quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Marka garante os primeiros pontos

Depois de uma paralisação de exatamente 80 dias, o Estadual da Primeira Divisão recomeçou na terça-feira (8). No Ivo Silveira, a Marka/Bastos/Pinheiro enfrentou Rio do Sul pela 3ª fase. Na anterior, classificou-se em 4º no geral entre 15 times. Os lageanos venceram por 5 a 4. A Marka respondeu com bravura a grande pressão dos riossulenses numa partida que permaneceu boa parte do tempo equilibrada, tanto que o desempate só saiu faltando dois segundos para terminar.

Embalada, espera o Moitas de Ituporanga, amanhã, às 20h15min. O adversário também jogou na terça-feira, em Chapecó e perdeu por 5 a 3. O treinador da Marka, Zé Elias, sabe disso e afirmou que os atletas estão conscientes que terão que evoluir mais para conseguir o objetivo que é mais três pontos em casa. Zé quer evitar arriscar como fez na terça-feira contra Rio do Sul. Faltando menos de um minuto para o final do jogo e com a partida empatada mudou a tática que chamou de suicida, pois um empate já era um bom resultado. Ele tirou o goleiro Wilton e colocou Polaco, que virou goleiro-linha.

“Polaco iniciou nas categorias de base como goleiro e vem treinando nessa posição. Quando enfrentamos o Chapecó na outra fase ele jogou no gol e criamos muitas oportunidades de marcar gol, não marcamos, mas também não levamos”, explica Zé Elias. Contra Ituporanga, os lageanos terão a chance de desempatar, pois nos dois encontros desta temporada a Marka perdeu por 6 a 3 e venceu por 1 a 0. O Inter não vai contar com Felipe (terceiro cartão amarelo), mas terá a volta do Tio Nanas, que cumpria suspensão automática por expulsão do último jogo. Para o técnico Douglas Pierrotti o placar foi resultado dos dois meses em que o time ficou parado. “Estamos pegando o ritmo da competição novamente, sabíamos que seria difícil” completou.

Padre Pedro comemora inclusão do suco de uva na alimentação escolar

Projeto do parlamentar teve veto derrubado, depois de articulação junto à
bancada Governista. Proposta deve virar lei já em 2010.

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina derrubou o veto do governador Luiz Henrique da Silveira ao projeto de lei 324/2009, que inclui o suco de uva no cardápio dos alunos de escolas públicas estaduais.

A proposta é do deputado estadual Padre Pedro Baldissera e agora deve ser transformada em lei em 2010. Apesar de inicialmente contrário à proposta, o governador reviu a posição depois de uma articulação do parlamentar junto à bancada governista, com o apoio da liderança do Governo. A decisão foi revista e os próprios governistas votaram pela derrubada do veto.

Padre Pedro afirmou que a aprovação garante benefícios aos agricultores, que cultivam uva ou que industrializam o suco, e aos estudantes, que terão acesso a um produto de qualidade, produzido dentro de Santa Catarina e que comprovadamente traz benefícios à saúde.

O projeto foi aprovado pela Assembleia em outubro. Além de um incentivo à cadeia vitivinícola, que congrega centenas de agricultores familiares, pequenas agroindústrias e cooperativas de produtores, o suco de uva tem em sua composição o resveratrol, substância considerada um antibiótico natural, que combate os radicais livres e a hipertensão. O consumo do suco de uva tem efeito antiplaquetário, inibindo a obstrução das artérias, além de prevenir a arteriosclerose e doenças cardiovasculares.

A aprovação é um passo significativo na integração de políticas públicas, neste caso, envolvendo a educação e a produção da agricultura familiar. "Ampliamos a qualidade da alimentação escolar e conseguimos garantir a permanência desses recursos no Estado", disse.

Atualmente são quase 400 mil refeições diárias, sem incluir os alunos do ensino médio. A sugestão é intercalar a bebida com outros sucos que já são adquiridos pelo Estado, o que mantém a diversidade no cardápio. Conforme a proposta, o Conselho Estadual de Alimentação Escolar fica encarregado de adotar as medidas necessárias à implementação do projeto.

Cássio Turra
Assessoria de Imprensa
Mandato Popular

Trajeto TRANSCATARINA 2010