quarta-feira, 16 de junho de 2010

Cerimônia simples e emocionante marca a abertura dos 1ºs Parajesc

Evento reúne cerca de 130 alunos para-atletas entre 12 e 15 anos

Uma cerimônia simples e singela marcou a abertura dos primeiros Jogos Paradesportivos Escolares de Santa Catarina – Parajesc. O encontro de dirigentes, atletas e público aconteceu na noite da terça-feira, dia 15, no pátio coberto da Fundação Municipal de Esportes de Caçador. Já as competições iniciam na tarde desta quarta-feira, dia 16.

Várias autoridades se fizeram presentes à cerimônia entre eles o Secretário de Desenvolvimento Regional Gilberto Amaro Comazzetto, representando o Governador do Estado, Leonel Pavan; o presidente da Fesporte, Pedro Lopes, além do prefeito de Caçador, Saulo Sperotto. Participaram ainda os representantes das federações de deficientes, Volsiu Waltrick (físico); Wolter Rieg (auditivo); Carlos Roberto Sestrem (visual) e Jefferson Seeber (intelectual). O presidente da Fesporte, Pedro Lopes, salientou em seu discurso a felicidade por estar realizando duas metas buscadas pelo Governo do Estado: trabalho e congraçamento. Segundo ele, os Parajesc trazem mobilidade e infra-estrutura às cidades.

Durante a festa de abertura houve uma apresentação da dança da Copa, feita por alunas de um grupo artístico local. Um dos pontos altos da abertura, o juramento do atleta, foi feito por Ana Paula Fernandes, de Joinvile, atleta de natação, destaque no Pan-americano Juvenil na Colômbia, no passado, onde ganhou uma medalha de ouro, duas de prata e três de bronze, fazendo parte da Seleção Brasileira de natação.

Já o fogo simbólico foi conduzido pelo atleta Maurício Bueno Castilho, do atletismo. Em 2009 ele participou das Paraolimpíadas Escolares em Brasília trazendo três medalhas de ouro para casa.

O Parajesc é uma promoção do Governo de Santa Catarina através da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte e Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte). Conta ainda com o apoio da Prefeitura de Caçador e da Secretaria de Desenvolvimento Regional.

Segundo Ademar Silva, gerente de Esporte de Base e Inclusão da Fesporte, os campeões dos Parajesc e ainda dos Parajasc até 19 anos vão participar da seleção catarinense que disputará às Paraolímpiadas Escolares Brasileiras de 6 à 11 de setembro, na cidade de São Paulo.

As competições do Parajesc começam nesta quarta-feira, dia 16 e reúnem aproximadamente 320 pessoas entre para-atletas, dirigentes e organizadores. São 50 instituições de ensino do Estado, envolvendo 20 municípios representando um total de 17 Secretarias do Desenvolvimento Regional. Participam das disputas alunos de 12 a 15 anos portadores de deficiência auditiva, física, intelectual e visual, distribuídos em 5 modalidades: atletismo, bocha PC, goalball, natação e tênis de mesa.

As competições de atletismo serão realizadas na Pista Municipal de Caçador; a natação, na piscina da Academia Transpiração; o tênis de mesa, no Ginásio da Escola Irmão Léu; o goalball, no Ginásio da Escola Dante Moscone e a bocha PC, no Ginásio da APAE.

Zenilda Stein

Assessoria de Comunicação da Fesporte

Dunga vai treinar a Coréia do Norte

Esperei a poeira baixar antes de falar sobre a estréia brasileira na Copa. É bom não falar muito ou escrever qualquer coisa ainda sob o impacto de uma apresentação pífia do nosso time. A desculpa, já se sabe desde a criação do mundo, é o nervosismo, a ansiedade, o friozinho na barriga que dá no primeiro jogo até nos mais experientes.

Aceitemos que sim, não adianta dizer o contrário. Afinal, outras seleções bem cotadas na bolsa de apostas como Inglaterra, França, Itália e Argentina passaram pelos mesmos obstáculos. Menos a Alemanha, que deve ter um terapeuta muito eficiente e tratou de mostrar logo que não está na África do Sul para um safári, mas sim para jogar um futebol bonito e eficiente.

Pode ser a primeira impressão e, quem sabe, mudaremos de opinião nas próximas rodadas. Em se tratando de Brasil, estou pessimista, mais do que antes da Copa, quando a soma de incoerências acabou parindo a tal de “coerência dungueana”. O treinador brasileiro insiste em responder sobre temas que não lhe foram perguntados para, no final, jogar pedras na sua Geni preferida, a imprensa. Em campo vemos nossos “melhores” jogadores atuando com a coerência que lhes é transmitida.

Não tem importância. Já estamos acostumados com essa chatice. Para compensar o estômago e o humor arruinados, descobriu-se uma seleção ideal para o Dunga treinar: a Coréia do Norte, justo nossa adversária da estréia. Kim Jong-II, o ditador da casa, não permite a transmissão direta dos jogos. O povo só pode assisti-los em compactos gravados com os melhores momentos, mesmo assim apenas em caso de vitória coreana. Treinos então, nem pensar.

Perfeito. Mas, como o Dunga é um sujeito muito ético, tem mantido o assunto em sigilo. Não seria legal anunciar agora que Kim Jong-Hum, o atual técnico, perderá o emprego em julho, logo após a Copa.


Por:Mário Medáglia

Competições dos Parajesc iniciam nesta quarta-feira, dia 16

Cerimonial de abertura ocorreu na noite desta terça em Caçador

Os Jogos Paradesportivos Escolares de Santa Catarina, cuja cerimônia de abertura ocorreu na noite desta terça-feira, na cidade de Caçador, terão suas primeiras movimentações na manhã desta quarta, dia 16, com os cursos de capacitação de professores e técnicos envolvidos no evento.

Já as competições começarão no período da tarde com as provas do atletismo, na pidta Municipal de Caçador e da bocha PC, no Ginásio da APAE.

Os Parajesc reúnem alunos deficientes de 12 à 15 anos de diversas instituições de ensino do Estado disputando 5 modalidades: atletismo, bocha PC, goalball, natação e tênis de mesa. Estão inscritos 40 estudantes no segmento de deficiência auditiva, 40 no físico, 35 intelectual, e 15 no visual. A competição segue até o dia 19 de junho.

Um dos destaques da bocha PC é Silvino Alan Vargas, de 14 anos, do município de Barra Velha. Ele é o atual campeão brasileiro paraolímpico da categoria BC1. Para sua técnica Elisa Kozoski Padilha, Alan se preparou intensivamente e tem o objetivo de conquistar uma vaga para as próximas Paraolimpíadas Escolares, em setembro, na cidade de São Paulo.

Zenilda Stein

Assessoria de Comunicação da Fesporte