quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Exercícios físicos ajudam a combater a depressão

Mulher feliz após exercícios

(Hemera Technologies)

A atividade física costuma ser prescrita por médicos para auxiliar no tratamento de enfermidades como doenças do coração, colesterol elevado e até diabetes. Mas, um estudo americano acaba de expandir a lista de benefícios e mostra que os exercícios também são capazes de combater a depressão.

A pesquisa foi coordenada por um grupo de psiquiatras da Universidade da Carolina do Norte, que avaliaram pacientes clinicamente diagnosticados com a doença. Nesse grupo, havia os que praticavam exercícios aeróbios regularmente, os que usavam medicação antidepressiva e os que combinavam remédios e atividades físicas.

Constatou-se que o índice de depressão melhorou em cerca de 90% na turma que apenas praticou exercícios aeróbios. Já aqueles submetidos a medicamentos tiveram uma redução de 55% na incidência da doença, e o terceiro grupo (medicação e exercícios) teve uma melhora de 60%. Os especialistas salientam, então, que praticar atividades físicas até três vezes por semana é a maneira mais eficaz de manter a saúde mental em ordem.

(Com Agência Estado)

José Fritsch, Presidente do Partido dos Trabalhadores de Santa Catarina.

A oligarquia Bornhausen, representada pelo Candidato Raimundo Colombo, do DEM, trata o povo catarinense com falsidades e ironia. Diz uma coisa, mas pensa e faz outra. No debate da rede Record de segunda-feira (20), Colombo foi desmascarado ao vivo. Sim, o candidato que representa a oligarquia foi literalmente “pego na mentira”.

Vangloriou-se, Raimundo Colombo, da construção de um “hospital” em Lages quando, na verdade, concluiu somente uma ala menor que um pronto socorro. É o cúmulo do deboche. A propaganda enganosa foi denunciada e julgada pelo TRE que, sutilmente, sentenciou: o candidato “faltou com a verdade”. Uma forma mais polida de afirmar que mentiu.

Sigo a mesma lógica adotada pela candidata Ideli Salvatti no debate, para quem o comportamento é “inadequado à conduta ética de uma disputa eleitoral”. A premissa de Colombo é de que vale tudo para tentar ganhar as eleições, inclusive continuar enganando o povo.

O debate político deve ser aberto, franco, precisa expor os limites e possibilidades de um governo à sociedade. Por isso questionamos o comportamento político e as consequências de uma mentira dessa natureza. Óbvio que ironizar e mentir ao povo, como Bornhausen fez quando respondeu ao presidente Lula, é a lição da escola política da candidatura de Raimundo Colombo.

Quando o candidato do DEM propaga – inclusive em seu programa de TV – que o “hospital construído” é obra de sua gestão enquanto prefeito de Lages, além de mentir, expõe a sua ineficaz passagem no Senado. Deixa de prestar contas de seu trabalho como senador, porque de fato nada fez por Santa Catarina, e divulga a construção de um hospital imaginário, subestimando a inteligência dos lageanos e buscando enganar a todos catarinenses.

No mesmo debate Colombo critica a saúde em SC. Novo engodo. As deficiências do setor de saúde, criticadas por Colombo, são o resultado da administração da Tríplice Aliança, força política que ele hoje representa. Ou seja, além de mentir, tentando exibir-se como um prefeito “realizador”, o candidato do DEM, que nada fez por Santa Catarina como senador, busca confundir a população.

A senadora Ideli, que não foi prefeita de Lages, será governadora de Santa Catarina falando a verdade. E a senadora tem muito a falar. Não de hospitais imaginários, mas do sistema de saúde que precisamos. Ninguém conhece o trabalho do senador Colombo, que precisa inventar obras. No senado, Ideli apresentou mais de 21 projetos de lei e três emendas à Constituição, melhorando a vida dos brasileiros. Seu primeiro projeto foi a Lei do Parto, garantindo às gestantes o direito de escolher um acompanhante durante o nascimento de seu filho.

Ideli propôs que o Sistema Único de Saúde distribuísse gratuitamente a vacina contra o câncer do colo do útero, terceira causa de morte por câncer entre as mulheres. A nossa senadora, que não precisa inventar obras, garantiu dinheiro para a educação, gerando somente em 2010 mais de R$ 7,7 bilhões e em 2011 mais de 10 bilhões, com o fim da Desvinculação de Receitas da União (DRU).

