segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

CICLISTAS FRAIBURGUENSES PEDALAM ATÉ A ARGENTINA

Muitas pessoas viajam no final do ano habitualmente de ônibus, carro, avião, trem, etc. Já os ciclistas Alvadir Campos e Vilmar Martins preferem viajar de bicicleta, os dois aventureiros saíram de Fraiburgo no dia 26/12 com intenção de chegar na Argentina no dia 29/12, percorrendo assim mais 400km em 03 dias. Segundo Vilmar essa viajem estava planejada há mais de 06 anos, faltava apenas alguém que o acompanhasse, sendo Alvadir um ciclista de vasta experiência aceitou o desafio. Nos preparativos para a viagem foram mais de 02 meses de treinamento para suportarem mais de 11 horas por dia pedalando. De acordo com Alvadir a escolha das bicicletas foi muito importante: “Fomos de Mountain Bike devido as condições da via e a bagagem ser volumosa e bastante pesada, já que levamos em média 30kg de bagagem em cada bicicleta, levamos barraca, cobertores, suplementos vitamínicos tudo para fazer uma viagem bem estruturada e sem muitas despesas, já que dormimos todos os dias na Barraca, acampando em postos de combustível”. Os ciclistas comentam que a viagem foi bastante agradável pois o tempo contribui muito, já que do dia 26 ao dia 29 não choveu e tivemos bastante sol, o único inconveniente era o calor em demasia que em determinadas horas chegou a quase quarenta graus.

Vilmar ao descrever o percurso da viagem comenta que : “Saimos de Fraiburgo dia 26 as 7h00 da manhã, almoçamos em Ibicaré, pernoitamos em Vargem Bonita, no dia 27 saímos as 6h00 almoçamos em Ponte Serrada e pernoitamos em Nova Itaberaba, no outro dia saímos as 6h00 e almoçamos em Iraceminha prosseguindo viagem prolongamos a pedalada até 21h30 para chegarmos em Dionísio Cerqueira na mesma noite, pernoitamos em um Posto de Combustível fora da cidade e deixamos para atravessar a fronteira no outro dia cedo, no dia 30 as 8h00 chegamos em Bernardo de Irigoyen, província de Missiones, republica Argentina, descansamos dois dias na fronteira e retornamos no dia 01/01 saindo de Barracão-PR as 6h00 almoçamos em Renascença e prosseguimos viagem, interrompemos a pedalada em Vitorino-Pr as 16h00 devido a chuva, com uma trégua da chuva pedalamos até Mariópolis e pernoitamos ali, verificando a previsão do tempo, observamos que choveria em todo o sul do país até o dia 03/01 decidimos então encerrar a aventura e voltarmos de ônibus, sendo o trajeto total da viagem 620km, sendo 450km de Fraiburgo a Argentina e 170km de Barracão-PR Mariópilis-PR.”

Alvadir ao comentar o trajeto diz que: “Resolvemos fazer a primeira etapa toda por dentro do Estado de Santa Catarina, já que o objetivo é atravessar o estado todo estamos planejando para o final do ano irmos até Florianópolis completando assim a travessia do estado de leste a oeste, por isso fomos por Santa Catarina e voltamos pelo Paraná”.

Para o futuro os ciclistas preparam viagem para o Uruguai e Chile.



O futebol e seus marajás

Um leitor viu, recomendou e eu encontrei, lá no blog do Polidoro Jr., a melhor foto do final de semana esportivo. Tem tudo que uma grande foto precisa: é simples, quase despretensiosa, e mostra o âmago de uma situação com a qual convivemos diariamente sem notar. Grande foto. Será que é do Polidoro mesmo? Não vi o crédito. Mas seria legal descobrir, pra gente registrar o nome do autor.

Ah, e no espírito da coisa, além de roubar de lá a foto, aproveitei pra roubar também o texto do Polidoro Jr. que ilustra a foto:


“Dá só uma olhada na máquina que serve ao presidente Delfim, ou seja, o carro oficial do presidente da Federação Catarinense de Futebol. Ele estacionou o carro no aeroporto Hercílio Luz, em uma área reservada apenas para poucos, e ofereceu carona ao governador Luiz Henrique da Silveira e ao presidente da CBF, Ricardo Teixeira, que prontamente aceitaram. Com um carro assim, o Delfim “navega” em Balneário Camboriú e região. Se ainda existisse o jogo de bicho, o 1414 seria um bom milhar.”