segunda-feira, 28 de junho de 2010

Chapecó assume a liderança dos Parajasc rumo ao hexacampeonato

Nesta segunda-feira, dia 28, foram entregues mais quatro troféus às equipes campeãs nos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina. O evento está sendo disputado na cidade de Itajaí até a quarta-feira, tem 60 municípios inscritos e 1.686 atletas. Natação DA e DI além do goalball feminino (DV) foram finalizados. Com esses resultados Chapecó assumiu a liderança da competição com 47 pontos. Caçador está em segundo com 43 e Joinville em terceiro com 31.

Devido à partida entre Brasil e Chile pelas oitavas-de-final da Copa do Mundo, a rodada desta segunda-feira foi realizada entre as 8h e 14h. A modalidade de natação foi disputada pela manhã no Itamirim Clube de Campo e Itajaí ficou com os troféus do segmento DI no masculino e feminino. Já no segmento DA masculino, o município campeão foi Chapecó. Nesta terça acontecem as provas de DF e DV.

Outra modalidade encerrada nesta segunda-feira foi o goalball feminino (DV), com vitória de Florianópolis pelo terceiro ano consecutivo.

No futsal DA já estão definidas as equipes que farão a final da modalidade nesta terça-feira. São Bento do Sul venceu Chapecó por 4 a 3 e decidirá o título contra o time de Joinville que também venceu seu adversário da semifinal (Blumenau) pelo mesmo placar. Neste dia 29, jogam Chapecó e Blumenau pela disputa de terceiro e quarto lugares às 15h, enquanto São Bento e Joinville definem o título às 16h15min no Ginásio de Esportes da Univali.

Também serão disputados nesta terça-feira as semifinais do futsal DI. Videira é umas equipes que já está garantida na disputa, a outra é Caçador. Já o goalball masculino terá seu campeão ao final do dia 29.


Modalidades encerradas:

Atletismo DA masculino: Caçador

Atletismo DA feminino: Caçador

Atletismo DI masculino: Concórdia

Atletismo DI feminino: São Lourenço do Oeste

Ciclismo DV masculino: Joinville

Ciclismo DV feminino: Lages

Tênis de mesa DA masculino: Caçador

Tênis de mesa DA feminino: Caçador

Tênis de mesa DI masculino: São José

Tênis de mesa DI feminino: São José

Natação DA masculina: Chapecó

Natação DI masculina: Itajaí

Natação DI feminina: Itajaí

Goalball DV feminino: Florianópolis

Cláudia Sanz

Fesporte

Basquete de cadeirantes leva público ao delírio


Competição reúne algumas das principais equipes do estado

Começou neste domingo (dia 27), às 19 horas, no Ginásio da Univali, em Itajaí, as disputas do basquete em cadeiras de rodas. Sem dúvida uma modalidade que prende à atenção do público que está prestigiando os Jogos Abertos Paradespçortivos de Santa Catarina (Parajasc), em Itajaí.

O 1º jogo reuniu as equipes de Chapecó e Concórdia, que mostraram em quadra uma disputa bastante acirrada. No fim prevaleceu a vitória do time da equipe concordiense por 56 a 19.

O grupo é formado há quatro anos, reúne jogadores deficientes (amputados e paraplégicos) que treinam duas vezes por semana. O time é apontado como favorito. Bicampeão dos Parajasc (2008 e 2009), primeiro colocado nos jogos regionais sul em 2008 e atualmente disputando o Campeonato Catarinense de Cadeirantes fez uma boa partida.

Já a equipe de Chapecó formada há quatro anos treina duas vezes por semana. Ano passado conquistou o Campeonato da Liga Oeste.

Zenilda Stein

Assessoria de Comunicação da Fesporte

Jennings continua. Na ‘Carta Capital’

Por PAOLO MANSO

Andrews Jennings não é um jornalista esportivo, e sim um repórter investigativo.

Um dos melhores da Inglaterra, isso é testemunhado por décadas de colaboração com os principais jornais britânicos e a BBC.

Mas principalmente é o pesadelo de Sepp Blatter e da FIFA, aos quais dedicou um livro, “Foul ! The Secret World of FIFA: Bribes, Vote-rigging and Ticket Scandals (em livre tradução, Falta ! Subornos, Compra de Votos e Escândalos com Ingressos), publicado em 2006.

Por que o senhor é o único jornalista do mundo com acesso proibido nas entrevistas à imprensa com Blatter ?

Porque há anos procuro em vão ter respostas do chefe da FIFA sobre corrupção e propinas, baseado em muitos documentos “confidenciais”.

Com muita probabilidade cansou-se de não responder e preferiu condenar-me ao ostracismo, o que de certa forma me deixa orgulhoso.

Quer dizer que mister Blatter tem medo das minhas perguntas.

Em quanto importa, segundo seu parecer, a quantia das propinas pagas pela FIFA nos últimos 20 anos ?

Segundo estimativa do Tribunal de Zug, na Suíça, o valor, limitado apenas aos anos 90, é estimado em aproximadamente 100 milhões de dólares.

