quarta-feira, 9 de junho de 2010

Videira é campeão da fase micro-regional dos Joguinhos

Videira disputou de 4 a 9 de junho, nas cidades de Salto Veloso e Arroio Trinta, a 4ª Etapa Classificatória dos 22º Joguinhos Abertos de Santa Catarina. A competição reuniu atletas de 14 a 19 anos, de município das regionais de Videira, Caçador e Joaçaba. Videira trouxe para casa um ouro e uma prata, além do direito de participar da próxima etapa em duas modalidades, nos naipes feminino e masculino.

O ouro foi conquistado pelo futsal masculino e a prata pelas meninas do futsal. A equipe feminina do vôlei ficou na quarta colocação, e também garantiu vaga junto com o time masculino de vôlei, para a etapa regional que acontecerá de 2 a 7 de julho em Campos Novos. A equipe de futebol não obteve classificação.

A decisão do futsal masculino foi no clássico contra Caçador e como sempre acontece quando os dois municípios se enfrentam a rivalidade foi a tônica da partida. Pra aumentar a emoção e valorizar a conquista o título só veio na morte súbita depois de dois tempos de prorrogação sem alteração de placar (no tempo normal foi 2x2).

A coordenação dos times foi dos professores Vilsinho e José Lopes no futebol, Márcio Ricardo Bondan no futsal e Raquel Danieli Deon no voleibol.


Foto: Cesar Altenhofen/Prefeitura de Arroio Trinta

Videira ficou com o título no futsal masculino.


Fonte:Boteco do Pardal

Sobre a partipação de Fraiburgo,vamos ver se tem alguma coisa de bom para se falar!

Congresso técnico dos Parajasc define últimos detalhes da competição em Itajaí

Os Parajasc serão de 24 a 30 de junho em Itajaí com a participação de 1.691 atletas

Representantes dos 60 municípios estiveram nesta terça-feira (8) no auditório da Associação dos Servidores da Prefeitura do Municipal de Itajaí (Aspmi) participando do congresso técnico da 6ª edição dos Jogos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) que será de 24 a 30 de junho.

Durante o congresso os dirigentes esportivos discutiram os últimos detalhes referentes ao evento como sorteio das chaves das modalidades coletivas, inscrição de atletas, alojamentos e locais de competição.

Entre as autoridades presentes no congresso, pela Fundação Catarinense de Esporte (Feporte) Lilian de Fátima Pinto, diretora de esporte, Ademar José da Silva, gerente financeiro, Fernando Salm, gerente de esporte e participação e Volney Schlickmann, integrador esportivo. Presentes também Álvaro Simão, superintendente da Fundação Municipal de Esporte e Lazer de Itajaí e Silvio Iran dos Santos, gerente de turismo, cultura e esporte da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Itajaí.

Os Parajasc são destinados a atletas com deficiência física (DF), intelectual (DI), auditiva (DA) e visual (DV) que disputarão nos sete dias de competição modalidades como basquete, futsal, tênis de mesa, atletismo, bocha, ciclismo, goalball, natação e xadrez.

O evento é promovido pelo Governo de Santa Catarina por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Regional e Prefeitura de Itajaí. Conta com o apoio da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) e das associações e federações dos deficientes físicos, intelectuais, auditivos e visuais de Santa Catarina.

Para este ano participam 1.691 atletas e mais 500 profissionais na organização. A maior delegação é a de Chapecó com 170 pessoas entre atletas (120) e dirigentes. O município venceu todas as edições dos Parajasc.

A abertura será dia 24, às 19 horas, no Centreventos de Itajaí. E no dia 25 a competição começa com a bocha DI, DV,DF, andante e cadeirante. Ainda no dia 25 tem início o tênis de mesa DA e DI e o basquete DI. Neste dia um dos momentos mais aguardados serão as partidas de futsal DA e DI.

Promovendo o esporte adaptado

No dia 26 será a vez do atletismo DA e DI, da bocha DA e a da bocha para-olímpica. E ainda o basquete DF e cadeirante, além do xadrez DA e DF e goalball. O ciclismo DV inicia dia 27, juntamente com o tênis de mesa DF, que inclui ainda andante e cadeirante. Nesta data está marcada também a estréia da bocha feminina DF e andante, além do ciclismo DV.

A partir do dia 28 os para-atletas lutarão por medalhas no atletismo DF, DV e também da natação DA e DI. No dia seguinte, dia 29, a competição se encerra com a natação DV.

