quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Marka ganha no Supremo e é reintegrada à competição

A agonia acabou e a Mar­­ka volta à competição. O presidente do Supremo Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol de Salão (STJDFS), Carlos Tolstoi Silveira de Alfeu, deferiu o mandado de garantia da Marka Bastos/Pinheiro que pedia a manutenção do WO dado pela Moitas de Ituporanga em Lages, no dia sete de setembro. Foram por 6 votos a 0 (unanimidade).

Até amanhã, a Federação Catarinense de Futebol de Salão terá que definir a composição das chaves da terceira fase, pois a decisão do Supremo mudou a tabela. Agora cabe à federação decidir quem vai deixar a competição: o Moitas ou o Inter. Com os pontos recuperado, a Marka vai a 21 e na prática elimina o Inter, que aparece em 4º. Mas, não para por aí. O Moitas não teve o W x O justificado e o regulamento diz que está eliminado da competição. E dessa forma uma nova briga jurídica pode surgir, pois qualquer decisão da federação não vai agradar nenhum deles.

Isso ai ainda vai dar muito pano prá manga ainda....

Falta estrutura esportiva em Fraiburgo!

Não se faz necessário ser um especialista em esportes ou em administração pública, para perceber a falta de vários espaços esportivos na chamada cidade maçã do Brasil. Não temos nenhum espaço adequado para a prática de atletismo, natação, capoeira e para outros esportes...

Porém quero com essas linhas, analisar apenas quem construiu os ginásios esportivos de nossa Fraiburgo, que outrora era conhecido como Campo da Dúvida.

Para fazer essa análise, é necessário listar os ginásios existentes. Fraiburgo conta com os seguintes ginásios. Ginásios Particulares: Ginásio da ART (de propriedade da empresa Trombini), Ginásio Padre Biaggio Simonetti (da Paróquia Imaculada Conceição), Ginásio do CEFRAI e da Escola Carlos Drumonnd de Andrade em construção. Ginásios Municipais: Jardim América, São Sebastião e Santo Antônio, Escola Antônio Porto Burda (todos construídos no mandato do saudoso Padre Biaggio prefeito no período de 1992 a 1995). Ginásios Estaduais na Escola Padre Biaggio, Gonçalves Dias e em construção na Escola São José.

Nenhuma das comunidades do interior possui ginásio poliesportivo. Isso mudará em breve, porque no Assentamento União da Vitória, precisamente na Escola Agrícola 25 de Maio, será construído o primeiro ginásio poliesportivo do interior de Fraiburgo, com recursos oriundos do governo federal, e certamente este ginásio estará aberto aos finais de semanas e noites para a prática esportiva dos pequenos agricultores (as) e para que o utilizem como espaço de lazer e cultura. A construção do primeiro Ginásio no Interior de Fraiburgo é fruto de vários anos de luta da comunidade escolar onde ele será instalado.

Nenhum dos ginásios citados acima tem quadra nas dimensões oficiais para a prática de FUTSAL, uma das modalidades mais populares em nosso município. Durante a última OLIFRAY, ficou claro a falta de ginásios e as difíceis condições que se encontram os existentes. Para citar um exemplo, no Ginásio Jardim América dos três banheiros destinados ao público masculino, apenas um estava em condições de uso, além disso, não tinha iluminação alguma no local.

O que mais me preocupa distinto leitor (eleitor), é saber que nos últimos 13 anos, não foi construído nenhum ginásio em Fraiburgo com recursos do governo municipal. Os quatro construídos no período foram: Dois com recursos privados nas duas escolas particulares e dois em duas escolas estaduais (Gonçalves Dias e Biaggio) e um quinto em construção na Escola São José.

Na administração anterior a essa, em três escolas as quadras poliesportivas receberam apenas cobertura. Já na atua administração que já dura praticamente 05 anos, apenas uma quadra poliesportiva foi coberta e outra recebeu paredes, além de pequenas reformas e melhorias nos ginásios municipais existentes.

Então podemos concluir caro leitor (eleitor), o falecido ex-prefeito Padre Biaggio Simonetti era um visionário e tinha profundo respeito para com os cidadãos-atletas praticantes das diversas modalidades. Pois em quatro anos construiu mais ginásios que os dois últimos prefeitos, sendo que um ficou no cargo 08 anos e o outro já está há 05. Certamente os desportistas de Fraiburgo, depois de ler essas linhas, dirão: “Que saudades do padre/prefeito”.

Por Jilson Carlos Souza, educador popular e da rede estadual de ensino.