sábado, 25 de julho de 2009

Regional centro-oeste em Canoinhas definiu representantes para a fase estadual dos Jesc

Campeões enfrentam vencedores das outras regiões do estado em Rio do Sul a partir de amanhã (26/10) .

O frio intenso de dois graus positivos na manhã deste sábado (25/7) em Canoinhas, não tirou o brilho das finais programadas para o último dia de competição da etapa regional centro-oeste dos Jogos Escolares de Santa Catarina – Jesc. O evento reuniu 1250 alunos/atletas entre 11 e 14 anos de 36 municípios.

Os vencedores deste regional classificaram para o Estadual, que será em Rio do Sul de 26 a 29 de julho, onde vão enfrentar os campeões da região leste norte que disputaram o regional naquele município, do oeste, selecionados em Xaxim e do sul do estado, que competiram em Florianópolis.

Nesta fase também serão realizadas as competições de atletismo. Conquistaram vaga a final estadual: basquete feminino, EEB Cel. Gasparino Zorzi, de Campos Novos; basquete masculino, Cnec Dr, Julio Neves, de Concórdia; futsal feminino, EBM Guilhermina Veiga Ferreira, de Canoinhas; futsal masculino, Cnec Marcos Olsen, de Caçador; tênis de mesa feminino, CEM São Sebastião, de Fraiburgo; tênis de mesa masculino, EEB Waldemar Kleinubing, de Videira; voleibol feminino, EEB Ruth Lebarbechon, de Água Doce; voleibol masculino, EEB Santa Teresinha, de Curitibanos , xadrez feminino, Escola PE. Biagio Simonetti; xadrez masculino, Centro Educacional Fraiburgho, de Fraiburgo.

No último dia de competição, sete finais foram realizadas, todas no período da manhã. O voleibol, no ginásio da EEB Santa Cruz, foi dominado pelos alunos da EEB Ruth Lebarbechon, de Água Doce, que marcaram presença nas duas finais. A decisão feminina foi contra a EEB PE. Antonio Vieira, de Anita Garibaldi, onde as meninas devolveram o placar da derrota sofrida no jogo de abertura do Jesc, dois sets a um (25/18, 21/25 e 15/12). Já na final masculina foi mais eficiente a equipe da EEB Santa Teresinha, de Curitibanos que venceu por dois sets a zero (25/14 e 25/13).

No basquete masculino o Cnec. Dr. Júlio Neves, de Concórdia confirmou todas as previsões e no ginásio da AABB foi campeão com a vitória de 60x47 sobre o Colégio São José, de Porto União.No ginásio do Sagrado Coração de Jesus aconteceram as finais do futsal. As meninas da EBM Guilhermina Ferreira, de Canoinhas, fizeram a torcida delirar com a vitória de 6x4 sobre a EEB Irmão Joaquim, de Ibicaré, que lhe valeu o título de campeão regional.

O Cnec Marcos Olsen, de Caçador, pelo segundo ano consecutivo conquistou o troféu de campeão, com a vitória de virada, de 4x3, depois de estar perdendo por três a zero, contra a equipe da EEB José Cesário Brasil, de Celso Ramos.

Foi palco das finais do handebol o ginásio da EDC Lavrasul. As meninas de Salto Veloso, da EEB Cecília Vivan conquistaram o troféu de campeão após vencerem por 9x7 a equipe da EEB São Cristóvão, de Capinzal. O Colégio de Aplicação da UnC, de Caçador, conquistou o troféu masculino, ao vencer por 16x7 a EEB Seara, de Seara.

A etapa final dos Jogos Escolares de Santa Catarina, que será realizada também será em Rio do Sul vai definir os representantes do estado para a Olimpíada Escolar Brasileira, evento do Comitê Olímpico Brasileiro que terá competições de 10 a 20 de setembro de em Poços de Caldas (MG) para a faixa de 11 a 14 anos e de 5 a 15 de novembro em Maringá (PR) para alunos de 15 a 17 anos.