domingo, 28 de dezembro de 2008

Falcão marca 4 vezes e Brasil bate o Paraguai


O Brasil venceu o Paraguai por 4 a 1 no primeiro dos dois Desafios Internacionais de Futsal, jogo este que ocorreu na manhã deste domingo (28/12), em Barueri, região metropolitana de São Paulo (SP), com grande atuação de Falcão, que marcou todos os gols brasileiros na partida realizada no ginásio José Corrêa.

Agora os dois selecionados voltam a se enfrentar na noite desta segunda-feira (29/12), no ginásio Thomeuzão, em Guarulhos, cidade localizada também na região metropolitana de São Paulo, no segundo dos dois jogos. O confronto terá início às 20h30 com transmissão ao vivo pelo canal SporTV.

No início da partida os brasileiros encontraram dificuldades para furar o bloqueio defensivo armado pelo técnico paraguaio. As tentativas de infiltração pelo meio, em sua maioria, acabavam bloqueadas pelo sistema defensivo adversário, impedindo a abertura de placar por parte da seleção.

Com isso o time brasileiro passou a tentar chutes de média distância, na tentativa de conseguir seu primeiro gol, que acabou saindo em um chute de Falcão, que recebeu no meio de quadra e arriscou com o pé esquerdo. A bola não saiu tão forte, mas foi o suficiente para vencer o goleiro Sanabria.

O Paraguai, que até então havia apenas se defendido, passou a buscar algumas jogadas ofensivas, já que o Brasil se mandava ao ataque, tentando marcar o segundo gol. E exatamente em uma dessas chegadas, os paraguaios empataram, com Fernandes que na entrada da área, arrumou espaço frente a marcação de Falcão para finalizar.

Pouco depois, após uma bobeada na marcação brasileira, o Paraguai quase marcou em duas oportunidades. Na primeira, Ever Cáceres, recebeu lançamento e bateu para grande defesa de Danilo, que fechou o gol. Na segunda chance Ever se lançou ao ataque e tocou para Cáceres, que livre de marcação, bateu para fora.

No segundo tempo o Brasil voltou mais ligado e logo em seu primeiro lance levou perigo ao gol guarani, em chute de Valtin, que tocou no travessão da meta adversária. A partir daí começou a brilhar o astro Falcão, que marcou o segundo gol brasileiro da mesma forma com que foi marcado o primeiro, em chute rasteiro no canto esquerdo.

O ala ainda marcou o terceiro gol brasileiro em jogada individual pela direita. Ele recebeu passe, driblou de forma seca o ala Santander e bateu de canhota, no ângulo do gol paraguaio. No final o Brasil ainda teve chance para ampliar, mas em meio às tentativas, o gol acabou não saindo e o placar permaneceu.

Falcão, maior nome da partida disse se sentir feliz por poder ajudar a Seleção Brasileira em mais uma vitória. "Particularmente fiquei contente com a nossa atuação. Os gols acabaram saindo e consegui jogar bem, mesmo voltando de uma lesão que me fez ficar parado por um bom tempo depois da Copa do Mundo de Futsal."

Desafio Internacional será aberto neste domingo em Barueri

Brasil e Paraguai abrem neste domingo (28/12) a série de dois confrontos do Desafio Internacional de Futsal entre os dois países. O evento marca o encerramento do ano para a Seleção Brasileira de Futsal, que em 2008 conquistou o título da Copa do Mundo de Futsal da Fifa. A partida ocorre no Ginásio José Corrêa, em Barueri (SP), às 9h50, com transmissão ao vivo da Rede Globo.

O Brasil terá seis campeões mundiais em quadra: os fixos Carlinhos e Schumacher, os alas Gabriel, Marquinho e Falcão e o pivô Betão. Dentre os outros seis chamados para o confronto, três fazem parte da nova geração do futsal brasileiro, campeões sul-americanos sub-20, no início deste mês na Colômbia: o goleiro Nilton, o ala Thiaguinho e o pivô Diego Henrique.

O técnico PC de Oliveira destaca a oportunidade de poder convocar os atletas que atuam na Espanha, pela primeira vez após a disputa da Copa do Mundo de Futsal. “É o nosso primeiro encontro após o título, precisamos saber o que eles pensam sobre o futuro para podermos planejar a transição. Espero que eles desfrutem este momento e que nos ajudem nesta passagem”, declarou.

Assim como o Brasil, os paraguaios vêm com uma equipe renovada, metade dos 14 convocados para este Desafio Internacional são sub-20. O jogador mais experiente é pivô Robson, de 35 anos. O jogador é brasileiro naturalizado paraguaio e atua pelo Palmeiras (SP). Entre os mais jovens, os alas Eduardo Recalde e Enrique Zaffe são os mais novos, com apenas 16 anos.

Nestes jogos, a expectativa do técnico PC de Oliveira é que o time siga com a mesma mentalidade que renderam o retrospecto de uma derrota em 126 jogos sob o comando do treinador na seleção. “O que a gente quer que os jogadores se divirtam em quadra. A idéia não é a de manter a invencibilidade e sim o nível de atuação e o equilíbrio necessário para que time seja campeão”, concluiu.

Entrega de faixas

Os jogadores campeões mundiais receberão uma homenagem no intervalo da partida. Oito dos 14 atletas que participaram da campanha vitoriosa, em outubro, quando o time bateu a Espanha, nos pênaltis e conquistou o título mundial, receberão a faixa de campeões, oferecida pela Confederação Brasileira de Futsal.

Além dos seis convocados (Carlinhos, Schumacher, Gabriel, Marquinho, Falcão e Betão), o goleiro Franklin e o pivô Wilde, que estão lesionados e não poderão atuar, estarão no Ginásio José Corrêa e também serão homenageados.