quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Fogo Simbólico chega aos municípios sedes

Jasc iniciam no próximo dia 20 de novembro

Depois de passar por 34 municípios, durante os últimos 20 dias, o fogo simbólico dos Jogos Abertos de Santa Catarina chega, nesta quinta-feira, aos municípios sedes da 48ª edição da maior competição poliesportiva do Estado. O fogo passará pelas quatro cidades (Indaial, Timbó, Rio dos Cedros e Pomerode) e permanecerá aceso em Pomerode até a o final da tarde do próximo dia 20, quando será levado novamente para Rio dos Cedros, onde ocorrerá a cerimônia de abertura.

A programação desta quinta-feira começa às 9h, em Indaial. A saída será próxima ao portal de entrada da cidade, na BR-470. Segue pelas principais ruas, passando pela ponte Victor Konder. A chegada será na Prefeitura, mas se as condições do tempo não permitirem, o acendimento da pira será transferido para o ginásio Sérgio Luiz Petters.
A condução do fogo será feita pelos atletas da natação de Indaial, marcando as comemorações de inauguração da nova piscina da cidade. O atleta Leonardo Moreira, medalhista nos JASC do ano passado, foi o escolhido para fazer o acendimento da pira olímpica.

TIMBÓ

O fogo simbólico segue para Timbó, com chegada prevista para 13h30min. A caminhada começa no bairro Estados, defronte a empresa Reuter Auto Peças. Terá cinco postos de troca até sua chegada defronte da Prefeitura de Timbó, na Avenida Getúlio Vargas. O atleta Roger Andreas Isleb, do vôlei de areia, foi incumbido de acender a pira, seguida de uma cerimônia protocolar.

RIO DOS CEDROS

Rio dos Cedros será a terceira cidade do roteiro, com acendimento programado para 15h30min, na Praça da Igreja Matriz, no centro da cidade. Sua chegada será no pátio do Ginásio Municipal de Esportes Prefeito Walmor Busarello, palco da Festa Trentina e que receberá as modalidade de judô e karatê nos JASC. Passa pela rua Dom Pedro II e chega na Matriz. O prefeito Hideraldo José Giampicocolo (Dodô) fará o acendimento da pira. A parte protocolar e uma apresentação de dança completam o roteiro festivo do fogo.

POMERODE

Base principal da 48ª edição dos JASC, a cidade de Pomerode será o último município sede visitado, nesta quinta-feira. Com chegada programada para 18h, defronte ao Museu do Imigrante, a tocha com o fogo simbólico será conduzida por ciclistas em toda a extensão da SC-416, até o Batalhão da Polícia Militar.
Atletas e dirigentes esportivos de destaque irão percorrer a cidade, conduzindo a tocha pelas ruas centrais da cidade: Avenida 21 de janeiro, rua Henrich Passold, rua Luiz Abry, rua Independência, rua Juergen Weege e XV de novembro, até sua chegada no Portal Sul de Pomerode.

A condução será feita por atletas da cidade, passando por um corredor formado por alunos das redes de ensino de Pomerode, integrantes de sociedades esportivas e pessoas convidadas. Todas com bandeiras e bandeirolas nas cores de Pomerode (azul e branco), além de balões. A chegada será na Prefeitura.

A atleta Lílian Meurer Seibert, vice-campeã sul-americana de lançamento de dardo, na Venezuela, em 2006, irá fazer a leitura de um texto, contando a simbologia do fogo. Na seqüencia, Ivone Spranger, prefeita em exercício de Pomerode, e Arlindo Ewald, presidente da Comissão Central Organizadora dos Jogos Abertos de 2008, irão conduzir a tocha até a pira, passando por um corredor formado por meninas que irão fazer parte do cerimonial de premiação dos Jasc. Todas também segurando bandeiras de Pomerode.

O atirador Edson Volkmann, na modalidade de carabina apoiada, receberá a tocha e acenderá a pira. Nascido em Pomerode, o atleta tem 43 anos de idade e 11 de uma carreira esportiva vitoriosa, que inclui seis títulos por equipe nos Jogos Abertos, além de duas medalhas de ouro individuais (1999 e 2006). Nos Campeonatos Estaduais, foi 10 vezes campeão por equipe e duas vezes medalhista de ouro no individual (2001 e 2005).

A queima de fogos de artifícios antecede os pronunciamentos das autoridades e a execução do Hino Nacional, com hasteamento das bandeiras. O Grupo Folclórico Pomerano e a Associação Musical "Die Originalen Rega Bläser" farão apresentações especiais.

Título do Moleque Bom de Bola vai para Florianópolis e Itapiranga

Colégio Antônio Peixoto, da Capital, venceu no masculino e Escola São Vicente, de Itapiranga, ganhou pela segunda vez no feminino

Os alunos do Colégio Antônio Peixoto, de Florianópolis (18ª Secretaria de Desenvolvimento Regional - SDR), garantiram o título inédito, no último domingo (16) em Corupá, da 17ª edição do Campeonato Catarinense de Futebol – Moleque Bom de Bola ao derrotar, na final, os estudantes da Escola Valério Gomes, de Ilhota (15ª SDR), por 2 a 0.

No feminino a Escola São Vicente, de Itapiranga (31º SDR), levou o troféu de campeã ao derrotar na final as meninas da Escola Madre Benvenuta, de São João do Oeste (31ª SDR), por 4 a 3 nos pênaltis depois do 0 a 0 no tempo normal. Os jogos foram realizados nos campos do Seminário Sagrado Coração de Jesus.

A final masculina foi bastante disputada e só foi decidida nos minutos finais. Faltando sete minutos para encerrar o jogo, o meio-campista Marcelo e o meia-direita Jean marcaram para o Colégio Antônio Peixoto. Marcelo terminou a competição com quatro gols sendo o artilheiro do time campeão. O terceiro lugar ficou com a Escola São Vicente, de Itapiranga (31ª SDR), que venceu a escola Albano Kanzler, de Jaraguá do Sul (24ª SDR), por 1 a 0.

Equilíbrio também marcou a final feminina entre as alunas da Escola São Vicente, de Itapiranga e Escola Madre Benvenuta, de São João do Oeste. Como o confronto terminou 0 a 0 a disputa foi para os pênaltis e as meninas de Itapiranga foram mais competentes vencendo por 4 a 3 ficando com o título da competição. Marlise foi a goleadora do time campeão com seis gols no campeonato. A Escola Lucinira Rebêlo, de Camboriú (17ª SDR), ficou com o terceiro lugar no feminino ao vencer a Escola Municipal Nações, de Concórdia (6ª SDR), por 2 a 0.

O Campeonato Catarinense de Futebol – Moleque Bom de Bola é destinado a estudantes de 11 a 14 anos de escolas catarinenses e é promovido pela Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte por meio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), RBS TV e Parati com o apoio da Secretaria Estadual da Educação Ciência e Tecnologia e das SDRs.

Organizado pela Gerência de Base e Inclusão da Fesporte, a competição reuniu, este ano, 100.431 alunos de 1.093 escolas de 273 municípios catarinenses. O Moleque Bom de Bola tem como objetivo desenvolver os princípios norteadores do esporte educacional catarinense: educação, participação, integração e cooperação.