terça-feira, 14 de dezembro de 2010

SC encerra participação nas Olimpíadas Escolares com 42 medalhas

Foi o melhor resultado dos catarinenses na competição em todos os tempos

Na melhor participação dos catarinenses nas Olimpíadas Escolares, o Estado encerrou a sua participação na competição, neste domingo, dia 12, com um total de 40 medalhas (18 de ouro, 8 de prata e 16 de  bronze). Nas modalidades coletivas foram seis troféus sendo três de campeão, dois de vice e um de terceiro colocado.

As Olimpíadas Escolares foram disputadas em Goiânia de 3 a 12 de dezembro com a participação de 26 delegações mais o DF e cerca de 3.820 atletas. A delegação de Santa Catarina contou com 156 atletas. O grupo regressa ao Estado neste segunda-feira dia 13.
O domingo começou dourado para os catarinenses, que nas decisões realizadas pela manhã, conquistaram as medalhas de ouro nas modalidades de vôlei e futsal feminino, ainda o ouro no handebol feminino (da Primeira Divisão) e bronze no basquete feminino. À tarde foi a vez das disputas masculinas, onde o time de futsal masculino do Colégio Evangélico de Jaraguá foi derrotado nos pênaltis depois de terminar a partida empatada em 3 a 3  e 4 a 4 na prorrogação, contra o time de Pernambuco. Nos p~enlatis ficou 6 a 5 para os pernambucanos. Ainda o vôlei masculino do EEB Anísio de Freitas de Santo Amaro da Imperatriz enfrentou a equipe de Cuiabá e foi derrotada por 3 sets a 0 ficando com o segundo lugar.
Das oito equipes catarinenses que disputaram os naipes masculino e feminino, nas modalidades de basquete, futsal, handebol e vôlei, durante às Olimpíadas Escolares, apenas duas não chegaram até o final da disputa. O handebol masculino do Colégio Aplicação de Itajaí terminou a disputa em 12º lugar, sem nenhuma vitória, e com isso foi rebaixado para a Primeira Divisão do próximo ano. Já o basquete masculino do CNEC Júlio Neves, apesar de não classificar para às semifinais terminou a disputa em oitavo lugar e segue assim na Divisão Especial em 2011. Ainda o handebol feminino e o vôlei masculino que disputaram a Primeira Divisão este ano, sobem para a Divisão Especial no próximo ano.
Na primeira semana de competição, quando foram realizadas as modalidades individuais, Santa Catarina obteve 36 medalhas sendo 15 de ouro, 6 de prata e 15 de bronze. No atletismo, por exemplo, foram 15 medalhas e quatro recordes batidos. Já na natação outras 10 medalhas e outros três recordes. Judô, tênis de mesa, ciclismo e GR todos voltaram com medalhas para casa.

Galeria de Campeões
Divisão Especial
Vôlei feminino – 1º) EEB Francisco Mazzola de Nova Trento
Futsal feminino – 1º) EEB Paulo Schieffler de Caçador
Basquete feminino – 3º) Top Cursos de Chapecó
Futsal masculino – 2º ) Colégio Evangélico de Jaraguá do Sul

Primeira Divisão
Handebol feminino – 1º ) Colégio Energia de Criciúma
Vôlei masculino – 2º ) EEB Anísio de Freitas de Santo Amaro da Imperatriz

Cláudia Sanz