sábado, 20 de novembro de 2010

Números dos finalistas da 15ª edição surpreendem

Títulos, números e muito equilíbrio também fazem parte da decisão da Liga Futsal 2010 – principal competição do salonismo nacional. Na briga pelo lugar mais alto do pódio, Malwee/Cimed (SC) e Copagril/Faville/DalPonte (PR), que ficaram no empate no primeiro jogo da final (2 a 2), voltam a duelar na próxima terça-feira, 23 de no vembro. 

Com três títulos da Liga Futsal (2005/07 e 08), a equipe de Jaraguá do Sul é a segunda maior vencedora da competição nacional, atrás apenas das tetracampeãs ACBF e Ulbra, ambas do Rio Grande do Sul. Do outro lado, a Copagril, atual campeã paranaense, ainda luta pelo inédito título da Liga. Pelo Catarinense, o representante de Jaraguá do Sul soma seis conquistas.

Se por um lado a Copagril, do competente técnico Marquinhos Xavier, tem a defesa menos vazada da décima quinta edição do nacional com apenas 1,83 gols por jogo, a Malwee, comandada pelo experiente treinador Fernando Ferretti, conta com o ataque mais positivo (128 gols) e o artilheiro do campeonato, Falcão, que balançou as redes adversárias 39 vezes.

Se não bastasse a pontaria precisa do ala Falcão, melhor jogador de futsal do mundo eleito pela Fifa, à agremiação catarinense conta ainda com o pivô Lenísio – ponto de desequilibro nas últimas partidas. Com 21 tentos assinalados, Lenísio, cinco vezes artilheiro da Liga Futsal (recorde), também figura entre os goleadores desta edição.

Já na Copagril, como não poderia ser diferente, os destaques estão no setor defensivo. Além do gigante goleiro gaúcho Léo Oliveira, bicampeão da Liga pela Ulbra, o representante de Marechal Cândido Rondon conta com os eficientes fixos Renan e Rafael, principais responsáveis pela marcação paranaense.

Se levarmos em conta os dois confrontos entre Malwee e Copagril na Liga 2010, o time catarinense está em vantagem. Logo no seu segundo jogo na primeira fase, a equipe de Marechal encarou a de Jaraguá e foi derrotada em casa pelo placar de 3 a 2. Agora, já pela decisão, os finalistas empataram por 2 a 2. 

Semifinalistas do Moleque Bom de Bola estão definidos

Cruzamento definirá times que disputarão o título no domingo


O Campeonato Catarinense Escolar de Futebol – Moleque Bom de Bola 2010 terá seus jogos semifinais neste sábado, na cidade de Rio Negrinho, a partir das 9h, no Estádio Romédio Pilatti (Villa Nova) com as partidas do naipe masculino e ainda no estádio Luiz Bernardo Olsen (Ipiranga), pelo naipe feminino.
Nesta sexta-feira, 19, foi realizada a última rodada da fase classificatória, definindo assim, as equipes primeiro e segundo colocadas de cada chave da competição. As demais equipes se despediram da disputa nesta sexta e retornaram aos seus municípios de origem.
No naipe feminino, o time da EEB Lurdes Lago, de Chapecó, terminou a fase classificatória em primeiro lugar com 12 pontos na chave B. O segundo classificado foi o time de Papanduva, da EEB Alinor Vieira Corte, que na tarde desta sexta-feira enfrentou o time chapecoense e perdeu pelo placar de 2 a 1.
O técnico da EEB Lurdes Lago, Amauri Giordan agora se prepara para o confronto desse sábado às 10h15min contra o time da EBM Mª Ozório Zummer de Tangará, que foi campeão do Moleque em 2009. O confronto promete ser emocionante, já que as duas equipes mostraram um bom potencial na competição.
O time tangarense tem a seu favor o fato de ter sido o campeão da edição passada. Já as chapecoenses mostraram um bom desempenho durante todo o ano. Além de se classificarem para a etapa final do Moleque, foram campeãs dos Jogos Escolares de Santa Catarina, na faixa de 12 a 14 anos, na modalidade de futsal e disputaram às Olimpíadas Escolares Brasileiras, em Fortaleza, de onde voltaram campeãs. Agora se preparam para embarcar para Lima, no Peru, no dia 29 de novembro, quando vão representar o país no Sul-americano escolar. Tudo isso no futsal, embora 10 integrantes do grupo também e façam parte da equipe que disputa o Moleque Bom de Bola em Rio Negrinho.
Na outra semifinal feminina, às 9h, na partida que abre a rodada, no Estádio Villa Nova, estarão o time da EBM Ivone Teresinha Garcia de Camboriú e o time da EEB Alinor Vieira Corte de Papanduva.
 Classificação do masculino foi mais apertada
 Nas disputas do naipe masculino a classificação às semifinais foi um pouco mais apertada, principalmente na chave A onde duas equipes acabaram empatadas com seis pontos e o classificado foi definido pelo confronto direto. Com isso, o time do CE Recriarte de Camboriú fechou a disputa em primeiro e neste sábado enfrentará a equipe do EEB São Vicente de Itapiranga, segundo colocado do grupo B, a partir das 10h15min. Na outra semifinal, às 9h, estarão o Colégio Incentivo de Biguaçu contra o CNEC Marlon Olsen de Caçador.

