quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Mesmo sem vencer prova de resistência Criciúma fica com título do ciclismo

Rodrigo Hampel de Florianópolis venceu prova

A última prova da modalidade do ciclismo nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, em Criciúma, a de resistência, nesta quarta-feira (25), serviu apenas para confirmar o favoritismo do município que mesmo sem vencer a disputa acabou conquistando o título da modalidade. O quarto lugar do criciumense Rafael Gasparini foi suficiente para garantir o troféu de campeão geral com 75 pontos, seguido de Tubarão, em segundo, com 38 e Jaraguá do Sul em terceiro lugar com 24 pontos.

Para o técnico criciumense Gustavo Freitas, o Maninho, que por causa de uma suspensão de 90 dias precisou ficar à margem da competição desta quarta-feira, o título foi apenas uma conseqüência natural de um trabalho que vem sendo feito há seis anos. Ele lembra que é o quinto título consecutivo da modalidade, o sexto no total, já que Criciúma também foi campeão em 2000. Nesta edição dos Joguinhos os criciumenses venceram o contra-relógio individual e o cross-country.

Na prova de resistência quem se deu melhor foi Rodrigo Hampel, de Florianópolis, que fez as 32 voltas (48km) da Avenida Gabriel Zanette (antiga Chile), em 1h29min10seg e chegou em primeiro lugar. Em segundo ficou Paulo Guilherme Malaguty, de Tubarão, com 1h32min14seg que tomou uma volta do campeão no último percurso da prova. E em terceiro lugar ficou Valdemir Silva do Rosário, de Chapecó, com 1h32mi15seg.

Rodrigo Hampel disse que usou uma estratégia diferente. “Eu saí com o pelotão e na quarta volta, ao invés de atacar na subida, como é de costume nessas corridas, eu ataquei na descida. Aí fiquei na frente até o final”, disse.

A modalidade de ciclismo é composta por quatro provas. Iniciou no último domingo com a vitória do ciclista de Jaraguá do Sul, Guilherme Bourscheidt no BMX. Depois teve o contra-relógio vencido por Rafael Gasparini de Criciúma. Na terça-feira foi a vez do cross country vencido por outro criciumense Augusto Fontanive. Por último a prova de resistência com Rodrigo Hampel de Florianópolis sendo campeão.

Antônio Prado

Assessoria de Comunicação da Fesporte

Paulo Cardoso prepara a Krona para o jogo contra o Minas

A partida da Krona/Joinville/DalPonte contra a V&M Minas, válida pela segunda fase da Liga Futsal 2010, está programada para a próxima sexta-feira (27/8), às 19 horas, no Centreventos Cau Hansen, em Joinville (SC). Em preparação para este confronto, o tricolor iniciou a semana num ritmo acelerado, intercalando trabalhos físicos, técnicos e táticos. Nesta segunda etapa da Liga, a Krona ocupa a terceira colocação do grupo A, com quatro pontos.

Segundo o técnico da equipe joinvilense, Paulo Cardoso, o objetivo é dar um suporte adequado para o elenco manter o bom rendimento na temporada. “Além de vários jogos no nacional, a Krona terá na sequência de agosto e durante o mês de setembro as disputas do Campeonato Catarinense de futsal e dos jogos Abertos de Santa Catarina. Por este motivo, é fundamental que o grupo mantenha a linha de trabalho para aprimorar o entrosamento cada vez mais”, ressaltou o treinador.

Cardoso comentou ainda sobre a concentração do time para os desafios seguintes. “O objetivo é pensar apenas no próximo adversário, independentemente dos jogos que estão por vir. O foco do momento é o Minas”, concluiu.

Depois de enfrentar a agremiação de Minas Gerais, o representante de Joinville terá seis jogos pela frente na segunda fase da competição nacional. Além disso, o time disputará os playoffs quartas-de-finais do Campeonato Catarinense da Divisão Especial, contra a Malwee/Cimed (SC), e também participará dos Jogos Abertos de Santa Catarina.

