sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Tiago está motivado para a sua estréia na Copa do Mundo

Uberlândia (MG) - O goleiro Tiago está treinando para disputar a sua primeira Copa do Mundo da FIFA. Servindo a Seleção Brasileira desde 2005, o atleta sabe do longo caminho que tem pela frente e se diz preparado. "É um orgulho servir a Seleção. Muitos goleiros queriam estar no meu lugar. Estou trabalhando para estar pronto e brigar por uma vaga."

A Copa do Mundo da FIFA será disputada entre os dias 30 de setembro e 19 de outubro, nas cidades de Brasília e Rio de Janeiro. Desde o início da semana, a Seleção Brasileira treina em Uberlândia (MG). "É um momento cansativo, mas sabemos que todos os detalhes estão sendo pensados para a nossa preparação ideal. O objetivo é estarmos voando na estréia e evoluirmos durante a competição", explicou Tiago.

Para o goleiro, o fator casa é um aliado e não uma pressão. "Jogar no Brasil vai ser bom, contamos com o apoio da torcida. A pressão maior é a ansiedade, mas esta termina quando o árbitro iniciar a partida", comentou Tiago, lembrando que esta ansiedade também é usada por ele como uma motivação.

Empenho e vontade são o que não faltam para o atleta, que luta por uma vaga no time titular. "Estou me preparando para poder iniciar jogando. É claro que este é o meu foco, mas também estou pronto para levar as decisões do treinador de forma bem natural", finalizou.

Comitê Organizador da Copa do Mundo de Futsal da FIFA 2008 lança o Projeto Lotação Esgotada no Rio de Janeiro

A iniciativa levará 140 mil jovens para assistir às partidas da Copa do Mundo de Futsal em Brasília e no Rio de Janeiro

O Comitê Organizador da Copa do Mundo de Futsal da FIFA Brasil 2008 lança nesta sexta-feira (dia 19/9), às 10 horas, no Rio de Janeiro, o Projeto Lotação Esgotada. A iniciativa levará 140 mil alunos de escolas públicas, escolinhas de futsal e comunidades carentes do Distrito Federal e do Rio de Janeiro para assistir aos jogos do Mundial, de 30 de setembro a 19 de outubro. Do Rio de Janeiro, serão 60 mil participantes nas partidas até o dia 19 de outubro, data da decisão da Copa do Mundo.

Já confirmaram presença na solenidade desta sexta-feira: Hideraldo Jorge Santana Martins, diretor-executivo do Comitê Organizador Local do FIFA Futsal World Cup Brazil 2008 e vice-presidente de Administração da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS); Sonmerson Augusto Rios, coordenador geral do Projeto Lotação Esgotada; Márcia Lins, secretária de Estado de Esporte, Turismo e Lazer do Rio de Janeiro; Tereza Cristina Porto Xavier, secretária de Estado de Educação do Rio de Janeiro; Anna Laura Valente Secco, diretora de Esportes da Superintendência de Desporto do Estado do Rio de Janeiro (Suderj), Osmar Silva de Oliveira, presidente da Federação de Futsal do Rio de Janeiro. Representantes do Banco do Brasil, do Ministério do Esporte e da CBF também participarão do encontro.

A Copa do Mundo de Futsal da Fifa reunirá 20 seleções, que se enfrentarão entre os dias 30 de setembro e 19 de outubro. As sedes são Brasília e Rio de Janeiro. O Ginásio Nilson Nelson recebe a Seleção Brasileira na primeira fase da competição, receberá as partidas até o dia 14/10 – as fases finais serão no Ginásio Maracanãzinho, no Rio. Além da tarefa de organizar um evento desse porte, o Comitê Organizador assumiu o desafio de deixar no País um legado perene do evento.

Uma das maiores ferramentas para isso é o Projeto Lotação Esgotada, por meio do qual 140 mil alunos (entre 10 a 17 anos) terão a oportunidade única de vivenciar o esporte. Os estudantes, que terão informações associadas aos países participantes da Copa do Mundo de Futsal da FIFA inseridas em suas aulas de Geografia, História e Educação Física, serão levados para assistir a duas partidas da Copa do Mundo, quando terão contato direto com seus ídolos.

Eles também receberão dois kits lanches, compostos de 1 pizza, 1 sanduíche, 1 refrigerante, 2 copos de água mineral, 1 barra de cereal, acondicionados em embalagem apropriada. Também terão à disposição um kit brinde, com 1 camiseta padronizada, 1 gibi, 1 cartilha e 1 squeeze.

O projeto – que, entre professores, coordenadores e responsáveis por aspectos logísticos, deve envolver mais 6 mil pessoas – é uma iniciativa do Comitê Organizador da Copa do Mundo de Futsal da FIFA Brasil 2008, que conta com apoio fundamental do Governo Federal, dos Governos do Distrito Federal e do Estado do Rio de Janeiro e seus órgãos executivos. Na terça-feira (16/9), o Lotação Esgotada foi apresentado no Distrito Federal.