos da casa, que seguiram no ataque, mas desperdiçaram boas chances de ampliar. No fim da primeira etapa, aos 18min55, o ala Jackson fez para os gaúchos e fechou o placar parcial em 1 a 1.

No segundo tempo, aos 32min16, o pivô Vini entrou livre e recolocou os catarinenses na frente do marcador. Até o fim da partida, o Atlântico lutou pelo empate, enquanto o Florianópolis buscava segurar o placar.

Quando tudo apontava para uma vitória catarinense, o Atlântico forçou a marcação na saída de bola do Florianópolis e, em contra-ataque rápido, a bola chegou para o ala Esquerda, que fechou o placar em 2 a 2.

Após o apito final, os dois times tinham sentimentos diferentes em relação ao resultado. “Fizemos um bom jogo, mas vacilamos ali no final e perdemos dois pontos importantes”, lamentou o ala Alvinho, do Florianópolis. “Nosso time merecia o empate e foi mérito nosso termos conseguido, pois não desistimos em nenhum momento”, disse o técnico do Atlântico, Roberto Zacouteguy.

Na próxima segunda-feira (30/8), pela quinta rodada da segunda fase, o Florianópolis viaja até Belo Horizonte (MG) para enfrentar o V&M Minas (MG), às 19h15. Mais tarde, às 20h15, o Atlântico recebe a Copagril/Faville/Dalponte (PR), em Erechim (RS).

Em Joinville (SC), Krona e V&M Minas ficam no empate

Atuando no Centreventos Cau Hansen, em Joinville (SC), a equipe da Krona/Joinville/DalPonte (SC) empatou em 5 a 5 com a V&M Minas (MG) na noite desta sexta-feira, 27 de agosto, pela segunda fase da Liga Futsal 2010. Com a igualdade no marcador, o time catarinense chegou aos cinco pontos no grupo A do nacional.

Empurrada por sua torcida, a Krona foi melhor no primeiro tempo, quando atuou no ataque e pressionou a jovem equipe de Belo Horizonte. Precisando dos três pontos para entrar na zona de classificação, o Minas marcou forte e tentou surpreender a equipe da casa nos contra-ataques.

Diante de tanto equilíbrio, o placar da etapa inicial, com justiça, ficou igual – 3 a 3. James, Murilo e Bateria anotaram para o tricolor catarinense; Pixote, Alisson e Guto descontaram para os mineiros.

Os gols continuaram saindo após o intervalo. Enquanto Julio e Junai marcaram para a Krona/Joinville/DalPonte, Dieguinho e Guto garantiram o empate do Minas no interior de Santa Catarina – 5 a 5, resultado final.

Para o pivô Dieguinho, da V&M Minas, não há duelo fácil no campeonato deste ano. “Na segunda fase da Liga não tem jogo fácil e já sabíamos disso. Melhoramos no fim do primeiro tempo, mas não o suficiente para garantirmos os três pontos”, comentou.

De acordo com Murilo, autor do segundo gol do Joinville, ele e seus companheiros poderiam ter sido mais eficientes no setor defensivo. “Falhamos na marcação em alguns momentos, dando oportunidades ao adversário. No geral fizemos uma partida boa, onde soubemos aproveitar melhor as chances que tivemos”, concluiu.

De virada, Intelli/Orlândia goleia a Malwee

Em jogo válido pelo grupo B da segunda fase da Liga Futsal 2010, principal competição do salonismo nacional, Intelli/Orlândia (SP) e Malwee/Cimed (SC) se enfrentaram na noite desta sexta-feira (27/8). Jogando em casa, no ginásio Maurício Leite Morais (Orlândia – SP), a equipe paulista goleou o representante de Jaraguá do Sul pelo placar de 7 a 2.

Empurrada por sua fanática torcida, que tomou conta da arquibancada local, a Intelli foi superior no primeiro tempo. Apesar do gol do ala Falcão com menos de sete minutos de jogo, os comandados do técnico Cidão se organizaram em quadra e conseguiram a virada antes mesmo no intervalo – Genário, Augusto e Marlon marcaram para o time paulista.

Os gols continuaram saindo na etapa final. Logo nos primeiros minutos, enquanto Caio, que iniciou o duelo no banco de reservas, aumentou a vantagem intelliana, o goleiro Tiago, poucos segundos depois, diminuiu para a Malwee – 4 a 2.

Perdido na marcação, o time visitante se perdeu em quadra e sofreu a goleada em Orlândia. Marlon, novamente, Augusto e Darlan garantiram a vitória histórica pelo placar de 7 a 2.

No fim, o treinador da Intelli/Orlândia comemorou a vitória, que tirou a invencibilidade e a primeira posição da equipe catarinense. “Tivemos mais posse de bola, o que nos deu tranquilidade no decorrer da partida. Fomos eficientes”, analisou Cidão.

Joinville chega ao último dia de Joguinhos na liderança e sonhando com o título

Encerramento será por volta das 12h no Centro Eventos

A 23ª edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, que se encerra neste sábado (28) na cidade de Criciúma, reserva jogos em quadra e definição de 10 troféus dos 28 que seriam entregues na competição. O evento iniciou no último dia 21 de agosto com a participação de 74 municípios e cerca de 4.140 atletas.

