domingo, 6 de dezembro de 2009

Brasileirão Flamengo. é o mais cotado para o título

É neste domingo chega ao fim o Campeonato Brasileiro de 2009, da série A. Quatro times brigam pelo título, Flamengo, Internacional, Palmeiras e São Paulo. Nunca, desde a era de pontos corridos, adotados em 2003 na competição nacional, a briga pelo título foi tão acirrada.

O líder Flamengo é o time com maiores chances de comemorar, pois depende apenas dele mesmo. A festa no Estádio do Maracanã para receber torcedores e o time rubronegro está montada. O time carioca precisa vencer o Grêmio, no último jogo da rodada. Com 64 pontos, se vencer, é campeão com 67 pontos. As outras três posições serão para os clubes que garantem vaga na Libertadores, junto com o Mengo, em 2010.


Com disputa em pontos corridos o time que mais venceu foi o São Paulo, tricampeão (2006, 2007 e 2008). Com o novo sistema, os times tiveram de se adaptar, o Flamengo é um dos exemplos de clubes que aprenderam com o tempo a melhor forma de encarar o campeonato. Desde 2003 o time evoluiu de posições, brigas contra o rebaixamento, vagas na Sul-Americana, a disputar à vaga na Libertadores, e a disputa ao título do campeonato, após 17 anos de jejum.

No domingo todos os olhos estarão voltados para o jogos entre Flamengo e Grêmio (Grêmio não briga por nada). Alguns torcedores de times que dependem da vitória do Grêmio acreditam que o time gaúcho possa facilitar para o carioca. E para a partida, o tricolor terá desfalques, os zagueiros Réver e Rafael Marques, que sentem dores musculares, estão fora do jogo. A informação foi confirmada pelo vice de futebol do Grêmio, Luiz Onofre Meira. “O Réver e o Rafael Marques não vão jogar. Estão no departamento médico”, afirmou.

Com a dupla, sobe para seis o número de desfalques do Tricolor. Jonas e Magrão, machucados, Tcheco, que se despediu do clube no último fim de semana, e Fábio Rochemback, suspenso, também estão fora. Os demais jogadores têm condição de jogo, mas não estão garantidos na lista de convocados que o técnico Marcelo Rospide fará a partir das determinações da diretoria. O comandante ressalta que os atletas querem jogar.

O São Paulo enfrenta o Sport em casa, o Palmeiras vai ao Rio pegar o Botafogo (briga para fugir do rebaixamento) e o Internacional recebe o Santo André (tenta escapar da série B de 2010). Outros dois times podem ser rebaixados — Coritiba e Fluminense—, que se enfrentam em Curitiba.

Números do brasileirão 2009
Melhores ataques
Grêmio: 66 gols marcados
Goiás: 62 gols marcados
Avaí: 60 gols marcados

Piores ataques
Atlético PR: 40 gols marcados
Corinthians: 45 gols marcados
Santo André: 45 gols marcados

Melhores defesas
Internacional: 41 gols sofridos
Flamengo: 42 gols sofridos
Palmeiras: 42 gols sofridos

Piores defesas
Náutico: 70 gols sofridos
Sport: 67 gols sofridos
Goiás: 61 gols sofridos

Curiosidades
Maior goleada: 5 X 0, Coritiba x Flamengo
Placar mais repetido: 1 x 0 (58 vezes)
Time que mais ganhou: 18 jogos Flamengo e Internacional
Time que mais perdeu: 20 jogos Sport
Time que mais empatou: 14 jogos, Botafogo