terça-feira, 20 de julho de 2010

Unisul e Poker lutam pela reabilitação em Tubarão (SC)

A equipe da Unisul/Seguridade volta ao ginásio Salgadão, em Tubarão, interior catarinense, para buscar a reação na Liga Futsal 2010. O adversário será o Poker/PEC, que também quer se reabilitar na disputa da competição nacional, no confronto que ocorrerá na noite desta terça-feira (20/7), a partir das 20h15.

A Unisul vem de uma derrota por 5 a 4 diante do SPFC/Bebedouro/Construban em sua última partida. E o revés teve um gosto mais amargo, já que os catarinenses jogaram bem, mas com o resultado negativo caíram para a ponta de baixo da tábua de classificação da Liga Futsal, ficando em vigésimo segundo lugar.

A esperança é a presença de Deives, artilheiro isolado da competição com 21 gols anotados. O duelo pelo gol deve ser interessante em Tubarão, já que do outro lado da quadra estará Vander Carioca, vice-artilheiro da competição nacional com um gol a menos que o atleta do clube catarinense.

Com 25 pontos e ocupando a décima colocação da competição, os petropolitanos fazem as contas para passarem à próxima fase. O técnico José Ferreira Neto deverá contar com sua força máxima para esta partida, tentando enquadrar uma postura diferente da que foi vista na derrota por 4 a 3 para o RCG/Garça/Umbro, na semana passada.

A palavra de toda a equipe tem o mesmo peso e se fundamenta exclusivamente na conquista dos três pontos em Santa Catarina. Para o ala Alvim, o time precisa voltar a jogar da mesma maneira que vinha atuando no início da competição. Para isso, segundo ele, o mais importante é a tranquilidade.

“Temos de impor nosso ritmo desde o início. Mas precisamos de tranquilidade acima de tudo. Temos a obrigação de vencer, mesmo atuando na quadra do adversário. O único resultado que nos interessa é a vitória”, disse o atleta petropolitano.

Florianópolis e Praia se enfrentam na capital catarinense

Florianópolis Futsal (SC) e Praia/Pepsi/Curinga Fiat (MG) se enfrentam nesta terça-feira, 20 de julho, pela Liga Futsal 2010, principal competição do salonismo nacional. O confronto entre catarinenses e mineiros está confirmado para as 20 horas, horário de Brasília, no ginásio SEST/SENAT, em Florianópolis (SC).

Oitavo colocado com 26 pontos ganhos, o time da capital catarinense vem de derrota no campeonato, 3 a 2 para o líder São Caetano/Corinthians/Unip (SP). Apesar do resultado adverso no sábado passado, o Florianópolis segue no G12 e confiante na classificação a próxima fase.

Um dos destaques da equipe comandada pelo técnico Jorge Lecian, o Jorjão, é o ala mineiro Hugo, artilheiro do Floripa na Liga com doze gols. Para o duelo contra o Praia, o treinador não irá contar com dois importantes atletas: Keko e Márcio, ambos suspensos pelo terceiro cartão amarelo.

No Praia/Pepsi/Curinga Fiat, décimo quinto colocado com 18 pontos, a derrota de 3 a 1 para o Anápolis Futsal na última rodada promete não ter abalado a confiança do elenco de Uberlândia, interior mineiro. O objetivo é não perder o foco e garantir presença entre os doze classificados.

Para esta partida fora de casa, o treinador Marcelo Duarte, o Morcego, terá o desfalque do ala Mosquito, autor de dois gols no nacional, que também está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Com 18 tentos assinalados, Jadder é o artilheiro do time.

Em casa, Krona quer a vitória diante do São Paulo

Ocupando a terceira colocação na Liga Futsal 2010 com 31 pontos, a equipe da Krona/Joinville/DalPonte (SC) volta a jogar pela competição nacional nesta terça-feira (20/7), contra o SPFC/Bebedouro/Construban (SP). A partida está confirmada para as 20 horas, no ginásio da Univille, em Joinville (SC).

Após empate em 3 a 3 com o Minas, fora de casa, o grupo joinvilense acredita na consistência do time na temporada para fazer outra boa apresentação. “Esta Liga vem sendo a mais disputada dos últimos tempos. Equilíbrio este, que nos motiva a cada treinamento e partida para nos mantermos entre os primeiros colocados da competição”, destacou o ala Guina, autor do terceiro gol da Krona no duelo contra os mineiros.

