segunda-feira, 23 de março de 2009

Brasil e Argentina ficam no empate em seis gols

Em uma partida cheia de gols, Brasil e Argentina empataram em 6 a 6, no primeiro jogo da Seleção Brasileira em 2009. O confronto ocorreu na manhã deste domingo (22/3), no ginásio Adib Moysés Adi, em São Bernardo do Campo, região metropolitana de São Paulo (SP).

Na primeira etapa o jogo começou equilibrado. Com uma marcação adiantada a Argentina pressionava a saída de bola brasileira, mas não impedia que os atletas brasileiros conseguissem armar jogadas que culminassem em chances de gol. Mas quem acabou abrindo o placar no começo foram os argentinos.

Gonzalez recebeu bom passe e bateu bem, sem chances de defesa para Tiago. O Brasil buscou o ataque a partir desse momento, mas esbarrou na falta de pontaria no ataque. Isso até haver um lançamento em profundidade e Ari receber livre na frente. Ele bateu de primeira para o gol e a bola chegou a tocar no goleiro antes de entrar no ângulo.

O empate fez bem para o Brasil que logo chegou ao segundo gol. Tiago lançou a bola e Falcão desviou de cabeça. O goleiro argentino realizou defesa parcial e Lenísio, no rebote, de cabeça, marcou o segundo. A Argentina descontou um pouco depois. Depois de um ataque em velocidade, Lombardi recebeu de fronte para a meta e bateu bem para diminuir.

Lenísio, que já havia marcado o segundo gol brasileiro, marcou mais um. Ele recebeu passe na entrada da área argentina e bateu bem, buscando o ângulo de Quevedo, sem maiores chances de defesa para o arqueiro. A partida ainda reservou mais dois gols nos últimos segundos.

O time brasileiro acabou chegando ao quarto gol com Falcão. O ala recebeu na esquerda de ataque, se livrou da marcação e bateu forte, anotando mais um tento. Pouco depois, faltando um segundo para o final do período, Fafasuli recebeu assistência na entrada da área e, de letra, deslocou Tiago, marcando um bonito gol.

Na segunda etapa os dois goleiros começaram tendo trabalho. Primeiro foi Quevedo, que defendeu com os pés um chute de Valdin. Pouco depois, Franklin, que havia entrado no lugar de Tiago, fez grande defesa em finalização de Corazza. Mas, em contra ataque, os argentinos marcaram mais uma vez.

Em arrancada pela direita Lombardi tabelou com Taffarel, recebeu novamente e bateu na saída de Franklin, empatando o confronto. O Brasil foi à frente e, em questão de minutos, conseguiu nova vantagem. Depois de cruzamento pela direita a bola bateu na mão de um defensor argentino dentro da área. Falcão cobrou bem o pênalti e marcou o quinto tento brasileiro.

Os argentinos não desistiram e novamente foram ao ataque, marcando mais uma vez. Corazza chegou à linha de fundo pela direita e cruzou para Vaporaki, que bateu com firmeza para o fundo das redes. O jogo era aberto e logo o Brasil chegou ao sexto gol, por meio de Falcão, que recebeu na frente, matou no peito e em um semi voleio bateu forte.

Faltando pouco mais de um minuto para o fim, a Argentina marcou seu sexto gol. Em arrancada pela direita a bola foi cruzada para Trifone que bateu bem, igualando novamente o placar e dando números finais para o jogo. Brasil e Argentina voltam a se enfrentar nesta segunda-feira (23/3), em Praia Grande (SP), a partir das 19h, com transmissão do canal SporTV.

50 enxadristas no Torneio Cidade de Caçador

Marcando as comemorações dos 75 anos de Caçador, dia 21 de março foi realizado I Torneio de Xadrez Cidade de Caçador, promovido pela Fundação Municipal de Esportes e a UnC-Caçador, através do Projeto Permanente de Extensão e Assistência Social UnC de Preto e Branco: Xadrez da Iniciação a Competição.
Cerca de 50 enxadristas participaram do evento com idades entre seis e 53 anos, de ambos os sexos. Os competidores com idade escolar vieram das escolas: Colégio de Aplicação da UnC, Irmão Venâncio, Nayá Gonzaga Sampaio, Dante Mosconi, Dom Orlando Dotti, Santos Anjos, Tabajara, Santo Damo, Berger e Paulo Schieffler.

O presidente da Comissão Organizadora dos festejos, deputado estadual Reno Caramori compareceu ao evento, acompanhado da Rainha do Município e suas Princesas. Na ocasião, Reno frisou a importância da prática do xadrez por crianças jovens e adultos, em especial mencionando as contribuições do Xadrez para idosos na prevenção da doença de Alzheimer.

Os campeões do Torneio foram os seguintes enxadristas:
Categorias:

Sub 08: João Eduardo Salamoni (Colégio de Aplicação da UnC);

Sub 10F: Aline Moraes (Irmão Venâncio);

Sub 10M: Thiago Bernardino (Colégio de Aplicação da UnC);

Sub 12: Pedro Henrique Ferlin (Colégio de Aplicação da UnC);

Sub 14: Willian Bianchi (Nayá Gonzaga Sampaio);

Sub 16: Nicolas Reis (Paulo Schieffler);

Adulto: Eduardo Abiko