terça-feira, 16 de junho de 2009

As chaves da segunda fase da Primeira Divisão

Na próxima fase serão duas chaves, uma com sete e a outra com oito times. Em turno e returno, os quatro melhores de cada grupo passam para a 3ª fase.

Abaixo você confere a classificação geral da 1ª fase e as chaves para a próxima etapa da competição que deve começar no dia 27 de junho.

Classificação geral da 1ª fase:
1º Chapecoense/CRC
2º ADV/Unoesc/Sintricavi/Videira
3º Capivari Futsal
4º Marka/Bastos/Pinheiro
5º Napoli/UnC/FME Caçador
6º Moitas/Proaço
7º FMD Rio do Sul/Unidavi/Back
8º Ibirama Futsal/Pré Fabricar/Manoel Marchetti/CME Ibirama
9º Unoesc/Joaçaba
10º Inter de Lages Futsal/Uniplac
11º A.A.Planalto/Berlanda
12º A.D.F.São Francisco do Sul
13º CME Pinheiro Preto/ABEC Vinhedo
14º Futsal Seara/Longhi/Itá Seguros
15º CME Campo Belo do Sul

Grupos da 3ª Fase:

Chave E
Chapecoense/CRC
Marka/Bastos/Pinheiro
Moitas/Proaço
Ibirama Futsal/Pré Fabricar/Manoel Marchetti/CME Ibirama
Inter de Lages Futsal/Uniplac
A.D.F.São Francisco do Sul
Futsal Seara/Longhi/Itá Seguros

Chave F
ADV/Unoesc/Sintricavi/Videira
Capivari Futsal
Napoli/UnC/FME Caçador
FMD Rio do Sul/Unidavi/Back
Unoesc/Joaçaba
A.A.Planalto/Berlanda
CME Pinheiro Preto/ABEC Vinhedo
CME Campo Belo do Sul

Napoli em crise com a torcida!!!

O presidente do Napoli/UnC/Caçador, Rodrigo Schmitz, se disse indignado com a falta de apoio da torcida nas partidas em que a equipe joga em casa. Segundo ele, neste sábado, quando os caçadorenses venceram por 6 a 2 a equipe de São Cristóvão, apenas 30 pessoas estiveram no Flávio Cruz.
“É impossível com essa campanha, o público não comparecer. Tivemos 33 e 30 pagantes nas duas últimasPartidas. Isso é uma vergonha para uma cidade com quase 80 mil habitantes”, desabafou.
Ainda, segundo ele, a única fonte de renda que tem uma equipe é a bilheteria nos jogos em casa. “Desse jeito, não há como manter a equipe, estamos tirando dinheiro do bolso e se continuar assim, não sei o que vai acontecer”, completou.
Com a campanha do Napoli na primeira fase do estadual, foram 13 pontos conquistado, em 4 vitórias, 1 empate e apenas 1 derrota. A equipe encerrou 5º lugar entre 15 equipes que participam da 1ª divisão.
Já em Videira no mínimo 1200 pessoas comparecem no ginásio vermelhinho para prestigiar a equipe do técnico Juca que está lideranbdo sua chave.

Do Visão Esportiva

Brasil convocado para tentar o bi nos Jogos da Lusofonia

Além do 5º Grand Prix, a Seleção Brasileira de Futsal terá pela frente outro compromisso importante em julho: a segunda edição dos Jogos da Lusofonia, que serão realizados em Lisboa, Portugal, no período de 11 a 19 de julho. O Brasil participará de sete das nove modalidades da competição: atletismo, basquete, judô, taekwondo, tênis de mesa, vôlei de praia e futsal.

No futsal, a estreia será contra o vencedor da partida entre Angola e Guiné-Bissau, no dia 13 de julho. Os confrontos foram definidos durante a Reunião de Chefes de Missão, no mês passado, em Lisboa. O vencedor do confronto entre São Tomé e Príncipe e Timor Leste será o adversário brasileiro na segunda partida, no dia 15/7, pelo torneio de futsal dos Jogos da Lusofonia. O último compromisso do salonismo verde-amarelo será diante dos portugueses, no dia 17/7.

Para a disputa do futsal nos Jogos da Lusofonia, houve um acordo entre Brasil e Portugal, em que nenhum dos dois países convocaria atletas que disputaram a última Copa do Mundo de Futsal da Fifa. Além disso, a comissão técnica teve outras dificuldades para compor a relação dos 14 convocados.

“Tivemos que fazer uma lista prévia de atletas, por conta dos trâmites de inscrição junto ao Comitê Olímpico Brasileiro, isto acabou impossibilitando que alguns nomes fossem incluídos, já que isto foi feito antes mesmo do início da Liga Futsal”, explicou o supervisor de seleções da CBFS, Reinaldo Simões.

As novidades na lista são as presenças dos experientes Simi e André. O primeiro teve sua última aparição na seleção por ocasião da disputa dos Jogos Pan-Americanos, em 2007, no Rio de Janeiro. Já o fixo da Krona não era chamado desde 2004. “É um elenco que mescla alguns jovens valores, como são os casos do Diece, Guina e Cabreúva, com atletas experientes como Simi e André”, avaliou Reinaldo Simões. “Temos também o desfalque do goleiro Cidão, que chegou a ser convocado, mas pediu dispensa por conta da data do seu casamento, que coincide com a dos jogos”.

A apresentação do elenco de jogadores está marcada para ocorrer no dia 1º de julho, em Goiânia (GO). A escolha da capital de Goiás foi para facilitar a questão logística, uma vez que toda a comissão técnica da seleção estará na cidade por conta da realização do 5º Grand Prix de Futsal, em Goiânia e Anápolis.

O grupo segue se preparando na capital de Goiás até o dia 7 de julho, quando segue para Lisboa.

Jogos da Lusofonia

Como na primeira edição dos Jogos, em Macau-2006, 11 países além do Brasil participarão desta segunda edição dos Jogos: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Índia e Sri-Lanka.

Em Macau 2006, o Brasil teve 77 atletas na delegação e terminou a competição com o primeiro lugar no quadro de medalhas: foram 57 (29 de ouro, 19 de prata e 9 de bronze). A meta do COB é manter a hegemonia em 2009. O futsal tentará dar a sua contribuição, assim como na primeira edição, em que conquistou a medalha de ouro. Em Lisboa, o Brasil contará com cerca de 140 atletas.

Durante a primeira edição do evento, a Associação dos Comitês Olímpicos de Língua Portuguesa (Acolop) acatou um pedido do COB que avaliou como mais adequada a realização dos Jogos no primeiro ano de cada Ciclo Olímpico. Portanto, a partir de Lisboa 2009 os Jogos da Lusofonia acontecerão de quatro em quatro anos, com a próxima edição já marcada para 2013, ainda sem sede definida.

Confira a lista de convocados – 2º Jogos da Lusofonia

Goleiros
Nilton (Seguridade/Unisul/Penalty-SC)
Danilo (Atlântico/Erechim-RS)
Guiga (São Paulo/Suzano-SP)

Fixos
André (Krona/Joinville/DalPonte-SC)
Neto (Inter Movistar-Espanha)

Alas
Guina (Krona/Joinville/DalPonte-SC)
Diece (V&M Minas-MG)
Cabreúva (Malwee Futsal-SC)
Café (Sporting-Portugal)
Valdin (Cortiana/UCS/AFF-RS)
Rafael (Playas de Castellón-Espanha)

Pivôs
Fernandinho (Azkar Lugo-Espanha)
Lukaian (MRA Navarra-Espanha)
Simi (S Caetano/Corinthians/Unip-SP)