sexta-feira, 23 de abril de 2010

Especial sobre futsal: Primeira divisão

Begair Godóy | Lages

A temporada 2010 do Estadual de Futsal da Primeira Divisão tem tudo para ser marcada por muitas emoções, uma vez que, três equipes estão inscritas na categoria, e por conta disso a tendência é ter clássicos frequentemente. Com isso quem ganha são os serranos. E os lageanos já puderam conferir o primeiro clássico entre Inter Lages Futsal/Uniplac e Caça e Tiro/Lages vencido pelo Inter por 2 a 1. A Associação Marka/Bastos/Pinheiro também estreou em Seara e foi derrotada em 3 a 2.

Como o Inter tinha mando de quadra o encontro com o Caça e Tiro foi no Jones Minosso, no feriado de Tiradentes e acompanhado por quase mil pessoas. O Caça mandará seus jogos no ginásio do Caça. Em quadra a experiência do Colorado contra a juventude do Caça e Tiro prevalecendo a experiência dos vermelhos comandados por Rodrigo Rodrigues. O jogo foi bastante movimentado, teve boa marcação intermediada por falhas dos dois clubes, que só com o tempo vão se corrigir. Marcaram para o Colorado, Kekete e Karin e pelo Caça, o jogador Rodolfo.

A equipe do Caça e Tiro do treinador João Fu-fu mostrou que tem potencial para engrenar na divisão, embora o foco da equipe nesta temporada seja a sub 20 também do Estadual. Ainda mais que nas duas competições a equipe será a mesma. No clássico no feriado nacional o desempenho dos jogadores mostrou que estão preparados para enfrentar a maratona de jogos. Hoje e amanhã, o grupo volta à quadra pela sub 20 na estreia da categoria. Os jogos serão em Caçador e os garotos do Caça e Tiro irão enfrentar outra equipe lageana, a Associação Carnavalesca e Desportiva Comunidade do Bairro Várzea (ACBV) do treinador João Eduardo da Silva Pacheco, o Sargento Pacheco.

Depois de 10 anos com as sub 13, 15 e 17 o Clube Caça e Tiro nesta temporada decidiu focar os trabalhos no resgate de sua história no cenário Estadual. Pelas conquistas no passado, como o bicampeonato estadual juvenil, 1975 e 1976, bi estadual adulto, 1981 e 1982, campeão sul-brasileiro em 1983 e participação da Taça Brasil, 1982 e 1983.

Já o Inter disputa a primeira divisão pela segunda vez consecutiva, mas tem um histórico memorável nos Estaduais. (Confira na matéria ao lado). Ano passado foi desclassificado na segunda fase quando 15 equipes disputaram o Estadual da primeira divisão, que dá acesso à Divisão Especial.

A Associação Marka Bastos mudou a estrutura começando pela comissão técnica: o conhecido treinador Zé Elias deixou a função e agora responde pela supervisão do clube. Daniel Marques assumiu o comando da Associação que estreou fora de casa, no feriado de Tiradentes, com derrota (3 a 2) frente à equipe de Seara. A Marka volta à quadra neste sábado (24) e desta vez joga em casa, no Ivo Silveira, e tenta se reabilitar diante da equipe de Herval do Oeste.

Regulamentos

Além da Marka, Inter Futsal, Clube Caça e Tiro disputam a divisão, Rio do Sul, Moitas de Ituporanga, Videira, Herval D’Oeste, Pinhalzinho, Seara, Caçador e Saudade. A forma de disputa será diferente dos últimos anos, na primeira fase jogarão todos os 11 clubes em uma única chave somente turno, onde classificam-se os oito melhores que farão o sistema de mata-mata em turno e returno até chegar ao campeão da primeira fase, que por sua vez, estará classificado automaticamente para a semifinal. Já na segunda fase será o returno com a mesma fórmula da primeira fase, até chegar a outro vencedor que estará classificado também para a semifinal, e os dois times que tiverem melhor índice técnico na primeira e segunda fases estarão classificados para a semifinal.

