quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Em jogo difícil, Brasil vence Venezuela e fica a um passo da classificação

Tunja (Colômbia) - Em sua terceira partida no 3º Sul-Americano Sub-20, o Brasil venceu a Venezuela por 5 a 4, em um jogo emocionante, onde os brasileiros e venezuelanos se alternaram no domínio da partida. O confronto ocorreu em Tunja, na Colômbia, na noite desta terça-feira (9/12).

Com a vitória, o Brasil está a um passo da classificação para a semifinal, somando nove pontos em três jogos. Já a Venezuela, segue logo atrás do Brasil, com seis pontos em três partidas. A Seleção Brasileira folga nesta quarta-feira, retornando à quadra somente na quinta-feira (11/12), quando enfrenta o Uruguai no último jogo da primeira fase.

O Brasil teve um início de jogo muito bom. Com velocidade e tocando bem a bola, abriu o marcador aos três minutos com Dieguinho. Entretanto, passado os primeiros minutos, a Venezuela cresceu na partida e passou a forçar jogadas ofensivas em busca do empate. Em um descuido da defesa brasileira, Prato recebeu a bola livre, de frente para o gol, tocando por cima do goleiro para empatar a partida. O jogo seguiu equilibrado, com o selecionado brasileiro encontrando dificuldades para furar o bloqueio venezuelano. Ao mesmo tempo, a Venezuela gostava do jogo e se adiantava, utilizando o goleiro Rueda para armar as jogadas.

Como um dos principais jogadores da Venezuela, o goleiro Rueda tentou sair jogando e Pica-Pau se adiantou para roubar a bola e tocar para o gol vazio, aos 18 minutos, anotando o segundo do Brasil. Se de um lado o goleiro adversário falhou, foi a vez do goleiro brasileiro Nilton também falhar. O arqueiro do Brasil errou um passe e novamente Prato, com oportunismo, se adiantou e tocou para o gol, empatando o jogo, restando quatro segundos para o fim da primeira etapa.

Se o primeiro tempo foi emocionante, mais ainda seria a segunda etapa. Novamente o Brasil começou melhor, criando mais chances de gol. O goleiro adversário se esforçava para jogar e ao mesmo tempo defender, garantindo o empate. O Brasil pressionava, acertava a trave, mas a bola não entrava. Aos 24 minutos, em jogada de escanteio, Pica-Pau chutou direto para o gol, vencendo o arqueiro adversário, colocando novamente o Brasil em vantagem. Aproveitando o bom momento, o selecionado brasileiro criava diversas situações de gol, mas só conseguiu novamente balançar as redes aos 31 minutos, com Thiaguinho.

Apesar da vantagem, os venezuelanos não desistiram. Em duas jogadas semelhantes, conseguiram dois gols para empatar, com Espinosa e novamente com Prato. A poucos minutos para o fim, a torcida que lotava o ginásio torcia pela Venezuela, mas os brasileiros não se abateram e conseguiram reagir a pressão adversária. Bem seguros atrás, foram ao ataque a fizeram o quinto, com Darlan chutando de longe e Pica-Pau desviando para o gol, anotando seu terceiro no jogo. Nos segundos finais, quando a Venezuela se lançava desesperada para o ataque, o goleiro Nilton chutou de longe para a bola explodir na trave. Bem postado atrás, o selecionado brasileiro se fechou e garantiu a vitória.

Agora é a hora e a vez da Liga de Futsal


Equipe feminina se orgulha em poder alcançar a terceira colocação na copa do Brasil de Futebol e agora só pensa na Liga de Futsal.

“A Copa do Brasil foi um sonho”! Estas foram às últimas palavras do Técnico Edvaldo Erlacher minutos após a derrota sofrida no confronto com o Santos F.C. no último domingo (07) no primeiro jogo das semifinais da Copa do Brasil de Futebol Feminino 2008. Apesar da derrota o treinador estava tranqüilo e confirmou que a partir deste tropeço a luta por um título nacional no futebol ficará adiada para o próximo ano, pois reverter um placar de 3 a 0 contra uma equipe qualificada como o Santos nesse momento, devido as circunstâncias é uma tarefa quase impossível.

