segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Assédio a atleta de rival rende punição anual ao Chelsea

Eu vi e não quis acreditar mais pior que é verdade.....

Clube inglês foi condenado pela Fifa e não poderá realizar quaisquer contratações até 2011

Um dos clubes que mais investiram em contratações nas últimas temporadas do futebol mundial perderá esse “rótulo” por pelo menos um ano. Acusado de assediar o jogador francês Gael Kakuta, vinculado então ao Lens, o Chelsea foi punido pela Fifa com o impedimento de adquirir os direitos econômicos e federativos de quaisquer atletas profissionais nesse período.

Nesta quinta-feira, a entidade máxima do futebol confirmou a pena à agremiação inglesa comandada pelo russo Roman Abramovich – a diretoria dos Blues teria encorajado Kakuta a romper o contrato com a equipe da França.

“O Chelsea está impedido de registrar novos jogadores, seja nacionalmente ou internacionalmente, pelos próximos dois períodos inteiros de contratações, a partir da notificação da presente decisão”, diz comunicado oficial da Fifa.


Nas próximas duas janelas de transferência - em janeiro de 2010 e ao fim da temporada -, o treinador Carlo Ancelotti e seu staff terão de trabalhar apenas com os jogadores que já compõem o atual grupo.

“A Câmara de Resolução de Disputas entendeu que o jogador violou o contrato com o clube francês. Da mesma forma, considerou que o Chelsea induziu o jogador a essa violação”, apresentava ainda o informe.

Aos 18 anos, Kakuta, que atua nas seleções de base da França, também recebeu uma pena: ficará quatro meses sem poder atuar.

Um ressarcimento será devido ao Lens, com atleta e Chelsea tendo de desembolsar 780 mil euros ao clube francês (algo em torno dos R$ 2 milhões). Os ingleses ainda devem pagar uma taxa adicional de treinamento equivalente a R$ 350 mil.

Hoje no elenco reserva do Chelsea, Kakuta chegou em Stamford Bridge no começo da temporada passada e está afastado dos gramados por conta de uma lesão em um dos tornozelos. Canhoto e de técnica apurada, é considerado um dos mais promissores aspirantes do clube.