Com colaboração de Renan Pereira

Nível técnico do caratê será uma dos melhores dos últimos anos

Competições começam nesta quinta-feira em Criciúma

O aumento de número de atletas e o melhor nível técnico da história dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina. Esta é a opinião de Durci da Silva Nascimento, presidente da Federação Catarinense de Caratê, para a modalidade que estréia nesta quinta-feira (26) às 8h horas no Centro de Eventos José Ijair Conti.

Para o presidente da federação, com o aumento de idade dos Joguinhos para até 19 anos, muitos municípios estão mandando para Criciúma atletas da categoria adulto com experiências em campeonatos nacionais e alguns até internacionais. “Há caratecas muito bons que estarão disputando seu sexto Joguinhos, e isso não seria possível se a idade continuasse até os 16 anos, como acontecia nos anos anteriores”.

As competições começam nesta quinta-feira com as demonstrações de kata individual e por equipes. À tarde, a partir das 13h30, haverá as lutas de kumite masculino, categoria até 50 kg, e feminino, até 45 kg. Na sexta-feira (27), prosseguem as competições com lutas de kumite individual no masculino e feminino. No sábado (28), a modalidade encerra-se com o kumite individual e por equipes.

Participam desta edição dos Joguinhos 300 atletas de 24 municípios no masculino e 22 no feminino. Brusque, no masculino, é o atual campeão da modalidade. No feminino Blumenau venceu as três últimas edições.

Entre os principais nomes do naipe masculino estão Matheus Alexandre, de Florianópolis, na categoria até 55 kg, que foi campeão catarinense do ano passado e é o atual líder do ranking estadual. Diogo Medeiros, de Itajaí, na categoria até 60 kg já foi campeão brasileiro, sul-americano e é o atual campeão dos Joguinhos. Rodrigo Santiago, de Blumenau, categoria até 75kg, e Jonathan Maciel, de Joinville, até 70kg, são campeões estaduais.

Pelas mulheres, os nomes de destaque são Tainá Alexandre, de Florianópolis, categoria até 50 kg em que é a atual campeã brasileira, além de Thainam Foscarini, de Itajaí, pentacampeã brasileira no kata até 55 kg. Outro nome de peso é Angélica Gotzinger, de Joinville, campeã brasileira no ano passado na categoria até 60 kg.

Figuram no seleto grupo de favoritos para ganhar o titulo de campeão geral, no masculino, Blumenau, Joinville, Florianópolis e Itajaí. E no feminino Joinville, Blumenau e Itajaí.

Antonio Prado

Assessoria de Comunicação da Fesporte

Semifinal do handebol masculino será entre equipes do litoral e região

Itajaí enfrenta Itapema e Florianópolis joga contra Blumenau

O handebol masculino dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina conheceu, na tarde desta quarta-feira (25), no ginásio do Sesc, em Criciúma, os semifinalistas da competição. Em jogo eliminatório, Itajaí venceu Joaçaba por 37 a 24, e se classificou para a semifinal nesta quinta-feira, às 16h10min contra Itapema, considerada até aqui, uma forte candidata ao título.

No outro confronto eliminatório desta quarta, deu Florianópolis. O time da Capital venceu por 22 a 18 e eliminou Criciúma. Nesta quinta, às 17h30min, Criciúma enfrenta Blumenau. Os vencedores destes confrontos decidem na sexta-feira o troféu da modalidade.

Tido por todos como favorita, a equipe de Itapema faz por merecer este respeito. Treinados pelo experiente Drean Farencena Dutra, que teve passagens pela Seleção Brasileira e tem na bagagem a participação em Olimpíadas, Campeonato Mundial e Jogos Pan-americanos, os garotos treinam e competem juntos desde os onze anos de idade, acumulam vários títulos, e hoje defendem a ACE Univale/Itapema.

Embora esteja com três desfalques de peso, o central Fernando Dutra, filho do treinador, o pivô Fúlvio e o armador direito Leonardo, que estão servindo a Seleção Brasileira na 1ª Olimpíada da Juventude em Singapura, este ano o grupo busca o tricampeonato dos Joguinhos, já que conquistou dois títulos por Itajaí. Ainda em 2010 a equipe acumula dois vice-campeonatos, um no Brasileiro Juvenil, em Tubarão SC e outro no Brasileiro Júnior, em Caruarú PE.

