quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Congresso dos Joguinhos Abertos de SC definiu chaves das modalidades coletivas

A etapa Estadual dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina será de 21 a 28 de agosto em Criciúma com a participação de 4.146 atletas de 77 municípios

Dirigentes de 77 municípios participaram nesta terça-feira (3), na Sociedade Recreativa Mampituba, em Criciúma, do congresso técnico da etapa estadual da 23ª edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina. No evento houve a composição, por meio de sorteio, das chaves das modalidades coletivas: basquete, futebol, futsal, handebol, tênis, tênis de mesa, vôlei e vôlei de duplas, todas no masculino e feminino. O vôlei feminino, por estar pela primeira vez no evento, será, de acordo com o regulamento, apenas como modalidade de apresentação. Após três anos, se for aprovado pelo Conselho Estadual de Desporto (Ced) poderá entrar no sistema de pontuação dos Joguinhos.

Além das modalidades, cujas chaves foram sorteadas nesta terça-feira, os Joguinhos ainda terão disputas no atletismo, caratê, ciclismo, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, natação e xadrez, que terão seus congressos específicos durante a competição.

A etapa Estadual, em Criciúma, será de 21 a 28 de agosto e a competição volta a ser realizada em 2010 depois do cancelamento do ano passado devido ao surto de Gripe A (H1N1) no Estado. Blumenau é atual campeã da competição

O tênis, programado para os dois naipes entre os dias 23 a 27 de agosto, sofrerá alteração de datas em virtude de este período coincidir com a Semana Guga Kuerten a ser realizada em Florianópolis. A alteração foi um pedido da Federação Catarinense de Tênis já que muitos atletas estão inscritos na competição na capital e nos Joguinhos e desejam participar dos dois eventos.

Segundo Osvaldo Juncklaus, técnico da Fesporte, a modalidade deverá ocorrer entre os dias 22 a 25 de agosto, “mas podemos começar no dia 20 ou 21, vamos conversar com todos os envolvidos, alguns que não vieram ao congresso, para ver o que é melhor para todos”, disse. E este ano os Joguinhos terão um total de 4.146 atletas entre 14 a 19 anos participando das competições.

Os Joguinhos Abertos de Santa Catarina são promovidos pelo Governo de Santa Catarina e a Secretaria de Turismo, Cultura Esporte, com organização da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte). A etapa Estadual tem a parceria da Prefeitura de Criciúma.

Durante o congresso técnico, Arleu da Silveira, secretário geral do Governo de Criciúma, representou o prefeito do município Clésio Salvaro. Ele deu as boas vindas a todos e disse que desejava realizar o melhor evento de todos os tempos. “Nosso desejo é fazer Criciúma respirar esporte, porque esporte é competição, é responsabilidade é respeito com o próximo mesmo que este seja adversário”.

A diretora de esporte da Fesporte Lílian de Fátima Pinto disse que estava muito feliz em ver a boa participação dos dirigentes no congresso técnico. “É uma alegria muito grande estar aqui. Mais uma vez a Fesporte e seus parceiros realizarão um grande evento esportivo”.

Locais das competições:

Atletismo

Pista e campo Atlético da Unesc

Período da competição: 22 a 24 de agosto

Caratê

Centro de Eventos José Itajair Conti

Período: 26 e 27 de agosto

Ciclismo

Período da Competição 22 a 25 de agosto

BMX (dia 22) CTG Pedro Raimundo

Km Contra Relógio Individual (dia 23): SC 443, Bairro Demboski entre Criciúma e Morro da Fumaça

Cross-country (dia 24): Vila Macarini, na Rodovia SC 447 entre Criciúma e Nova Veneza