Ideli, entre diversos prêmios, recebeu o troféu “Cabeças do Congresso” em 2004, 2006, 2007, 2008 e 2009, promovido anualmente pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar e entregue aos 100 parlamentares mais influentes no Congresso Nacional.

Eleger Colombo significa, entre outros retrocessos, o retorno da família Bornhausen ao poder, para concretizar seus interesses e negócios à custa da maioria da população. O que está em disputa em Santa Catarina e no Brasil é qual o modo de fazer política que queremos. Santa Catarina não pode mais ficar na contramão da história. O nosso povo continua pagando alto preço pela conduta de governantes que pretendem continuar debochando dos catarinenses.

A oportunidade dos catarinenses, nessa eleição, é entrar no ciclo de transformações sociais e desenvolvimento econômico que o Brasil está vivendo. E isso só é possível a partir de um governo verdadeiro e comprometido com a maioria. Exemplo disso é o governo do presidente Lula, com mais de 80% de aprovação. Exemplo disso é a eleição de Dilma, que em Santa Catarina já é vitoriosa. Eleger Ideli Salvati para governar nosso estado é eleger um novo olhar para a realidade de todos os catarinenses. Um olhar de verdade e que não inventa feitos para justificar o vazio de trabalho!

O MAU HÁLITO E SUAS RELAÇÕES COM AS DOENÇAS BUCAIS E SISTÊMICAS

Cerca de 75% dos casos de halitose (mau hálito) têm sua origem em um problema bucal. Outras causas do mau hálito são os distúrbios gástricos, infecções nos seios [maxilares/paranasais] e doença gengival grave afirma o Dr. Mark Wolff, Ph.D., diretor de Odontologia Operativa da State University of New York, em Stony Brook.


O sucesso do tratamento depende da determinação de sua causa. Tão logo o dentista determine a causa, o tratamento pode começar1.


O mau hálito pode ser causado por:


  • Fatores externos alimentos, como cebola e alho, e bebidas, como café e álcool, e o fumo;
  • Má higiene bucal quando a placa bacteriana e resíduos alimentares não são completamente removidos;
  • Enfermidade bucal gengivite e doença periodontal;
  • Próteses totais formação da placa e acúmulo de resíduos nas próteses, que precisam ser limpas diariamente;
  • Amígdalas as fendas (criptas) mais largas das amígdalas podem permitir que os resíduos se acumulem na área;
  • Infecções do aparelho respiratório garganta, seios [paranasais] e pulmões;
  • Boca seca (xerostomia) que pode ser causada por problemas nas glândulas salivares, medicamentos, respiração pela boca, radioterapia e quimioterapia;
  • Doenças sistêmicas diabetes, doenças renais/hepáticas, pulmonares e dos seios [maxilares/paranasais], distúrbios gastrintestinais;

Qual a relação entre doença bucal e doença sistêmica?


Pesquisas recentes sugerem que há uma relação entre doenças bucais e doenças sistêmicas (diabetes, doenças cardiovasculares, derrame cerebral, infecções respiratórias, mal de Alzheimer) e outras enfermidades. Quando o tecido gengival se inflama dando origem à gengivite, mediadores inflamatórios chamados citocinas, presentes no tecido gengival, podem passar para a saliva e serem aspirados para dentro dos pulmões. As bactérias responsáveis pela periodontite também podem penetrar no sistema circulatório e deslocar-se até outras partes do corpo. As bactérias bucais podem causar infecções secundárias ou a inflamação de outros tecidos ou sistemas orgânicos do corpo (2).

Quem você deve consultar, se tiver mau hálito?


Se achar que a causa de seu mau hálito é a dieta alimentar, consulte um nutricionista. Ele poderá ajudá-lo a modificar sua dieta. Se o problema for má higiene bucal e você tiver gengivite, (inflamação da gengiva) ou periodontite (perda do osso que sustenta os dentes), consulte seu dentista e peça instruções sobre como melhorar a higiene bucal. Se o problema for infecção das amígdalas ou uma infecção respiratória, siga as recomendações de seu clínico geral ou de um especialista em ouvido, nariz e garganta (otorrinolaringologista) ou doenças do pulmão e trato respiratório (pneumologista). Nos Estados Unidos, a maioria das pessoas têm a sensação de boca seca devido a medicamentos, disfunção das glândulas salivares ou ao fato de estarem passando por tratamento de câncer com rádio ou quimioterapia. Por favor, consulte seu médico, cirurgião maxilofacial ou oncologista e siga as orientações que lhe derem sobre os produtos que podem aliviar os sintomas da boca seca. As pessoas que têm diabetes, problemas renais, hepáticos ou distúrbios gastrintestinais devem consultar um clínico geral, um urologista ou gastroenterologista para saber como reduzir o mau hálito. Entre em contato com seu dentista e peça informações sobre a especialidade médica indicada para resolver seu problema de mau hálito.


