quarta-feira, 11 de novembro de 2009

O retorno das pedaladas


Após muito tempo sem representantes, equipe de ciclismo caçadorense vai aos Jasc em Chapecó

Muitos anos se passaram sem que Caçador tivesse uma equipe de ciclismo representando o município nas competições estaduais, mais precisamente desde a década de 70. Mas uma nova geração de atletas se reuniu e vem treinando forte para fazer uma boa participação nos 49º Jogos Abertos de Santa Catarina, de 12 à 21 de novembro, em Chapecó.

A equipe é composta pelos ciclistas Fernando Crestani, Cléber Fabiano de Freitas, Vinícius Pacievitcz, Cleomar Lidani e Marcelo Vitor Cordeiro, que é de Biguaçú, mas competirá por Caçador. Fernando, de 24 anos, é o atleta que participará de mais categorias: Quilômetro contra o Relógio, Individual e Resistência. Vinicius e Cleomar competirão no Quilômetro contra o Relógio e na Resistência, e Cléber vai participar apenas da Resistência.

O técnico da equipe, Matheus Luiz, espera uma competição muito dura para os caçadorenses, “os atletas tem nível brasileiro e vivem disso, pelos seus patrocinadores. O trecho que será realizada a prova de Resistência é extremamente difícil, e apenas o Cordeiro - atleta de Biguaçu - tem bicicleta específica para esse tipo de prova. Vai ser difícil, mas esperamos chegar junto com o pelotão”, revelou Matheus.

Data da competição de caratê nos JASC é alterada

Disputas serão de 17 a 19 de novembro em Chapecó


Através de uma resolução do Conselho Estadual de Esporte (CED) e assinada pelo presidente da Fesporte, Carione Pavanello, a modalidade de caratê sofreu uma alteração na data de competição nos Jogos Abertos de Santa Catarina. A modalidade foi transferida para o período de 17 a 19 de Novembro em Chapecó.


A 49ª edição dos JASC inicia nesta quinta-feira, dia 12 e segue até o dia 21 de Novembro com a presença de 97 municípios e cerca de 5 mil atletas. O evento é promovido pelo Governo do Estado através da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte e organizado pela Fesporte com a parceria da Prefeitura Municipal de Chapecó.


Inicialmente a modalidade de caratê estava programada para o período de 13 a 15 de Novembro, mas houve a solicitação de vários clubes e atletas que fazem parte da Federação de Caratê Interestilos, para a data fosse alterada, uma vez que a mesma coincidia com um Campeonato Brasileiro que distribui bolsa- atletas aos campeões das suas categorias.


A modalidade de caratê deverá contar com 33 equipes inscritas no naipe masculino e 21 no feminino e está programada para o Ginásio do Sest/Senat.

Geração 2016 de para-atletas catarinenses chega a Brasília

As Paraolimpíadas Escolares 2009 começam nesta quarta-feira

A delegação catarinense que irá disputar as Paraolimpíadas Escolares 2009 chegou nesta terça-feira em Brasília (DF) disposta a repetir o sucesso da participação na última edição da competição, realizada em 2007, quando se sagrou campeã geral. A partir desta quarta-feira (11) até sábado (14), 860 pessoas de 19 estados brasileiros, além do Distrito Federal, estarão envolvidos nos jogos.

O grupo de Santa Catarina é gerenciado pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) e é composto por 75 membros, sendo 46 alunos-atletas e 29 pessoas entre dirigentes, equipe de apoio e técnicos. Os estudantes têm entre 13 a 21 anos e irão participar das modalidades atletismo, tênis de mesa, goalball e bocha (paralisados cerebrais).

“Vai ser a primeira competição de muitos os atletas. O sucesso das Paraolimpíadas Escolares é de fundamental importância na preparação para o futuro do movimento para-olímpico”, diz João Batista Cascaes, chefe da delegação catarinense.

“Santa Catarina sempre foi referência em para-desporto e todo o nosso esforço para participar deste evento é para darmos sequencia ao bom trabalho realizado. Assim, estimulamos as crianças e jovens com deficiência a praticarem esportes e ainda vamos garimpar talentos do nosso Estado com potencial para se tornarem campeões para-olímpicos nos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016”, completa.

A cerimônia de abertura será às 15h desta quarta-feira (11), no Ginásio do Cruzeiro. Na oportunidade, o CPB lançará a nova logomarca. Os alunos-atletas catarinenses entram na competição a partir das 09h de quinta-feira

IV FESTIVAL MUNICIPAL DE KARATÊ-DÔ FOI UM SUCESSO

Com o objetivo principal de integração dos núcleos de treinamento da modalidade de Karatê-dô no município de Fraiburgo, foi realizado no dia 08 de novembro, no Ginásio da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Antonio Porto Burda”, no bairro São Miguel, o Festival Municipal de Karatê-dô 2009. Participaram 71 estudantes, representando 11 bairros e 14 estabelecimentos de ensino de Fraiburgo e Região (Videira e Caçador).

O evento promovido pela F.M.E. / Prefeitura Municipal e organizado pela Associação Hayashi-ha Vital Fraiburgo, teve o apoio incondicional da APAFEC – Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular de Fraiburgo, que cedeu além dos materiais de informática, um grande número de membros para que fosse possível a realização de mais este importante evento da mais nobre das artes marciais o Karatê-dô, no município.


Os estudantes pais e responsáveis puderam acompanhar uma palestra fundamental para sobre Drogas, com o Soldado Ricardo de Abreu, da Polícia Militar de Fraiburgo, o qual, com uma linguagem acessível transmitiu e reforçou, importantes conhecimentos sobre o tema.


Contamos com a presença de diversos convidados, entre eles o Sr. Roberto Bonemberger da cidade de Tangará, que representou o Deputado Estadual Padre Pedro Baldissera, que tem, ao longo de sua carreira política, apoiado atividades sociais que visem a formação do cidadão para que o mesmo possa ser incluído socialmente com conhecimento e independência.


A classificação geral por Bairro ficou a seguinte: Campeão Bairro São Miguel / Nossa Senhora Aparecida, vice-campeão Bela Vista, 3.º Lugar São José, 4.º Lugar Santo Antonio, 5.º Lugar São Sebastião / Mirassol, 6.º Lugar Jardim América. Já a classificação por estabelecimento de ensino, ficou assim: Campeão Gonçalves Dias, vice-campeão Eurico Pinz, 3.º Lugar Antonio Porto Burda, 4.º Lugar São José, 5.º Lugar Cefrai, 6.º Lugar Nações.


Queremos agradecer todos os estudantes, pais/responsáveis e colaboradores pelo apoio que tivemos durante todo o evento.


Luiz Coelho Educador Marcial

Visite: www.hayashihavital.org