“O momento não é para ficar arranjando desculpas, até por um motivo muito simples, o time do Santos foi e é melhor do que o nosso, isso ficou muito claro no jogo deste domingo. Contudo, para o próximo ano, devemos contratar mais, trabalhar mais e equiparar a nossa equipe não só a do Santos, mas, a todas as equipes de São Paulo que são hoje a maior referência do Brasil quando se fala em futebol de campo feminino. Ainda somos uma equipe predominantemente de futsal e o tempo total de transição para o futebol vai depender de uma série de fatores, sendo o principal deles contração de mais atletas devido às exigências do campo”, desabafou o técnico.

Após a derrota em casa para a equipe santista, o treinador e a diretoria se reuniram a portas fechadas para decidir os rumos da equipe ainda nesta temporada, haja vista que ainda existe em disputa o título da Liga de Futsal a qual Caçador defende a hegemonia do título conquistado na última temporada. Depois de horas de debate, a reunião que se prolongou até há 1h da madrugada de segunda-feira (08), teve a seguinte conclusão. A equipe, a partir desta semana, dará ênfase total a Liga de Futsal e as ações começaram de imediato, tanto que Lucléia, Ariane, Marcela, Diana, Aline e Joziane não viajaram a São Paulo para o confronto no segundo jogo contra o Santos F. C. Para Edvaldo o motivo é simples: “No momento ainda temos duas competições a serem disputadas, uma com chances reais de título que é a Liga de Futsal e a outra com chances irreais devido ao resultado adverso de 3 a 0 que é a Copa do Brasil, penso que o momento é propício para deixar o orgulho de lado e correr atrás apenas do que realmente está ao alcance das nossas mãos. Mas, o treinador adverte, a Liga será muito difícil de ser conquistada e essa atitude de enfatizá-la não nos credencia diretamente a vencê-la apenas nos condiciona a isso juntamente com as outras três equipes, pois o título dependerá de muita dedicação e luta dentro de quadra”.

A equipe seguiu para São Paulo nesta segunda-feira (09) às 22hs com chegada a Santos prevista para as 12hs de quarta - feira (10). O jogo está confirmado para as 16hs no estádio da Portuguesa Santista e será transmitido ao vivo pela Sportv em canal fechado para assinantes. Após a partida o time segue para Londrina onde enfrentará a Unopar na quinta feira (11) às 19hs no primeiro jogo das semifinais da liga de futsal, o retorno a Caçador está previsto para a próxima sexta-feira (12) e a partida de volta que decidirá quem vai à final da competição será realizada na segunda-feira (15) às 20hs no ginásio do SESI em Caçador-SC.

As atletas sentiram muito a derrota do domingo, mas acreditam que mesmo desfalcadas podem realizar um grande jogo em São Paulo e conseqüentemente viajar para Londrina a fim de buscar a classificação à final da Liga.

Desiree Godoy, símbolo maior de garra da equipe feminina caçadorense, viajou para Santos, pois a atleta não jogará a primeira partida da Liga devido a sua expulsão no último jogo válido pela fase classificatória realizada em Caçador.

Edvaldo garante que a equipe, mesmo desfalcada, jogará em Santos com qualidade e buscará a vitória, para o treinador o importante agora é mesmo voltar a focar o futsal, pois terão um bi campeonato de Liga Nacional em disputa o que é de extrema importância para todos os caçadorenses. Quanto a Copa do Brasil o treinador disse: “No esporte e na vida temos que reconhecer o mérito próprio de cada conquista, mas, também, ter a grandeza de reconhecer o valor dos nossos adversários quando somos superados por eles, pois perder e difícil, mas, não saber perder é triste, por isso, penso que é fundamental seguir valorizando a entrega e a dedicação que as meninas praticam o esporte que aprenderam a Amar e, sobretudo praticar com os pés, com a cabeça e com a Alma”, finalizou Edvaldo.

UnoChapecó e Unesc iniciam decisão por vaga na final

Começa nesta quarta-feira (10/12), com o clássico UnoChapecó/NTozzo/Female e Unesc/FME, em Chapecó (SC), a etapa semifinal da Liga Futsal Feminina. Depois de passada a primeira fase da competição, restaram três equipes catarinenses e uma paranaense ainda na luta pelo título da principal competição do futsal feminino no país.