©Copyright 2009 Colgate-Palmolive Company


Referências:


1. Ooh, That Smell: What to Do if It?s Coming From You ? Dentists Discuss Treatments for Bad Breath. Reviewed information athttp://my.webmd.com/content/article/1728.85994


2. The oral cavity plays an important role in the overall health of the body. Reviewed information atwww.oralsystemicconnection.com

Regional Centro-Oeste da Olesc teve segunda rodada nesta quarta-feira em Caçador

Com duas vitórias até agora na competição, a equipe de basquete feminino de Rio do Sul já está classificada para a etapa Estadual da Olimpíada Estudantil Catarinense. A equipe disputa, na cidade de Caçador, a etapa Regional Centro-Oeste da competição.

Com apenas quatro equipes participando do basquete feminino, Rio do Sul tem tudo para ser o campeão da disputa regional. Para isso, precisa vencer o time de Caçador nesta quinta-feira, às 17h, no Ginásio de Esporte do Sesi para confirmar o título.

O Regional Centro-Oeste classifica três equipes em cada modalidade e naipe para as disputas do Estadual que acontecerá de 15 a 23 de outubro na cidade de Tubarão.

Em outros jogos da segunda rodada, a equipe de Tangará goleou o time de Agronômica por 6 a 2, Curitibanos venceu Ituporanga por 3 a 1; Vargem Bonita passou por Alfredo Wagner com 4 a 1 e Lages venceu Campo Belo do Sul por 5 a 2. No futsal feminino, destaque para Pinheiro Preto que venceu o time de São Cristóvão do Sul por 6 a 1; Lebon Régis fez 4 a 2 em Lages; Luzerna ganhou de Ituporanga por 2 a 1 e Campos Novos venceu Correia Pinto por 3 a 0.

Na modalidade de handebol, o time de Joaçaba venceu nos dois naipes aplicando 26 a 1 em Zortéia, no feminino, e 30 a 21 no masculino contra Campos Novos.

Já Rio do Sul, que tem uma equipe de ponta na vôlei feminino adulto, na categoria da Olesc, de 13 a 17 anos, perdeu para Aurora por 3 a 0. Nas outras partidas do feminino, todas finalizaram com placar de 3 a 0 com Anita Garibaldi vencendo Campos Novos; Tangará ganhando de Correia Pinto e Joaçaba de Água Doce.

O Regional Centro-Oeste prossegue até o domingo com a definição das equipes classificadas para o Estadual da Olesc.

Cláudia Sanz

Marcos Sorato começa a pensar no Grand Prix

Depois da disputa dos dois amistosos diante da Romênia, nos quais o Brasil saiu vencedor com triunfos com o placar de 6 a 3 e 7 a 1, o técnico brasileiro agora começa a pensar na disputa do Grand Prix de Futsal, competição que será realizada na segunda quinzena de outubro, em Anápolis (GO).

O técnico brasileiro agora terá que escolher quinze atletas para a disputa do torneio, o que considera uma injustiça. “Hoje temos mais de quinze jogadores atuando em alto nível, mas infelizmente só podemos levar esse número de jogadores. Por isso, sei que cometerei injustiças.”

O técnico brasileiro gostou da atuação do Brasil na segunda partida contra os romenos, porém fez uma ressalva. “Melhoramos em alguns aspectos, mas pioramos em outros. Acertamos a marcação do goleiro-linha, que não havia ido bem no primeiro jogo, porém demoramos muito a entrar no jogo”, avaliou.

Para Sorato a avaliação no geral para os dois amistosos diante do selecionado romeno foi positiva. “No geral foi positivo. Gostei da equipe em muitos aspectos e os atletas responderam bem, mesmo com o curto período de treinos.”