Drean descarta o favoritismo e considera todos os semifinalistas como candidatos ao título, embora reconheça que sua equipe tem mais bagagem.

Alvaro Roberge

Assessoria de Comunicação Fesporte

Semifinal do basquete masculino terá Concórdia x Joinville e Blumenau x Florianópolis

Partidas desta quinta-feira decidem equipes que disputarão o título

A rodada do basquete masculino desta quarta-feira (25), no Ginásio da Sact, em Criciúma, definiu os quatro semifinalistas da modalidade nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina. Com isso, a quinta-feira terá Concórdia e Joinville às 18h e ainda Blumenau e Florianópolis às 19h30min.

O primeiro classificado da rodada foi Concórdia que venceu Jaraguá do Sul por 62 a 54com a vitória os concordienses se garantiram na semifinal desta quinta-feira contra Joinville, que estava de bye esperando o resultado da rodade desta quarta.

Concórdia foi sempre superior na partida desta quarta-feira contra Jaraguá. Os jaraguaenses entraram desconcentrados e foram deixando o placar avançar. Somente no segundo quarto é que a partida ganhou um pouco de equilíbrio, mas no final prevaleceu a força do time do Oeste.

O armador Renan, com 14 pontos, foi o destaque de Concórdia, enquanto que pelo time de Jaraguá do Sul o grande nome foi armador Rafael, com 12 pontos. O técnico de Concórdia, Donaldo França Júnior, acha difícil vencer Joinville na semifinal. “Os joinvilenses são muito fortes, mas jogo é jogo”, disse.

Na segunda partida que definia o semifinalista, Florianópolis derrotou Criciúma por 86 a 52. Com isso, a equipe da Capital decidirá uma vaga para final na partida desta quinta-feira, contra o time de Blumenau, que também estava de bye e esperava o adversário da semifinal. O jogo será às 19h30min.

Antonio Prado

Assessoria de Comunicação da Fesporte

Joinville mantém liderança dos Joguinhos

Diferença na pontuação está a favor dos joinvilenses

Depois de cinco dias de competições nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, na cidade de Criciúma, Joinville manteve a primeira colocação na classificação geral com 59 pontos no geral. Em segundo está Florianópolis com 33 pontos e Blumenau é o terceiro com 32. Criciúma ocupa a quarta colocação somando 29 pontos. Os prognósticos mostram que a briga pelo segundo lugar na disputa será bastante acirrado.

Os Joguinhos Abertos iniciaram no último sábado, dia 21 e seguem até o dia 28 na cidade de Criciúma. Participam da competição 74 municípios e cerca de 4.140 atletas. Até está quarta-feira, dia 25, foram encerradas as modalidades de atletismo, judô, tênis e GR, além do ciclismo, finalizado nesta quarta com a prova de resistência. O único troféu do dia ficou com os anfitriões de Criciúma, embora a prova do ciclismo tenha sido vencida por Rodrigo Hampel de Florianópolis. Os troféus das outras modalidades encerradas na terça (24), foram para Joinville nos dois naipes do atletismo, judô feminino e GR. Itajaí venceu o judô masculino e Florianópolis ficou com o troféu do tênis masculino e o feminino, que não somou pontos para o município campeão foi Itajaí.

Também nesta quarta-feira foram definidos os semifinalistas das modalidades de futebol feminino. Florianópolis e Tubarão se enfrentam às 14h no Estádio do Metropol e Palmitos e Criciúma fazem a outra semifinal às 15h15.

No handebol masculino, as semifinais desta quinta-feira acontecem a partir das 16h10 no Ginásio de Esportes da Unesc com Itapema e Itajaí e depois às 17h30 entre Blumenau e Florianópolis.

Outras semifinais marcadas para a quinta-feira são nas modalidades de basquete e futsal masculino. No basquete, no Ginásio de Esportes da Satc, Joinville joga às 18h contra Concórdia por uma vaga na final. Já Blumenau faz a outra semifinal contra.... às 19h30min.