Inter, uma história de duas décadas

Lages
Nelson Rodrigues é um cara “viciado” em futsal, prova disso é que há 20 anos lida com a modalidade. Hoje ele é vice-presidente do Inter Lages Futsal/Uniplac que já foi Belamar/Puma, na época idealizado por ele, Jânio Barbosa e Ozamir Coelho. Nesse tempo passaram pelo Inter mais de 500 atletas. Alguns brilham no país todo e fora como Fabrício (Espanha), Japonês (Guarapoava/PR, Pimenta, Ferrugem e Bolacha (Itália), Jeff (Unisul). O Alemão que hoje defende as cores da Chapecoense jogou com a gente desde os 10 anos de idade”, destaca.

Assim como os atletas que passaram pelo time foram muitos, os títulos também entre citadino e estaduais e vários torneios em quase todas as categorias. “Só no ano passado fomos bicampeões em Agronômica, Otacílio Costa, microrregional e estadual do Sesc de forma invicta e ainda vice-campeões no citadino”, enumera o vice-presidente. Em 2003 foram 3° colocados no Estadual quando disputaram a semifinal com Joinville. “Tivemos o artilheiro Paulinho Viana com 43 gols. Em 2004 fomos 4° na Copa Santa Catarina, vice-campeões do torneio Brejeiros da Madrugada em Rio do Sul (1998), 3° na Copa Sul, e diversas vezes campeões regionais dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina e boas participações no Jasc.

Fonte:Correio Lageano

Especial sobre futsal: treinadores

Quando um treinador se dispõe a comandar um time, a primeira ideia que vem é “conquistar título” e repassar conhecimento e isto nunca foi diferente. Mas, uma coisa é certa, as cobranças sempre existirão, porém o fundamental é que todos se sintam úteis e responsáveis pelo desempenho da equipe.

O espírito de colaboração também vem com o pacote e apesar de definir-se tarefas, os atletas devem estar aptos e disponíveis para o que for necessário. Todos têm de saber tudo e de tudo.

É assim com os times de Lages. Treinadores preocupados com o desenvolvimento dos jovens e crianças em especial, tanto na parte social, emocional, psicológica como na parte técnica e tática.

Sabe-se que são necessárias algumas qualidades para exercer o cargo de treinador de futsal, por isso é importante salientar que todas estas qualidades podem e devem ser aperfeiçoadas.

A disciplina é indispensável para se conseguir bons resultados no trabalho. Ela tem início no cumprimento rigoroso dos horários estipulados tanto do treinador como dos jogadores.

Mas tudo isso funciona se treinador e jogadores contarem com a estrutura e tiverem o mesmo desejo de fazer um trabalho sério, boa organização, uma filosofia bem clara e simplicidade para aceitar críticas e discutir estratégias.

Conheça um pouco sobre os treinadores

Alexandre Borges (36), o Dudu da Ki-Bola estreia no Estadual como treinador. Na temporada de 2010 comanda a equipe sub 9. Experiência com a criançada não falta pois, ele é assistente do Gean Telles, árbitro da Fifa no comando de escolinha da modalidade há mais de seis anos. Disse que ele e a equipe, estão preparados para o estadual. “Será uma experiência diferente, mas creio que tudo dará certo”, frisa Dudu que também é atacante) e goleiro no futsal.

João Gilmar Rossi (João Fu-fu) é conhecido nas quadras do estado e da cidade há mais de dez anos por comandar times da categoria de base. Pelo Hélio Moritz treina a equipe e sub 15 que já estreou nesta temporada e pelo Caça e Tiro, a sub 20 que disputa a primeira divisão com o mesmo time. O treinador lageano orgulha-se por poder passar conhecimentos a “jovens promessas” e também de contribuir para a busca deles na afirmação da modalidade.

O representante comercial Daniel Marques (30) assumiu o comando da Associação Marka Bastos nesta temporada no lugar de Zé Elias que passou a ser supervisor do clube. No Estadual vai ver o time por outro ângulo, já que foi jogador até 2008, ou seja, treina seus colegas. Em 2007 defendeu a camisa do Inter/Futsal. Como treinador já se firmou no cenário lageano. No seu comando, a Vancar foi campeão do citadino. No Jocol defende o Americano.