Se por um lado o clássico catarinense definirá um dos finalistas da competição, por outro lado, Kindermann/UnC/Caçador e Unopar/Londrina/Sercomtel reeditam a final da Liga Futsal Feminina 2007, na qual o clube de Caçador (SC), saiu vitorioso. A partida de ida do confronto entre paranaenses e catarinenses ocorre na quinta-feira (11/12), em Londrina (PR).

Na primeira fase o clube chapecoense ficou na segunda colocação da chave A, atrás apenas de seu maior rival, o Kindermann. Com isso, a equipe do técnico Éder Popiolski chega às semifinais com a responsabilidade de inverter a vantagem da Unesc, que ficou em primeiro na chave B, à frente da Unopar.

Popiolski, inclusive, acredita que o equilíbrio deverá prevalecer nas semifinais. "Queríamos a vantagem nesta final, porém não foi possível. De qualquer forma creio que o equilíbrio será vigente nesta disputa. Vale também lembrar que três dos semifinalistas são de Santa Catarina, demonstrando a força do estado no salonismo feminino nacional."

Vanessa, uma dos destaques da equipe de Chapecó na Liga Futsal Feminina, disse que tanto ela quanto suas companheiras estão focadas para esta primeira partida. "Agora estamos concentradas para encarar Criciúma na Liga. Nosso objetivo é claro e não podemos nos descuidar nessa partida tão importante."

Pelo lado da equipe de Criciúma, o técnico Hilmar Clasen quer manter o bom momento vivido na primeira fase, disputada em Goiânia (GO). Na ocasião, a Unesc teve uma campanha considerada perfeita, vencendo todas as suas partidas, sofrendo apenas seis gols e marcando dezessete.

A exemplo do UnoChapecó, a equipe vai à casa do rival para manter a vantagem e tentar chegar à sua primeira final de Liga Futsal Feminina. Para Taty, a equipe conseguiu o primeiro objetivo. "Conseguimos nosso objetivo que era a classificação em primeiro lugar, na primeira fase. Agora temos que pensar somente na semifinal", ressaltou.

A partida ocorre a partir das 20h15 e será disputada no ginásio Plínio Arlindo de Nês, em Chapecó (SC). O confronto de volta entre as duas agremiações catarinenses, ocorre no sábado (13/12), em Criciúma, no ginásio do Colégio São Bento, a partir das 20h.

Apesar da vitória, Pipoca fica insatisfeito com a exibição do Brasil

Tunja (Colômbia) - O Brasil conseguiu mais uma vitória, na tarde desta segunda-feira (8/12), ao derrotar Costa Rica por 8 a 0, porém a forma como a equipe atuou, principalmente seu setor ofensivo, deixou o treinador Marcos Sorato, o Pipoca, bastante descontente. O selecionado brasileiro encontrou pela frente uma equipe frágil, porém insistiu em perder gols, demonstrando uma displicência em seu ataque.

"O time não jogou como deveria. Conseguimos uma vitória, mas fizemos um jogo ruim. Não tivemos postura e o ataque se mostrou displicente. Se queremos brigar pelo título, temos que jogar muito mais, já que teremos adversários muito mais difíceis pela frente", afirma o treinador Pipoca.

Quando o treinador reclama sobre a atuação da equipe, ele se refere às diversas situações criadas, porém o excesso de preciosismo na hora de finalização e até mesmo a desatenção impediu um placar mais amplo. "Cobrei atitude da equipe neste jogo. Se jogarmos novamente dessa forma, não vamos chegar a lugar algum", ressalta.

Para o pivô Dieguinho, autor de três gols na partida, realmente a equipe precisa jogar muito mais do que mostrou diante da Costa Rica. "Jogamos abaixo do que realmente podemos, mas conseguimos uma boa vitória. O time estava displicente, principalmente na finalização. Perdemos muitos gols e isso não pode voltar a ocorrer. Não temos nenhuma razão para isso, já que na primeira partida, quando sentimos o peso da estréia, jogamos bem melhor", explica.