Os Parajasc têm como finalidade favorecer o desenvolvimento global da pessoa com deficiência e sua integração na sociedade, pela prática esportiva adequada às suas necessidades especiais. Têm como objetivo ainda favorecer aos para-atletas a oportunidade de participarem de atividades esportivas incentivando o surgimento de novos valores, além de divulgar e promover o esporte adaptado em Santa Catarina.

Para o diretor técnico da Fundação de Esporte de Jaraguá do Sul, Idemar Ângelo Tomasi, o Sarandi, os Parajasc já estão consolidados. “É um evento que está se profissionalizando a cada edição. E para qualquer gestor público é um aspecto importante fortalecê-lo”. Para Léo Bernadi, coordenador do paradesporto de Chapecó, os Parajasc são tão importantes que criam uma expectativa exagerada. “Todo dia recebo de cinco a seis ligações de atletas perguntando como participar da competição. Isso mostra a importância do evento”.

Locais das competições

Bocha Parolimpica – Pavilhão de eventos da Marejada

Bocha feminina DF – Sindicato dos Metalúrgicos, bairro São João

Bocha masculina DF e andante – Sindicato dos Metalúrgico, bairro São João

Bocha feminina DF cadeirante – Cancha do Tala, bairro São Judas

Bocha Feminina DI – Bar do Valdir Orsi, bairro Espinheiro

Bocha masculina DI Centro Social da PM, Praia Brava

Bocha feminina DV – Aspmi, bairro Cidade Nova

Atletismo DI, DF,DV – Pista Municipal de Atletismo

Ciclismo DV – Av. Beira Rio

Natação DA, DI, DF, DV – Piscina do Clube de Campo Itamirim

Tênis de mesa DA, DI – Ginásio do Colégio São José

Xadrez DF, DA – Salão de festa da Aspmi

Basquete DI – Ginásio de Esportes Colégio Salesiano

Basquete DF cadeirante – Ginásio de Esportes da Univali

Futsal DA – Ginásio de Esportes da Univali

Futsal DI – Ginásio de Esportes João Colares

Assessoria de Comunicação Fesporte

Caçador sediará o 1º Parajesc de Santa Catarina

As competições serão de 15 à 19 de junho

Superação é o grande exemplo que cerca de 130 estudantes especiais catarinenses vão mostrar durante o 1º Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina, na cidade de Caçador, no período de 15 à 19 de junho.

O Parajesc é uma promoção do Governo de Santa Catarina através da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte e Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte). O evento irá mobilizar cerca de 250 pessoas, entre paraatletas, dirigentes e organizadores conta também com apoio da Prefeitura Municipal e Secretaria de Desenvolvimento Regional de Caçador, além das federações catarinenses de deficientes auditivos, físicos, intelectuais e visuais.

Participarão do 1º Parajesc, alunos de 12 a 15 anos de diversas instituições de ensino de Santa Catarina que vão disputar cinco modalidades: atletismo, bocha PC, goalball, natação e tênis de mesa. Estão inscritos 40 estudantes no segmento de deficiência auditiva, 40 no físico, 35 no intelectuais, e 15 no visual.

As competições do atletismo serão realizadas na Pista Municipal de Caçador; a natação, na piscina da Academia Transpiração; o tênis de mesa, no Ginásio da Escola Irmão Léu; o goalball, no Ginásio da Escola Dante Moscone e a bocha PC, no Ginásio da APAE.

O presidente da Fesporte, Pedro Lopes, ressalta que pelo número de inscrições, o Parajesc nasce fortalecido. Chamando atenção não só em Santa Catarina, mas a nível nacional e está no mesmo patamar dos Parajasc. Para Pedro Lopes, o Parajesc traz mobilidade e infraestrutura às cidades, agregando trabalho e congraçamento duas metas que são buscadas pelo Governo do Estado.

Segundo Ademar Silva, gerente de esporte de base e inclusão da Fesporte, os 1º Jogos Escolares Paradesportivos já estão com toda a estrutura montada desde o ano passado, quando Caçador realizou os Parajasc. Os campeões dos Parajesc e ainda do parajasc até 19 anos vão compor a seleção catarinense que disputará às Para-Olimpíadas Escolares Brasileiras de 6 a 11 de setembro na cidade de São Paulo.

A abertura do 1º Parajesc será dia 15, às 19h30min, no pátio coberto da Fundação Municipal de Esporte de Caçador. Neste mesmo local será colocado um telão para que todos possam assistir ao jogo de estréia do Brasil pela Copa do Mundo, na África do Sul. Para Ademar Silva, o jogo Brasil e Coréia do Norte terá uma torcida muito especial em Caçador.

Colaborou Assessoria Fesporte