O professor Marcos Francisco Reis Pereira (46), o Marquinhos é gaúcho de Cruz Alta e adotou Lages para viver e passar seu conhecimento do futsal. Chegou em Lages em 2002 para treinar a seleção do município nos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). Em 2004 e 2005 comandou times de futsal de Curitibanos e Indaial respectivamente. Desde 2006, comanda times das categorias de base e neste ano está à frente das sub 13, 15 e 17 e ainda auxilia o Dudu da Ki-Bola que é treinador da sub 11. Marquinhos divide os trabalhos com João Fu-fu quando o assunto é seleção de Lages. Ambos treinam equipes que disputam as competições organizadas pela Fesporte. Embora goste de lidar com as categorias de base tem pretensões de comandar um time adulto. Já foi sondado por vários times, mas não chegaram num acordo financeiro compatível com a função.

O ala esquerda Rodrigo Rodrigues de Jesus (28) está de férias no Brasil. Sua equipe, a italiana Terano foi desclassificada do Campeonato da série A2 e por isso, o time dele só volta a jogar em agosto. Neste tempo, Rodrigo vai treinar o Inter Futsal/Uniplac. O rapaz mostrou que tem visão pois o colorado estreou na primeira divisão com vitória em 2 a 1 diante do time também lageano Caça e Tiro no feriado de Tiradentes. Rodrigo joga futsal desde os cinco anos.

Luis Carlos Mota dos Santos (37) é professor de educação física e este ano empresta sua experiência para a sub 9 do Estadual. A equipe ainda não estreou, mas os treinos estão de “vento em popa”, nas terças e quintas-feiras no Ivo Silveira. Esta será a primeira vez de Caio, como é chamado no meio esportivo à frente de uma equipe que joga o Estadual. Ano passado, Caio treinou o time de Campo Belo do Sul que também jogou o Estadual da Primeira Divisão.

João Eduardo da Silva Pacheco (45), o sargento Pacheco encara pela segunda vez seguida o Estadual de Futsal da sub 20. Costuma dizer que “conhece” o futsal desde que nasceu. Começou a jogar com 16 anos e defendeu Lages pelo Aimoré e Hélio Moritz times da sub 20. Também gosta de futebol e tem até um time de futebol disputando a primeira divisão do Jocol. Fundou uma escolinha de futsal em 2006, a ACBV e lá ensina o que aprendeu em tantos anos de prática.

Fonte:Correio Lageano

CONFIRMADO HOJE E AMANHÃ NAPOLI SUB 20 E ADULTO

A FEDERAÇÃO CATARINENSE MANTEVE OS JOGOS DO CAMPEONATO ESTADUAL
DA CATEGORIA SUB 20 E ADULTO QUE ACONTECEM HOJE NO GINÁSIO FLAVIO CRUZ E AMANHÃ NO GINÁSIO PAULO SCHIEFFLER AQUI NA CIDADE DE CAÇADOR.

HOJE AS 19:30 HORAS E AMANHÃ ÁS 16:00 hrs A EQUIPE SUB 20 ENFRENTA AS EQUIPES DE LAGES DO CAÇA E TIRO E DA ACBV.

AMANHÃ A NOITE NO GINÁSIO PAULO SCHIEFFLER ESTA MANTIDO O JOGO DA CATEGORIA ADULTO CONTRA A EQUIPE DA CIDADE DE PINHALZINHO, JOGO ESTE QUE SERÁ TRANSMITIDO PELA RADIO CAÇANJURE E SERÁ A APRESENTAÇÃO DA EQUIPE FRENTE AOS CAÇADORENSES.

Fonte:Assessoria de Impreprensa Napoli

MAIS 100 GAROTOS NO PENEIRÃO DO CAC NA PISTA OLÍMPICA


Dentro das perspectivas do planejamento estratégico do Caçador Atlético Clube, neste feriado do dia 21 de abril foi um dia especial na busca de novos talentos da nossa região. Estiveram participando do peneirão do CAC cerca de 100 garotos, com idade de 13 a 17 anos, muitos destes acompanhados de seus pais.

AVALIAÇÃO FOI UM GRANDE SUCESSO

Destacados como pontos positivos do evento pelo o coordenador técnico Cristiano do clube que definiu como um grande sucesso, citando a presença de mais de 100 atletas, a qualidade técnica de todos os atletas participantes, a parceria com a Associação Marcos Olsen e com as Escolinhas da Fundação Municipal de Esportes que proporcionarão uma continuidade a todos os atletas e principalmente a iniciativa da diretoria do Caçador Atlético Clube em realizar esse evento e também o clima que contribuiu para a realização da avaliação.