Por último, a semifinal do futsal no Ginásio do Colégio São Bento, jogam às 19h Blumenau e Lages. Já Jaraguá faz a outra disputa às 20h15min contra São Miguel do Oeste.

No final da noite desta quarta-feira foram decididas as medalhas do tênis de mesa em duplas. Criciúma ficou com ou ouro em ambos os naipes.

Nesta quinta-feira iniciam as modalidades de caratê, natação e vôlei de duplas, este último como apresentação. Os jogos acontecem na Aprofucri a partir das 9h com jogos do naipe feminino pela manhã e masculino à tarde. O caratê será disputado a partir das 8h no Centro Eventos Ijair Conti e a natação será na piscina do Mampituba, às 9h com as eliminatórias e finais à tarde.

Cláudia Sanz

Fesporte

Favoritismo de Jaraguá no futsal masculino

Semifinais mesclam jogadores de Olesc e Joguinhos

O futsal masculino dos Joguinhos Abertos se encaminha para o final com o franco favoritismo de Jaraguá do Sul para o bicampeonato. É um time sub-19 e segundo a coordenação da modalidade, tem os melhores jogadores do estado na categoria.

Na primeira semifinal desta quinta-feira, às 19h, a vantagem é de Blumenau, que esperou seu adversário enfrentar uma partida eliminatória desgastante porque acabou na prorrogação com vitória de Lages sobre Camboriú por 4 a 3. Lages fez uma campanha irregular, melhorou nos últimos jogos e tem uma equipe mais experiente. Blumenau, ao contrário, formou sua base com jogadores com idade Olesc (17 anos) e três apenas na faixa etária dos Joguinhos.

Jaraguá garantiu classificação antecipada e esperou o desfecho da eliminatória com vitória de São Miguel sobre Florianópolis por 3 a 1. Jaraguá e São Miguel jogarão a segunda semifinal da noite no ginásio São Bento, a partir de 20h15.

Mário Medaglia

Assessoria de Comunicação da Fesporte

Rivalidade em campo no futebol das meninas

O confronto entre as equipe rivais vem deste o Moleque Bom de Bola

O futebol feminino dos Joguinhos Abertos chega, nesta quinta-feira, à fase semifinal. São três equipes do extremo Oeste e uma do Vale do Itajaí. Os jogos serão disputados no estádio do Metropol, em Criciúma, a partir de 9h. Pomerode e São Miguel do Oeste abrem a rodada. Depois é a vez de Tunápolis e Itapiranga.

A participação destes municípios, no segundo ano do futebol feminino dos Joguinhos Abertos, é resultado do envolvimento das comissões municipais de esporte com as escolas, unindo projetos que acabam na formação das equipes para o Moleque Bom de Bola. É assim que funciona principalmente nos municípios menores, como Itapiranga e Tunápolis, que fazem nestas semifinais um clássico regional e que em 2008 decidiu os Joguinhos em Joinville. Os times que estão em Criciúma têm 70% de suas atletas oriundas do Moleque Bom de Bola, muitas delas também jogadoras do futsal feminino.

Itapiranga já foi duas vezes campeã com a Escola Básica São Vicente e Tunápolis cinco com a Escola Padre Balduíno Rambo. Em São Miguel do Oeste, devido ao número maior de escolas e a dispersão de alunos, o projeto para a formação de times é concentrado na Comissão Municipal de Esportes.

Vale o mesmo para Pomerode, terceira colocada nos Joguinhos de 2008 e que começou seu projeto para o Moleque na Escola Almirante Barroso, com o professor Lula. A responsabilidade pela manutenção e formação de novos grupos para eventos nessa faixa etária é da Fundação Promotora de Eventos de Esporte e Lazer.

No futebol masculino encerrou nesta quarta-feira a primeira fase da disputa. Chapecó e Indaial já estão garantidos na semifinal da disputa, na sexta-feira (27/08). Já nesta quinta-feira (26/08), Florianópolis e Tubarão fazem o jogo das 14h, no Estádio Metropol e Palmitos e Criciúma jogam às 15h15min.

Mário Medaglia

Assessoria de Comunicação da Fesporte