Joinville encerrou a sexta-feira com 101 pontos na classificação geral seguido por Blumenau em segundo com 87 e Criciúma em terceiro com 76. Dos oito troféus entregues neste dia, os joinvilenses comemoraram os títulos do basquete, tênis de mesa e xadrez, todos no naipe masculino. Blumenau venceu apenas o xadrez feminino. Ainda Criciúma ficou com o troféu do tênis de mesa feminino, Tunápolis ganhou o futebol feminino, e Itapema o handebol masculino. Por último, São Miguel do Oeste garantiu o título do futsal masculino na noite desta sexta-feira.

A ginástica artística iniciou suas disputa na manhã desta sexta-feira com a disputa por equipes e individual geral que define o campeão da modalidade. A competição ainda prossegue neste sábado com as apresentações finais por aparelhos a partir das 10h no Centro de Eventos José Ijair Conti. As equipes já tem seus campeões definidos, Joinville já tem o troféu do masculino e Blumenau o do feminino por antecipação, mas a pontuação só será computada neste sábado, com o término da modalidade, bem como a entrega da premiação.

O sábado reserva finais nas modalidades de quadra, além do caratê e ginástica nos naipes masculino e feminino. Os primeiros jogos da rodada definirão as equipe terceiro e quarta colocadas. Já primeira decisão a entrar em quadra, às 10h, será no Ginásio do Colégio Michel com Itajaí e Jaraguá do Sul no naipe masculino. Em outro Ginásio, o do Colégio São Bento, estarão se enfrentando no mesmo horário, só que no naipe feminino, Nova Trento e Blumenau.

Às 10h15min, no Campo do Metropol, Chapecó e Indaial decidem o título do futebol masculino. No mesmo horário, no Ginásio da Unesc, Itajaí e Brusque farão à decisão do futsal feminino. No Ginásio do Sesc, às 10h20 acontece a final do handebol feminino entre Concórdia e Criciúma e ainda às 10h30min, no Ginásio da Sact, o basquete feminino define seu campeão na partida entre Florianópolis e Joinville.

Também neste sábado o caratê dará os número finais aos Joguinhos e após a premiação da modalidade será feita a solenidade de encerramento e premiação ao campeão e vice-campeão geral.

Cláudia Sanz

Assesoria de Comunicação da Fesporte

Joinvilenses ganham título no basquete masculino e homenageiam técnico

A final contra Blumenau começou tranqüila e terminou de forma dramática

Quadra da Saltc, Criciúma,sexta feira (27), final do basquete masculino dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina entre Joinville e Blumenau, rivais históricos. No cerimonial de premiação, com a medalha de campeão no peito, os joinvilenses entoavam: “Kevin estaremos contigo, tu é o nosso negão. Não importam o que digam, sempre estaremos contigo. Com a medalha no peito, e a bola na mão, para no fim do jogo gritar é campeão! Cha lá lá lá lá ...”

A vitória de Joinville, de fato, soou como uma música aos ouvidos do técnico Kelvin Soares. Ao ver seus jogadores prestavam uma homenageando, não conteve às lágrimas. A construção do resultado começou fácil, depois se tornou difícil e por fim, dramática.

Os joinvilenses começaram a partida bem melhor e essa superioridade se materializou no placar do primeiro quarto: 18 a 11. No segundo, os blumenauenses bem que tentaram neutralizar as rápidas investidas de Joinville, mas não conseguiram: 36 a 23 para os joinvilenses.

No terceiro quarto Blumenau começou a errar bolas fácies e isso foi fundamental para que Joinville fechasse em 50 a 31. Já no quarto e último período, Blumenau foi para o tudo ou nada e por pouco não empatou a partida. As arremessos dos joinvilenses já não eram tão certeiros e Blumenau, por sua vez passou a acertar os lances. No final, faltou tempo para uma recuperação completa. Joinville 56 a 49 Blumenau. O ala joinvilense Felipe Vezaro, da Seleção Brasileira sub-19, foi o cestinha da partida com 16 pontos. É oitavo título consecutivo dos joinvilenses nos Joguinhos Abertos.

Enquanto Vezaro dava entrevistas, os companheiros não paravam de cantar em homenagem ao técnico que há vinte anos comanda o basquete do município: “Kevin.... estaremos contigo.... com a medalha no peito... e a bola na mão.... para no fim do jogo gritar é campeão... cha lá, lá, lá... ”

Antonio Prado

Assessoria de Comunicação da Fesporte

Futebol feminino é a força de Tunápolis

Modalidade deve encerrar as disputas dos Joguinhos neste sábado

O caratê dos Joginhos Abertos de Santa Catarina teve prosseguimento nesta sexta-feira (27) no Centro de Eventos José Ijair Conti, em Criciúma. Foram distribuídas sete medalhas de ouro no masculino e cinco no feminino com as lutas de kumite individual.