Um dos jovens que participou da atividade foi Gustavo Eron Mattana, que hoje reside em Fraiburgo e veio para Caçador para participar da avaliação. Gustavo conta que um dos seus objetivos é jogar em um grande clube, ele também salienta que esta ação foi uma ótima iniciativa do CAC, pois com ela um grande número de jovens tem oportunidades de mostrar o seu talento.

Já seu pai Laudenir Matana enalteceu a iniciativa, citando que com ela, os jovens se voltam para pratica esportiva e ao mesmo tempo os afasta das drogas, da malandragem e outras coisas ruins do mundo de hoje, além oferecer a oportunidade de no futuro serem jogadores de futebol.
Os jovens selecionados foram:

SUB 15
Gentil Santos Rafael Almeida, João Paulo Schinaider, Ailton Palhano, João Paulo Kogikoski, Diei Carlos, Cleber Ribeiro, Lucas Cardoso e Luis A. Abatti.

SUB 17
André Rodrigues, Felipe Oliveira, Gustavo Mattana, Paulo Antunes, Kessy Jhones dos Santos, Alisson Padilha, Emerson da Silva Biki, Júlio Cesar Maciel, Gilson Camargo, Michel Pachevitch e Kleser S. Santos

ADV/Unoesc/Sintricavi goleia Caçador por 6 a 1!


Na noite de Quarta Feira dia 21 de Abril feriado, a ADV/Unoesc/Sintricavi estreou no Campeonato Estadual da 1ª Divisão contra a equipe de Caçador. Uma vitória seria excelente para a equipe iniciar o estadual com mais confiança e reabilitando as derrotas sofridas nos últimos jogos. Porém a vitória veio sobre a equipe de Caçador e com uma goleada por 6 a 1 e com vários golaços.

Padilha(2), Britto, Nado, Douglas e Ademar, foram os autores dos gols que deram alegria ao torcedor que compareceu no ginásio com muita chuva. O público foi de mais de 600 pessoas, que vibraram e conferiram que a ADV/Unoesc/Sintricavi estreou bem na competição.

Agora neste Sábado a ADV enfrentará a equipe de Agrolândia fora de casa, e para a comissão técnica o time deve se comportar da mesma maneira que se comportou contra Caçador, criando jogadas e buscando os gols. Um resultado positivo é esperado pela Diretoria e seus jogadores. O Início do jogo será às 20h15 no Ginásio Municipal de Agrolândia.

Fonte:ADVFUTSAL

Copa SC: Moitas a uma vitória do título

Na noite desta quinta-feira, dia 22, foi realizada a segunda rodada da fase final da Copa Santa Catarina de Futsal, em Concórdia. Na primeira partida, o Moitas empatou com a equipe de Capivari em 0 a 0. Na sequência, o time da casa venceu a Chapecoense por 5 a 1.

Com os resultados, o Moitas assumiu a liderança do quadrangular com 10 pontos. A equipe de Chapecó é a segunda com nove. O time de Concórdia tem sete, em terceiro. Na última posição, o Capivari Futsal não tem mais chances de conquistar a taça.

Nesta sexta-feira, dia 23, no Centro de Eventos de Concórdia, acontece a última rodada da fase final. Às 19h, a Chapecoense enfrenta o Capivari. Às 20h, o Moitas enfrenta os donos da casa.

Chances:

O Moitas depende apenas de uma vitória simples para vencer a Copa SC. Já o time de Chapecó precisa vencer e torcer para o Moitas não ganhar de Concórdia. O time da casa tem a situação mais complicada. A equipe precisa derrotar o grupo de Ituporanga por mais de 2 gols de diferença e tem que torcer para a uma vitória de Capivari contra a Chapecoense.

Agora, se o time do Oeste empatar e Concórdia derrotar o Moitas, as três equipes vão terminar a fase final empatas com 10 pontos. O título poderá ficar com a equipe que levar menos gols. No momento, o Moitas teve as redes balançadas 15 vezes, a Chapecoense também tem 15 e a equipe da casa sofreu 16 gols.