Cláudia Sanz

Ultima Etapa do Campeonato Rally SC

Após as três primeiras etapas, o Campeonato Rally SC irá conhecer no dia 11 de dezembro os seus primeiros campeões na quarta e ultima etapa que se realizará na região de Florianópolis. As inscrições já estão abertas.

A prova desta vez será feita em parceria com o Jeep Clube de Florianópolis e LICIA. Este rally em particular será um pouco diferente dos demais, devido ao terreno e local a prova não terá as inúmeras pegadinhas como de sempre, mas com certeza o nosso Diretor Wagner irá fazê-lo o mais técnico possível. A cada etapa estamos pegando sugestões e aprimorando o que para todos já esta ótimo e vamos chegar em um formato de rally 4x4 que agrada a todos, sem se quer arranhar os carros, mas sempre preservando o estilo 4x4.

Competidores já fazem contagem regressiva para o 3º Transcatarina


















Competidores já fazem contagem regressiva para o 3º Transcatarina




Cerca de 80 duplas fizeram suas inscrições para a edição do ano que vem. As pré-inscrições têm vagas limita­das e já estão acabando.

Os preparativos para o Transcatarina 2011 começaram e a procura de equipes de todo o país mostra que a terceira edi­ção promete ser ainda melhor que as anteriores. Até agora, 78 duplas se inscreveram nas categorias Super Master, Graduado, Jeep, Junior, Turismo Light e Turismo Adventure. Os interessados devem ficar atentos aos prazos e limites de vagas. Para o ano que vem, a SC Racing permitirá somente 160 carros, sendo 130 nas categorias de competição e 30 nas categorias de Turismo. A edição 2011 será entre os dias 13 e 16 de julho.

Pela lista parcial, até agora se garantiram pilotos e navegadores de seis estados brasileiros, dentre eles equipes de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso. Uma das duplas que não perdeu tempo é de Rio Negrinho/SC. Daniella e Klaus Schumacher fizeram a inscrição assim que abriu pelo site www.transcatarina.com.br. “Ano passado foi tão bom quanto este e a cada edição o Transcatarina se supera. Assim que abriram as inscrições já tratamos de nos garantir. O rali é muito cansativo, mas é só lá que nos esquecemos do restante e aproveitamos a prova. O que mais gosto é que a disputa é no inverno, com todo o charme do clima na serra”, conta a piloto Daniella.

O roteiro do Transcatarina parte da serra e chega ao litoral, percorrendo cerca de 800 quilômetros. O maior rali de regu­laridade de Santa Catarina testa todos os limites dos competidores e, mesmo com tanta adrenalina, a direção de prova se preocupa em fazer uma disputa que não traga surpresas indesejáveis: “Fomos em todos os anos na categoria Junior e não é um rali qualquer. No primeiro ano não fomos tão bem e em 2010 ficamos em quarto lugar. Um resultado bom pra quem começou a andar de jipe logo neste rali! O melhor do Transcatarina é que a prova em termos de dificuldade é equilibrada, exigindo muito de piloto, navegador, mas não compromete o carro. Você compete sem se preocupar com quebras”, afirma o navegador Klaus.

Primeira parceria confirmada

Devido ao saldo positivo a cada ano, a SC Racing se preocupa em melhorar o atendimento aos competidores e fazer um rali de regularidade bem conceituado em todo o país. Com isso, os parceiros e patrocinadores do Transcatarina sempre renovam apoio ao evento. O primeiro que confirmou sua parceria no ano que vem foi o fabricante de guinchos e equipamentos off road Ensimec. A empresa sediada em Blumenau/SC, está no mercado há 19 anos. No início trabalha­va com manutenção industrial e produção de peças de máquinas de costura. Nos anos 90, a Ensimec começou a pro­duzir guinchos para utilitários. A peça fez muito sucesso e a maioria dos clientes que as encomendava eram os jipeiros amigos do presidente da empresa, Franco Gommersbach.

Franco também faz parte do meio off road, principalmente como piloto. Ele competiu a segunda edição do Transcatarina com a família e prometeu apoio ao terceiro ano, também com os parentes: “Foi um pouco cansativo, pois há muito tem­po não fazia rali, mas revivi grandes emoções, coisas que antigamente passava nas trilhas. Fui com a esposa e meu filho e todos gostamos. Quanto à organização da prova, tem alguns poucos detalhes a mehorar, mas nos moldes atuais está excelente. A parceria será mantida e vamos fazer de tudo pra voltar em família em 2011!”.

As inscrições devem ser feitas pelo site www.transcatarina.com.br. O regulamento e mais informações também estão disponíveis na página oficial do evento.

O Transcatarina 2010 tem o patrocínio: Ensimec, Hotel Renar e Trilha SC Troller.
Apoio: Prefeitura de Balneário Camboriú, Prefeitura de Lages, Prefeitura de Rio do Sul, Prefeitura de Fraiburgo, Prefei­tura de Atalanta, Prefeitura de Apiúna, Prefeitura de São Cristovão do Sul, Lave Bem Lavanderia, Recanto das Águas Hotel e Spa, Grafimax, Revista Planeta Off Road, Licia, Blukit, Posto Brasília/Ipiranga e Ativa Comunicação.
Realização SC Racing em parceria com o Jeep Clube de Blumenau.
Por: Caroline de Paula / AcelerAção Assessoria de Imprensa
Fotos: Paulo Valente