terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Abraço Nacional tem audiência com ministro das comunicações

Em audiência ontem (07) a executiva nacional da ABRAÇO foi recebida pelo novo Ministro das Comunicações Paulo Bernardo.

A expectativa de iniciar um novo momento nas relações do Ministério das Comunicações contaminou a representação das rádios comunitárias. A primeira reunião oficial entre o Ministro e a Executiva Nacional da ABRAÇO ocorreu na manhã desta segunda - feira. Embora tensa pelo montante de demandas levantadas pelas rádios comunitárias a reunião acabou com o Ministro acolhendo os 13 itens constantes da pauta apresentada pela ABRAÇO. Com uma pauta extensa os representantes das rádios comunitárias
cobraram uma posição do ministério quanto a conduta adotada até então de forma repressiva e contrária aos interesses da democratização da comunicação do país.

A reunião teve momentos de tensão, pois para os radialistas comunitários o ministério precisa assumir uma posição de respeito e reparação as comunidades que foram criminalizadas por lutar pela democratização da comunicação no país.

O Ministro ainda não se apoderou dos dilemas enfrentados pelas Rádios Comunitárias o que causou constrangimento em certos momentos aos participantes da reunião. No entanto, a expectativa é positiva e o comprometimento em iniciar um novo trabalho por parte do ministério anima os representantes da ABRAÇO.

Para José Sóter, Coordenador Executivo da ABRAÇO Nacional, a oportunidade deu início a um ciclo positivo para as rádios comunitárias. “sabemos que independente dos ministros e dos governos é a luta das comunidades que garantiu o serviço e assim será também agora” afirma Sóter. “Avaliamos como positiva esta primeira oportunidade, mas estamos ainda muito preocupados com a aparente contaminação do Ministro”, salienta Sóter avaliando as falas do Ministro Paulo Bernardo. Para sóter a postura do ministro frustrou as expectativas de quem esperava uma mudança na relação com as rádios comunitárias. “O Ministro chegou a resumir as rádios comunitárias como meras empresas locais de comunicação, nós não aceitamos isso. 

Sabemos que por conta do próprio ministério muitos picaretas receberam a concessão, mas não podemos admitir sermos tratados igualmente, queremos respeito e lutamos pelo direito de nossas comunidades terem atendidos, de forma plena, o nosso direito à comunicação”.

“É necessária a ampla mobilização das comunidades para resolver em definitivo todas as distorções geradas até hoje pelo Ministério das Comunicações servindo ao interesse dos empresários que não querem ver democratizado o acesso de todos a um direito universal que é a comunicação” afirma do Coordenador Executivo da ABRAÇO Nacional. “Teremos a paciência necessária com este governo, mas estaremos retornando com o peso necessário, mobilizando todo o país, para o cumprimento do acordo firmado com o governo durante a primeira conferência nacional de comunicação, acamparemos em Brasília se necessário, pois não permitiremos mais sermos tratados como bandidos” Afirma João Carlos Santin, Coordenador Jurídico da ABRAÇO. 

Segundo o Ministro o documento apresentado pela ABRAÇO será analisado e o que for necessário em relação a mudança da lei será encaminhado a Presidência da República. Paulo Bernardo ainda confirma uma nova reunião para dar encaminhamento as demandas apresentadas pela ABRAÇO.

Brasil é convocado para disputas no Irã

O técnico Marcos Sorato apresentou a lista de convocados da Seleção Brasileira de Futsal para série de três confrontos que o time fará no final do mês de fevereiro, no Irã. O Brasi terá dois jogos diante da seleção do Irã e uma partida contra uma seleção da cidade de Isfahan, que sediará as três partidas, nos dias 23, 24 e 26.

O primeiro e o terceiro jogo será diante do selecionado iraniano que há muito é considerado um dos melhores do mundo. Quinto colocado na última Copa do Mundo de Futsal, o time asiático conta com atletas experientes, como é o caso do goleiro Nazari e do fixo Taheri. Aos poucos o Irã também vem passando por um rejuvenecimento no seu elenco.

A idéia do Brasil é aproveitar o aumento nas datas da UEFA para a realização de amistosos e aproveitar o máximo do período para a realização de treinamentos com atletas que atuam na Europa. Por conta disso Sorato chamou um time experiente, que atua majoritariamente em terras européias.

Entre eles há a presença de Maurício, que há dois anos não era convocado, e também o retorno do fixo Ciço, que passou por cirurgia depois do Grand Prix de Futsal e está de volta à seleção.''O Maurício vem muito bem no El Pozo e por isso vamos observá-lo mais uma vez. O Ciço está voltando à quadra e é um atleta muito importante para o time'', explicou Reinaldo Simões, supervisor do selecionado brasileiro.

Outras novidade, mas para jogos internacionais, é a presença do ala Murilo, da Krona/Joinville/DalPonte. O jogador é considerado uma das maiores promessas do futsal mundial e já é lista constante em jogos do Brasil desde 2009. Porém, esta será a primeira vez que ele defenderá o Brasil em jogos no exterior. ''Ele vai iniciar um ciclo de internacionalização, para ganhar mais experiência'' revelou Simões.

O Brasil segue para o Irã no dia 19 de fevereiro em três grupos. Uma parte do grupo sai do Brasil. A segunda parte, formada por membros da comissão técnica e atletas sai da Espanha, enquanto o terceiro grupo segue com atletas da Rússia. A delegação, então, se encontra em Teerã para seguir para Isfahan.

Confira a lista de convocados para os confrontos no Irã

Goleiros

Cidão - Caja Segovia (Espanha)
Tiago - TTG Ugra (Rússia)

Fixos
Ciço - Inter Movistar (Espanha)
Rafael - Lobelle Santiago (Espanha)

Alas
Gabriel - Inter Movistar (Espanha)
Vinicius - El Pozo Murcia (Espanha)
Xuxa - Tyumen (Rússia)
Mauricio - El Pozo Murcia (Espanha)
Murilo - Krona/Joinville/DalPonte (SC)

Pivôs
Betão - Inter Movistar (Espanha)
Wilde - Barcelona (Espanha)
Igor - Barcelona (Espanha)