Todo esse dinheiro acabou nos bolsos dos funcionários esportivos que estavam sob contrato, quase todos eles com a FIFA.

Quando o senhor começou a recolher as primeiras provas de corrupção?

Trabalhei durante anos sobre o tema corrupção na FIFA, juntamente com um colega alemão. As nossas suspeitas eram fortíssimas, mas não tínhamos provas porque a ISL, a sociedade que geria antes o marketing e em seguida os direitos de tevê da FIFA, era uma companhia fechada.

Impossível receber informações transparentes sobre suas operações de balanço.

Todavia, quando faliu de forma fraudulenta, seus livros contábeis foram colocados à disposição dos curadores falimentares, bem como dos tribunais.

E foi justamente nos tribunais que tivemos a confirmação, com provas, daquilo que suspeitávamos, mesmo se a realidade superava nossa imaginação.

A corrupção na FIFA como e quando começou ?

Em 1976, o então presidente da entidade, o britânico Sir Stanley Rous, foi deposto.

Ninguém podia corromper Stanley.

Em seu lugar entrou o brasileiro João Havelange, que era muito corrupto.

Foi ele que inaugurou o “sistema”, recebendo propinas via ISL.

Sua afirmação é grave. Ela se baseia em que ?

Em testemunhos que recolhi de ex-integrantes da FIFA, altos dirigentes.

E em documentos.

Havelange chega e traz Ricardo Teixeira. Com qual resultado ?

Um “boom” de corrupção !

A imprensa suíça escreveu que Havelange e Teixeira embolsaram a maior parte das propinas.

No decorrer da transmissão do programa Panorama, da BBC, perguntei em três ocasiões a Sepp Blatter o que ele sabia sobre as propinas embolsadas por Havelange e ele sempre ficou calado. Pedi também informações de uma específica propina, mas também neste caso Blatter fez cena muda.

De qual propina se tratava ?

De 1 milhão de francos suíços que deveriam acabar nos bolsos de Havelange.

Por um erro foram depositados numa conta da FIFA, provocando o pânico entre os dirigentes honestos da organização. Posso garantir que havia três pessoas numa sala da FIFA quando chegou aquele pagamento: Sepp Blatter e outros dois dirigentes.

Falei com este que me confirmaram que o destinatário da propina era Havelange.

Um dos dois entregou uma declaração oficial e assinada aos advogados da BBC, na qual afirmava que, em caso de processo por parte da FIFA contra mim e a BBC, ele compareceria no Tribunal para confirmar que o pagamento era para Havelange.

O mesmo, porém, pediu para não ser citado na reportagem que foi divulgada pela BBC, e que qualquer um pode apreciar na internet.

O pagamento teria sido por quem ?

Pela ISL, no início de 1998.

E o que há em relação a Teixeira ?

Bastaria olhar os documentos da acusação criminal depositados à margem do processo de Zug.

Em relação aos depósitos feitos pela ISL, há um para a RENFORD INVESTIMENT LTD., sociedade controlada por Havelange e Teixeira.

Do blog do Juca Kfouri

Piloto Luiz Paulo Seganfredo quer manter lideraça no campeonato.

Piloto Luíz recebendo premiação em Campos Novos na terceira etapa.

Estréia de pista nova sempre é preocupação.

Após problemas com acidentes em Campos Novos, na terceira etapa, equipe quer esquecer o azar e segue confiante para a 4a etapa que acontece na cidade de Vargem Bonita nos dias 3 e 4 de Julho.

Luíz Paulo busca apoio para andar no Catarinense de Terra na categoria Marcas, mas segue focado na Copa Oeste onde é líder da categoria AP carburada, e têm reais chances de chegar ao final da copa nessa condição, sagrando-se campeão da categoria.

Luiz acredita chegar em Vargem Bonita com condições de lutar pela pole: "Toda nossa equipe está focada e com bastante otimismo para esta etapa o que já é um grande incentivo para mim", falou o piloto.

Texto:Fernando Assis
Foto: Leodilene Bussacro

Galvão não cala a boca

Por:Mário Medáglia

Foi durante a transmissão do GP Europa de Fórmula 1 em Valência, Espanha, no domingo pela manhã. Galvão Bueno aproveitou uma observação do comentarista Reginaldo Leme sobre o bom humor de Maradona nas entrevistas e a boa participação sul-americana na Copa para dar uma porradinha em Dunga.

Além de endossar a admiração de Reginaldo sobre o inusitado bom astral do técnico argentino nas coletivas, Galvão não perdeu a chance para, ao seu estilo e no seu tempo, destravar a língua e mandar um recadinho ao Dunga: “Educação e bom humor são fundamentais na vida, principalmente para quem ocupa cargo importante.”

O narrador da Globo nunca foi exemplo em matéria de educação e gentileza, tanto com os que trabalham com ele nas transmissões, sejam repórteres ou comentaristas, como com os convidados do “Bem Amigo”, programa que apresenta na Sport TV na noites de segunda-feira. Ele fala praticamente o tempo inteiro dando pouca chance aos companheiros de jornadas ou entrevistas. É o tal do faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço.