domingo, 13 de setembro de 2009

Xadrez feminino de Santa Catarina garante ouro nas Olimpíadas Escolares

A blumenauense Angélica Passold do Colégio Bom Jesus Santo Antonio, e integrante do grupo de xadrez das Bluluzinhas manteve a tradição catarinense no xadrez das Olimpíadas Escolares Brasileiras em Poços de Caldas, garantindo a medalha de ouro na disputa feminina.

Contente com a vitória em sua primeira participação nas Olimpíadas, a enxadrista transbordava alegria e se mostrava impressionada com o assédio da imprensa. “Dei entrevistas pra várias pessoas”, disse a atleta um pouco encabulada. Ela também exibia com orgulho a medalha de ouro e disse que aproveitou muito a viagem e a oportunidade que teve de conhecer a cidade mineira e passear por diversos lugares.

"Foi uma competição excepcional. Fui ao Cristo, comprei chocolate, muitos doces e um sabonete especial para a minha mãe", disse a atleta de 14 anos. Acompanhada pela técnica Regina Ribeiro que há alguns anos dá aulas de xadrez em Blumenau, Angélica é mais uma das muitas pupilas treinadas pela mestre internacional, que além do trabalho nas escolas ainda se dedica a ensinar xadrez como voluntária numa ONG.

Entre as adversárias derrotadas por Angélica estão Kadja da Silva (RN), Andrieli de Cristo (PR) e Monalisa Ardemghy (RO), além da Susana Boschetti da Silva (MS) na última rodada. O único empate foi na quarta rodada contra uma das favoritas à vitória, a paulista Isabela Yamamoto, do Centro Educacional Objetivo (SP) ficou com a medalha de prata.

O torneio de xadrez das Olimpíadas Escolares teve atletas de bom nível técnico como Victor Shumyatsky do DF, que tem rating de 2.214 pontos pela Federação Internacional e foi o campeão do naipe masculino. Victor fez sua última partida neste domingo contra o catarinense Bruno Wendorff, que acabou a disputa em oito lugar na classificação geral do xadrez masculino, entre 23 competidores.

Marcos Olsen não consegue classificação para a próxima fase

A modalidade de natação das Olimpíadas Escolares também encerraram neste domingo na Piscina do Country Club. Santa Catarina estava presente em seis finais mas a única medalha conquistada foi um bronze com a nadadora Gabriela Zimmermmann, do Colégio Castelo de Blumenau, na prova dos 100m costa.

No futsal, as duas equipes catarinenses também não se classificaram para a próxima fase. O time feminino do Colégio Sinodal Ruy Barbosa de Rio do Sul venceu apenas uma partida. Perdeu por 6 a 3 para o time do Colégio Progresso Centro de São Paulo; ganhou por 8 a 6 do Colégio Notre Dame do DF e perdeu por 7 a 4 para o Colégio Percepção do Rio de Janeiro.

Já o futsal masculino do CNEC Marcos Olsen começou com uma vitória por 3 a 0 contra o Colégio Marista de Natal; depois perdeu para o Colégio Amorim de SP e ganhou do IEE Guiness do DF por 2 a 1. Como só se classificava o primeiro colocado de cada chave e o melhor segundo colocado de todas elas, a equipe caçadorense encerrou sua participação.

ADHering/Gasparzinho vence a Xaxiense em Blumenau

Jogando em casa, a equipe da ADHering/Gasparzinho conquistou um importante resultado diante do C.R.E. Xaxiense, no ginásio do Galegão, na noite de ontem (12/9) em jogo válido pela 2ª rodada do turno da 2ª fase do Campeonato Estadual Adulto da Divisão Especial de Santa Catarina. Com gols de Cícero, Paulinho e Denis, os blumenauenses venceram o difícil confronto por 3 a 0.

Amanhã a equipe viaja ás 10h para o oeste do estado, Concórdia, onde ás 19h enfrenta a forte equipe do IACC/Patrimonial/Águia Seguros. A Xaxiense joga também amanhã diante da Krona/Joinville/DalPonte, em Joinville, ás 11h com transmissão ao vivo da Ric Record News.