Entre as medalhas mais significativas do dia estava o ouro conquistado por Fernanda Fogaça, de Brusque, na categoria até 60 kg, que venceu Bianca Mafra, de Blumenau, por 2 a1. O choro da derrota da blumenauense e o sorriso da vitória da brusquense era o capítulo final de uma história que havia começado nos Joguinhos de 2008, em Joinville.

Naquela competição, Fernanda havia perdido a semifinal justamente para Bianca e teve que se contentar com o terceiro lugar. Agora, a vitória tinha sabor de revanche. “Nem acredito que venci”, dizia uma eufórica Fernanda, enquanto recebia um abraço caloroso do seu técnico Moacir Marques. A luta foi bem equilibrada. O placar estava 1 a 1 quando Bianca foi penalizada depois de acertar um soco em Fernanda. Resultado: 2 a 1 para a brusquense.

Também estiveram entre os medalhistas de ouro no segundo dia de competições, Rogério de Souza, de Tubarão, categoria até 55kg e Diogo de Medeiros, de Itajaí (60 kg) e Pedro Mendes , de Blumenau (65kg). No feminino figuraram também entre as campeãs, Suelen Gonçalves, de Joinville (até 45kg) e Elaine Merin, de Blumenau (50kg). O caratê se encerra neste sábado (28) com as lutas por equipes.

Antonio Prado

Fesporte – Assessoria de Comunicação

Futebol feminino é a força de Tunápolis

O bicampeonato da equipe mostra o bom trabalho que é feito no Oeste

O futebol feminino de Tunápolis é bicampeão dos Joguinhos Abertos depois de vencer a final contra São Miguel do Oeste por 4 a 0 na manhã desta sexta-feira no estádio do Metropol em Criciúma. Na disputa pelo terceiro lugar Pomerode derrotou Itapiranga por 4 a 1.

A explicação para a facilidade com que Tunápolis passou por São Miguel está nos pés de Rosane, uma atacante habilidosa, de chute forte e com domínio quase completo dos fundamentos do futebol. Ela fez dois gols na decisão, um deles de pênalti, cobrado com segurança. No total foram seis gols nestes Joquinhos, normal para esta artilheira que um dia já foi zagueira. “Eu gosto de jogar como atacante e até no meio campo, desde que mais avançada”.

A opção por posições de ataque e sua habilidade a transformaram numa profissional do futebol feminino. Da pequena Tunápolis, extremo Oeste do estado, saiu para o Internacional, de onde acabou transferida para a Portuguesa de São Paulo. A doença do pai e uma lesão no joelho a mantém na sua cidade. Pelo menos até que tudo esteja bem resolvido, pois ela estuda uma proposta para jogar na Coréia.

Se diz que em futebol, um bom jogador pode mesmo fazer a diferença, como reconheceu Miguel Ângelo, o Mickey, técnico de São Miguel. “Time que tem uma guria profissional ali dentro resolve mais fácil.” Já o técnico vencedor, Édison Bieger, gostou da conquista muito mais pela prestação de contas que pode fazer junto à Comissão Municipal de Esportes de Tunápolis. “É a nossa apoiadora, é onde fazemos todo o trabalho para alcançar tanto sucesso”, falou em tom agradecido.

Mário Medaglia

Assessoria de Comunicação da Fesporte

Itapema conquista troféu do handebol masculino

Arbitragem internacional garantiu tranqüilidade na final

Em jogo técnicamente muito bem disputado na manhã desta sexta-feira (27) no ginásio de esportes da Unesc, a equipe de handebol masculino de Itapema derrotou Blumenau por 31 a 23 e conquistou de forma invicta o troféu de campeão da 23ª edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, que encerra neste sábado em Criciúma.

A garotada de Itapema comandou o placar desde o início da partida, manteve sempre uma diferença entre três e quatro gols, e fez um resultado mais confortável nos minutos finais. A precisão do goleiro Cidio Sandri Neto Foi impressionante. Ele não errou um passe e armou inúmeros contra-ataques quase sempre convertidos em gol pelo rápido ala-esquerda Maurício, autor de sete gols. Luiz Carlos converteu nove vezes e foi o artilheiro do jogo. O técnico Drean que começou os treinamentos quando esta garotada tinha entre 11 e 12 anos, contou com a eficiência dos campeões, Neto, Allan, Enrico, Guilherme, Gustavo, João Pedro, Jonathan, Lucas, Luiz Carlos, Luiz Fernando, Luiz Henrique, Maurício, Oliver e Sanderson.

A medalha de bronze foi conquistada por Florianópolis que na preliminar da final derrotou Itajaí por 27 a 22.

Outro destaque da final do handebol masculino foi a arbitragem da dupla internacional, Clodoaldo Paz e Sérgio Ricardo que no mês de junho atuaram no Pan-americano do Chile, torneio seletivo para o Campeonato Mundial. Entre outras atuações internacionais a dupla tem na bagagem três campeonatos mundiais, no Egito, Macedônia e Bahrem, o Pan do Rio de Janeiro e três seletivas para mundiais, no Brasil, Argentina e Chile.

Álvaro Roberge

Assessoria de Comunicação Fesporte