A rodada final promete muita emoção na noite desta sexta-feira.

Fonte:Esporte Alto Vale

Conferência Estadual de Esporte será realizada nos dias 29 e 30 de abril, no Hotel Maria do Mar em Florianópolis.

Depois das reuniões regionais realizadas, agora é a vez da 3ª Conferência Estadual do Esporte programa para os dias 29 e 30 de abril em Florianópolis. O evento será no Hotel Maria do Mar e deverá contar com mais de 2 mil participantes de todo o Estado.

Viabilizar a discussão em diversos setores do esporte e abrir espaço para a formulação de diretrizes e a criação de uma política pública para o esporte nos próximos 10 anos, esses são os objetivos da Conferência, que ainda elegerá delegados para a Conferência Nacional, de 3 a 6 de junho em Brasília.

“É de suma importância que os catarinenses se apresentem às discussões, pois é com elas que conseguiremos enumerar diretrizes e tendências para uma política pública esportiva visando os ciclos dos próximos anos que culminam com a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016", explica a coordenadora da Conferência Estadual, Rosangela Gomes de Castro.

O evento tem uma comissão organziadora que conta com representantes Conselho Estadual de Esportes; Fesporte; Conselho Regional de Educação Física; Tribunal de Justiça Desportiva; CONDIESEF; Secretaria de Estado da Educação; AFESC; Sistema "S"; AJIDEV; Ongs e Asesc.

Assessoria de Comunicação Fesporte

Pedro Lopes assume Fesporte com promessa de cumprir calendário de eventos


Cerimônia também deu posse ao Secretário de Turismo, Cultura e Esporte Valdir Walndowsky

Na manhã de ontem quinta-feira, dia 22 de abril, no Teatro Pedro Ivo, anexo ao Centro Administrativo do Estado, em Florianópolis, foi realizada a cerimônia de posse do novo secretário de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina, Valdir Walendowsky e do presidente da Fesporte, Pedro de Oliveira Lopes. Os dois foram empossados pelo Governador Leonel Pavan. A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades estaduais e municipais, além de presidentes de federações, dirigentes e esportivos.

Pedro Lopes, que até poucos dias era o presidente do Conselho Estadual de Esporte, assume a Fesporte até o final do ano de 2010. Seu antecessor, Carione Pavanello, se afastou das funções no dia 1º de abril, obedecendo à legislação eleitoral, uma vez que o mesmo concorrerá a um cargo político nas próximas eleições.

Pedro Lopes foi enfático ao dizer que seu compromisso é dar continuidade ao que já vinha sendo feito, e ainda, que pretende cumprir os projetos que já estavam em andamento. Também garantiu a execução do calendário de eventos da Fesporte. Entre suas ações imediatas deve estar um entendimento com o atual secretário da Educação do Estado, Silvestre Heerdt, para viabilizar a realização dos Jogos Escolares de Santa Catarina, que dependem de uma parceria desta secretaria. “No máximo até a segunda-feira estaremos marcando uma reunião para buscar o apoio”, explicou ele, acrescentando que todos os eventos que estão no calendário são um compromisso de Estado.

O presidente da Fesporte disse ainda que já tem agendado uma reunião com os integrantes da Comissão Central Organizadora dos Jogos Abertos – que comemora 50 anos de realização e estão programados para o período de 9 a 18 de setembro na cidade de Brusque – para tratar especificamente do evento. E também se comprometeu em abrir espaço para ouvir as federações esportivas, parceiras nos eventos da Fesporte.

Por último, Pedro Lopes lembrou da Conferência Estadual do Esporte que será realizada no final de abril em Florianópolis. Segundo ele, as discussões regionais já foram finalizadas e tiveram uma participação expressiva de mais de 2.100 pessoas. Os apontamentos e posições deverão servir de base para a Conferência Nacional em Brasília e ainda para a formulação de um projeto de políticas públicas para o esporte nos próximos 10 anos. “Temos pouco tempo de trabalho até o final de ano, mas podemos planejar e formular uma proposta de governo para o esporte, independente de quem vier a assumir o comando do Estado de Santa Catarina em 2011”, finalizou.

Assessoria de Comunicação da Fesporte

Foto:Antonio Prado