Embora o São Paulo esteja em situação delicada na tabela, o tricolor catarinense promete entrar em quadra com a mesma seriedade apresentada nos últimos jogos. Segundo o fixo Julio, o adversário é tradicional e merece todo respeito.

“A concentração e o respeito aos adversários são constantes. O São Paulo não está atravessando um bom momento, mas trata-se de uma equipe tradicional e, por este motivo, não podemos perder o foco”, destacou o fixo, considerado o melhor jogador da posição na Liga do ano passado.

Para a partida desta terça-feira, a agremiação de Joinville segue com os desfalques de Fernando, Frede, Thales e Rubinho, todos entregues ao departamento médico do clube. Nesta segunda-feira (19), às 17 horas, o técnico Paulo Cardoso comandará um treino técnico e tático no ginásio da Univille, local do duelo desta terça.

Mesmo ocupando a antepenúltima colocação na tábua de classificação, o SPFC/Bebedouro/Construban, comandado pelo técnico Fabinho, está motivado para o duelo contra a Krona. Depois de vencer a Unisul (SC), por 5 a 4, a equipe tentará surpreender nesta terça para seguir pontuando no campeonato.

Para este próximo confronto, o treinador paulista não poderá contar com o jovem pivô Felipinho, expulso no último duelo. O atleta já assinalou dois tentos na Liga Futsal 2010 e é um dos destaques do atual elenco tricolor.

Tricolor para conquistar o titulo do sub 13 nos pênaltis

Caçador Atlético Clube/Marcos Olsen/FMEC conquistou na tarde do domingo, 18, o título do Estadual Sub 13 – etapa Oeste, ao vencer o ítalo Chapecó. O jogo aconteceu no Estádio Municipal Carlos Alberto da Costa Neves. Mesmo com muita lama no campo, os times fizeram uma decisão de alto nível técnico. Ao final, o Tricolor levou a melhor nos pênaltis.

Para reverter a derrota por 2 a 1 em Chapecó, o técnico Éverton mandou a campo um time bastante ofensivo. O primeiro gol saiu aos 9 minutos com o centroavante Sabedot. O Caçador tinha o domínio do jogo, mas levou o empate com Esquilo, aos 21 minutos. Ainda no primeiro tempo Celinho colocou os donos na frente: 2 a 1.

Na etapa final o Caçador AC pressionou, e o Ítalo buscava o gol nos contra ataques. Porém, ninguém conseguiu marcar e a decisão foi para os pênaltis. Destaque para o atleta Marlon. Depois de jogar no ataque no tempo normal, ele vestiu a camisa de goleiro e defendeu duas cobranças dos chapecoenses. No final ainda converteu o pênalti que deu o título ao Caçador AC. 4 a 1.

Ao final, o técnico Everton valorizou o trabalho que iniciou no ano passado com o time sub 11. “Já tínhamos um time pronto e de muita qualidade. Esse título coroou a toda campanha que fizemos ao longo da competição”, disse.

O vice presidente do Caçador AC, Jovani Scremim, resumiu o sentimento de todos que torceram pro time na final. “É emocionante por todo trabalho que o clube faz com as bases. É nossa prioridade e pode ter certeza que vamos cuidar muito desses jogadores”, comemorou.

Efeitos do ‘caso Bruno’

Por WADIH DAMOUS*

O episódio com o goleiro Bruno não deve justificar a criminalização do futebol, como já acontece com a política, a pobreza e diversas outras relações sociais.

Ao invés, o momento deveria ser aproveitado para a implementação de políticas e medidas de valorização do atleta jogador de futebol.

Este, normalmente oriundo dos estratos mais pobres da população, muitas vezes, sem um núcleo familiar estável, não está preparado para o fracasso ou o sucesso na profissão nem para o fim da carreira de desportista.

Os clubes, a partir de suas divisões de base, deveriam, obrigatoriamente, criar instrumentos de orientação psicológica, social, jurídica e pedagógica em favor dos atletas.

Prepará-los para o sucesso e eve ntual fracasso na profissão.

Deixar claro que a vida de atleta e curta e que não devem deixar de estudar, além de conhecerem os seus direitos trabalhistas.

Os clubes devem ser espaços de promoção de cidadania dos seus atletas.

Sem isso, cláusulas que obriguem os jogadores a manter uma boa imagem e boa reputação não passarão de medidas demagógicas para atender a ímpetos moralistas da hora e não para enfrentar o problema como deve ser enfrentado.

*Wadih Damous é presidente da OAB do Rio de Janeiro.