sábado, 30 de maio de 2009

Acabou-se oque era doce




Não deu de Pinochio, mascote da nossa candidatura, vamos de Sherlock para tentar descobrir o que aconteceu.
Várias capitais brasileiras, entre elas Porto Alegre, Salvador, Curitiba e Natal, têm grandes festas programadas para este domingo, quando serão anunciadas em Nassau-Bahamas, as sedes para a Copa de 2014.
Em Florianópolis reina o silêncio absoluto e constrangedor. Acabou a vitrine, o otimismo não passou do discurso. O colunista Ancelmo Góis publicou e o César Valente já reproduziu no seu blog a relação das 12 cidades sedes. E eu to indo junto. Apesar das tentativas das autoridades locais e até do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, de jogar fumaça sobre o assunto, o colunista Cacau Menezes antecipou e garantiu a informação no distante 17 de maio.
O que me preocupa não é a confirmação do que já se desconfiava e muitos já sabiam, mas o futuro da cidade. Talvez por isso o prefeito Dário ande pra cá e pra lá, como um caixeiro viajante, anunciando obras por toda Florianópolis.
Até um túnel submarino o homem inventou. Já comprei minha roupa de escafandrista, daquelas para mergulhos em grandes profundidades. Bem, comecei este lero-lero por causa da tal lista. Aqui está ela, com todas as regiões do país contempladas. Do sul só faltou Florianópolis: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre (mais um viaduto na vida da nossa cidade), Curitiba, Brasília, Cuiabá, Manaus, Fortaleza, Salvador, Recife e Natal.

Voluntários de Caçador recebem capacitação


Trabalho visa um melhor atendimento aos participantes dos 5° Parajasc

A Comissão Central Organizadora do 5° Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) organizou na última quarta-feira, 27, um encontro de capacitação para voluntário que irão trabalhar no evento que acontece entre os dias 4 a 9 de junho em Caçador. A reunião de trabalho ocorreu no Parque das Araucárias, onde estará localizada a Vila Olímpica e agrupou entidades, clubes de serviços e demais pessoas engajadas nos preparativos e recepção dos atletas.

“Este encontro é para darmos os direcionamentos para as equipes que vão trabalhar nos Parajasc. Precisamos estar cientes de como proceder nos dias das competições e qual a melhor forma de bem recebermos os atletas e dirigentes esportivos, facilitando o acesso de todos e fazendo com que eles se sintam bem e em casa”, afirma o presidente da Fundação Municipal de Esportes (FMEC) e coordenador geral do evento, Roberto Hugo Ferraz.

Profissionais que trabalham com pessoas com deficiência em Caçador palestraram as mais de cem pessoas que estiveram nessa capacitação. “O portador de deficiência não é alguém diferente de nós. O próprio slogan dos 5° Parajasc mostram a atitude que temos que ter durante os jogos. Somos todos ‘iguais nas diferenças’ e a única coisa que devemos entender é que estamos aqui para ajudar, auxiliar e facilitar o período em que os atletas estarão em nossa cidade, mas sem atrapalhar o dia a dia, a locomoção deles”, explica Ferraz.

Explanação sobre as deficiências (visual, auditiva, física e mental) e a forma de agir dos voluntários frente a cada situação que poderá surgir nos Parajasc foram trabalhadas nessa capacitação.

“Não precisamos atuar de forma diferenciada só porque esses atletas possuem as suas limitações. São pessoas como todos nós e temos que auxiliar somente quando nos for solicitado e necessário. Isso é uma prova de respeito ao portador de deficiência e também uma quebra de preconceitos. Muitas pessoas agem com piedade e não é isso que esses atletas desejam. Eles conhecem suas necessidades e superaram as suas próprias dificuldades criando sua própria independência. É preciso trocar a piedade pela igualdade”, enfatiza o coordenador geral da CCO.

Segundo a coordenadora do paradesporto em Caçador e classificadora funcional nacional, Daniela Parizotto, o excesso de cuidados pode atrapalhar a pessoa com deficiência. “Todos eles levam as suas vidas normalmente, mas por Caçador ser uma cidade nova poderá surgir algumas dificuldades na questão da locomoção deles. A melhor forma de ajudar é se mostrar interessado em auxiliar, nada mais do que isso, passando tranquilidade ao deficiente”, complementa Parizotto.

Mais de 300 voluntários no forte

“Caçador está vivendo o 5° Parajasc. Temos recebido ligações de diversas pessoas que estão interessadas em trabalhar, ajudar nos dias do evento e isso é maravilhoso, nos dá orgulho de morar nessa cidade e de confraternizar com toda a nossa população esse momento de extrema alegria para o município”, argumenta o presidente da Fundação Municipal de Esportes, Roberto Hugo Ferraz.

Segundo a coordenação de recepção da CCO, mais de 300 voluntários estarão envolvidos nos dias do evento, 66 apenas nos pontos estratégicos da cidade em um trabalho diário de recepção aos atletas.

“Em momento algum tivemos a intenção de firmar o Parajasc como um evento da Prefeitura Municipal ou da Fundação Municipal de Esportes. Esse é um acontecimento de Caçador, da população caçadorense e é muito gratificante saber e sentir o envolvimento dos cidadãos e da comunidade local. O pouco que cada um ajuda e participa, no todo é uma grande coisa e identifica esse evento com uma pitada do amor da população caçadorense”, diz Ferraz.

Recepção, alojamentos, acompanhamento aos locais de competição, auxílio aos atletas no transporte, alimentação e demais trabalhos serão desenvolvidos pelos voluntários. “É a união do povo caçadorense em uma causa nobre e que irá marcar o nome de nossa cidade do paradesporto catarinense. É o nosso momento, hora do povo caçadorense mostrar o seu valor, sua força e a sua competência. Por esse e outros motivos é que acreditamos que o evento será o melhor da história do paradesporto de Santa Catarina”, conclui o presidente da FMEC.

Divisão Especial

A ADHering/Gasparzinho entra em quadra neste sábado (30/5), no ginásio do Galegão, para enfrentar o São Bento Futsal Clube pela 4ª rodada do turno da 1ª fase do Campeonato Estadual da Divisão Especial. O jogo que será transmitido ao vivo pela Ric Record News está marcado para iniciar ás 9h30.

A equipe blumenauense vem de um empate em 6 a 6 jogando em casa diante de Pinhalzinho no último sábado, resultado que levou a equipe a permanecer em 3° lugar na classificação com cinco pontos.
O adversário deste sábado, o São Bento Futsal Clube, venceu na última rodada a São Miguel do Oeste por 3 a 2 e lidera a competição com sete pontos ganhos.

A ADHering/Gasparzinho e o São Bento Futsal Clube já se enfrentaram cinco vezes este ano, sendo que houveram dois empates, duas vitórias de São Bento e uma vitória de Blumenau.

A equipe comandada pelo treinador Jorge Luiz Schwatz não poderá contar com o goleiro Diego Roncaglio, expulso no último jogo. Outra ausência poderá ser o fixo Cícero que está lesionado.

"Teremos pela frente um adversário difícil, uma equipe que joga junto a três anos e que faz uma ótima campanha. Enfrentamos eles cinco vezes esse ano e todos os jogos foram muito equilibrados e com certeza este jogo não será diferente", disse o supervisor Tiago Rau da equipe blumenauense.

A equipe que deverá iniciar o jogo é a seguinte: Kunze, Paulinho, Alemão, Jonas e Keko.
A arbitragem será de Giseli Torri (árbitra da FIFA - Florianópolis) e Alysson Rodrigo da Silveira (árbitro da CBFS - Florianópolis).