Estrada (dia 25): Avenida Chile – ao lado do Shopping Criciúma

Ginástica artística

Centro de Eventos José Ijair Conti

Período de Competição: 27 e 28 de agosto

Ginástica rítmica

Sociedade Recreativa Mampituba

Período de competição: 23 e 24 de agosto

Judô

Centro de Eventos José Ijair Conte

Período de competição: 22 a 24 de agosto

Natação

Piscina da Sociedade Recreativa Mampituba

Período de competição 26 e 27 de agosto

Xadrez

Salão da Sociedade Recreativa Mambpituba

Período de competição 23 a 27 de agosto

Basquete Masculino

Ginásio do Colégio Marista e Ginásio da Satc

Período de competição: 22 a 27 de agosto

Basquete Feminino

Ginásio do Colégio Marista e Ginásio da Satc

Período de competição: 23 a 28 de agosto

Futebol Masculino

Estádio Dr. Mário Balsini – Próspera, Estádio São Luis e Estádio Metropol

Período de competição 23 a 28 de agosto

Futebol Feminino

Estádio Dr. Mário Balsini – Próspera/ Estádio São Luis e Estádio Metropol

Período de competição 22 a 27 de agosto

Futsal Masculino

Ginásio do Colégio São Bento

Período da competição: 22 a 27 de agosto

Futsal Feminino

Ginásio da Unesc

Período da competição: 23 a 28 de agosto

Handebol Masculino

Ginásio do Sesc e ginásio da Unesc

Período de competição 23 a 25 de agosto

Handebol Feminino

Ginásio do Sesc e ginásio da Unesc

Período de competição 23 a 25 de agosto

Tênis Masculino

Quadra da Sociedade Recreativa Mampituba

Período da competição: 22 a 25 de agosto (a confirmar)

Tênis Feminino

Quadra da Sociedade Recreativa Mampituba

Período da competição: 2a a 25 de agosto (a confirmar)

Tênis de mesa masculino

Ginásio da Escola Estadual Humberto Campos

Período de competição: 22 a 27 de agosto

Tênis de mesa feminino

Ginásio da Escola Estadual Humberto Campos

Período de competição: 22 a 26 de agosto

Vôlei masculino

Ginásio do Colégio Michel

Período de competição: 23 a 28 de agosto

Vôlei feminino

Ginásio do Cedup e do Colégio São Bento

Período de competição: 23 a 28 de agosto

Antônio Prado

Fesporte – Assessoria de Comunicação Social

O futuro de nosso futebol começa por aqui

Ainda não se conhece a fundo os planos de Mano Menezes para a seleção brasileira. A mídia tem batido na tecla de que o treinador deve olhar mais para o futebol que se joga no país e esquecer um pouco os jogadores que estão fora, já bastante conhecidos pelo destaque que alcançaram para serem negociados.

É a minha tese e já escrevi sobre ela, sobretudo porque a fronteira dos técnicos que passaram pela seleção sempre esteve limitada a Rio, São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, seus campeonatos regionais e ao Brasileirão. No tempo do Zagalo, nem isso. Ele só conhecia os craques (?) que jogavam no Maracanã ou quem aparecia na televisão.

O Mano começou obedecendo à antiga cartilha e imitando o velho e rabugento Lobo. Domingo foi ver Flamengo e Vasco. Quinta-feira pode marcar presença na decisão da semifinal da Libertadores entre São Paulo e Inter. Quer dizer, não muda o trajeto, com um campeonato brasileiro em andamento nas suas principais divisões, sem contar as inúmeras opções oferecidas pelas atividades das divisões de base.

Por exemplo: terminou domingo em São Paulo uma Supercopa de futebol júnior, competição com participação de clubes estrangeiros e vencida pelo Santos em decisão com o Flamengo. Pelo visto representou um bom campo de observação apenas para empresários. Depois estranhamos que parte dos nossos jogadores de futuro carimbem seus passaportes cada vez mais cedo e de repente, completamente desconhecidos por aqui, apareçam com destaque nas principais equipes européias.

Tudo isso e o fato de não termos que disputar as eliminatórias para a Copa de 2014 mais a exclusividade, exigência da CBF, deveriam fazer de Mano Menezes um caixeiro viajante. Há tempo e motivação de sobra para muitos amistosos e para viagens por esse país de dimensões continentais. O espaço para experiências com jogadores das diversas regiões brasileiras é imenso e a disponibilidade de Mano idem.

A convocação de Renan, o jovem goleiro do Avaí, pode ser um bom indício. Até hoje os jogadores catarinenses que jogaram na seleção, como escrevia aquele eterno colunista social de Florianópolis, “foram vistos” só depois de atuarem por grandes clubes no Brasil ou na Europa. Então caro Mano Menezes, mala nas costas e pé na estrada. O futuro do outrora melhor futebol do mundo é aqui.