domingo, 5 de dezembro de 2010

Corinthians é campeão da Taça Brasil de Clubes

O São Caetano/Corinthians/Unip (SP) é campeão da 37ª Taça Brasil de Clubes de Futsal Divisão Especial. O título veio em uma decisão emocionate diante do Carl os Barbosa (RS), vencida pelos paulistas por 4 a 3, no inicio da tarde deste domingo (5/12), na Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul (SC).

Os corintianos voltam a comemorar um título da Taça Brasil após 36 anos. A única vez que o time havia ganhado a competição foi em 1974, quando venceu o Grajaú Country Clube (RJ) na final, em Brasília (DF).

Logo aos 3min26, Keké escorou uma cobrança de escanteio e mandou para o fundo das redes, abrindo o marcador da decisão. Em desvantagem, os gaúchos tentaram exercer um maior volume de ataque. O segundo gol corintiano veio em jogada idêntica ao primeiro tento. Em mais um escanteio vindo da ala esquerda, Keké se antecipou à defesa e fez 2 a 0, aos 14min47.

Nos instantes finais do primeiro tempo, Thiaguinho escorou uma bola para Daniel que descontou para o time laranja, aos 18min55. Porém, Keké apareceu novamente. O goleiro Leandro lançou uma bola com os pés na cabeça do jogador, que escorou e tirou Lavoisier da jogada, fazendo 3 a 1, aos 19min15.

Não há nada ganho, ainda temos 20 minutos pela frente, profetizou o ala Keké, autor dos três gols corintianos na etapa inicial.

No segundo tempo, o Carlos Barbosa pressionou, mas a boa postura defensiva do adversário não permitiu que o time conseguisse concretizar uma reação. Aos 26min36, Simi fez bela jogada na linha de fundo e tocou rasteiro para a chegada de Arthur, que ampliou. A partir daí, o goleiro reserva dos gaúchos, Bilica, foi para o jogo.

Ajudando o ataque, o arqueiro da ACBF foi o autor do segundo gol do time. Ele avançou com a bola e chutou forte, fazendo 4 a 2, aos 28min21. Com mais volume de jogo, os atuais campeões fizeram mais um, com um chute de Leandrinho, em que o goleiro Leandro se atrapalhou com Pablo: 4 a 3, aos 32min39.

Os minutos finais foram de total pressão do Carlos Barbosa, inclusive com a instituição do ala Leandrinho, como goleiro-linha. Enquanto isso, os corintianos tentavam evitar as ações ofensivas do rival. Com o sucesso corintiano o técnico Paulo Mussalem passou a utilizar o fixo Rodrigo como arqueiro, novamente sem conseguir furar o bloqueio defensivo adversário.

"Qualquer vantagem que nós construíssemos a ACBF continuaria em cima. Tomamos dois gols bobos no final, mas não temos mais que lembrar disso. Somos campeões e jogar com essa camisa tem um outro peso", destacou o fixo Arthur, autor do quarto tento do São Caetano/Corinthians.

Esportistas serão homenageados nesta segunda-feira com a Comenda do Mérito Esportivo e Troféu Gustavo Kuerten

Solenidade será a partir das 19h30 no Lira Tênis Clube

        A próxima segunda-feira dia, dia 6, será a noite de gala para o esporte catarinense. É que neste dia serão homenageados a partir das 19h30, no Lira Tênis Clube, em Florianópolis, personalidades ligadas ao esporte com a Comenda do Mérito Esportivo. Este ano serão agraciados: Edmar de Oliveira Pinto (professor e ex-atleta) Ivan Ranzolin (ex-deputado estadual e federal ligado ao esporte e ex atleta do basquete).

        E também: Lauro Holzapfel (ex atleta de atletismo, professor de educação física e dirigente esportivo) Paulo Coutinho (radialista, ex-atleta de basquete e futsal, dirigente esportivo) Pedro Paulo Machado (jornalista esportivo, ex-jogador de futebol, ajudou na fundação a Associação dos Cronistas Esportivos de Santa Catarina (Acesc). Outro agraciado com a comenda é o clube  Lira Tênis Clube.

       O evento é organizado pelo Conselho Estadual de Esporte (Ced) em parceria com o Governo de Santa Catarina por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte e Fesporte e dentro da programação haverá ainda a homenagem especial com a entrega do Gran Mérito Esportivo. Serão homenageados o governador de Santa Catarina Leonel Pavan e o comendador Rubens Fachini, que colaborou com Arthur Schlösser na implantação dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) em 1960.

            Além da Comenda do Mérito Esportivo o Lira Tênis Clube será palco, na mesma noite, da entrega do Troféu Gustavo Kuerten de Excelência no Esporte. Os agraciados são: Melhor atleta: Bruno Fontes (atleta olímpico e tricampeão brasileiro de vela); Atleta revelação: Tamiris de Liz (do atletismo de Joinville, revelação da última edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina -  Jasc) ; Melhor entidade: Associação Corville, de Joinville – entidade de atletismo;  Melhor Técnico: Márcio Goiano ( do Figueirense) e Melhor para-atleta: Júlia Weiss (de Florianópolis, que se destacou nos últimos Parajasc). Todos foram escolhidos por internautas e tiveram seus nomes referendados pelos integrantes do Ced. 

         Entre as diversas personalidades esportivas presentes no evento estarão o ex-tenista  Gustavo Kuerten, maior ídolo do esporte catarinense que empresta seu nome à honraria, e o ex-jogador de vôlei da Seleção Brasileira Renan Dal Zotto. O Prêmio Gustavo Kuerten de Excelência no Esporte, instituído pelo Governo do Estado através do Decreto nº 3.515, de 24 de setembro de 2008, recebe apoio do Fundo de Incentivo ao Esporte (Fundesporte) e é uma ação conjunta da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte Ced e Fesporte.

            Para o presidente da Fesporte, Pedro Lopes, eventos como Comenda do Mérito Esportivo e Troféu Gustavo Kuerten de Excelência no Esporte são importantes para valorizar atletas e dirigentes esportivos. “Só quem está dentro do esporte sabe da real dimensão e das dificuldades que se tem em se administrar uma carreira de sucesso ou ações esportivas que fortalecem o nosso Estado. E estas duas homenagens (Comenda e Troféu Guga) servem para premiar pessoas e instituições que trabalham pelo esporte”.

Antonio Prado
Fesporte – Assessoria de Comunicação

Nos pênaltis, ACBF bate o Minas e assegura vaga na decisão

Carlos Barbosa (RS) e São Caetano/Corinthians/Unip (SP) farão a final da 37ª edição da Taça Brasil de Clubes - Divisão Especial. Os gaúchos a sseguraram classificação com o triunfo diante da V&M Minas (MG), nos pênaltis, após empate por 2 a 2, no tempo normal, em confronto realizado na Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul (SC), neste sábado (4/12).

A decisão ocorre neste domingo (5/12), ao meio-dia. A ACBF tenta seu terceiro título na Taça Brasil, sendo o segundo consecutivo. Para isso, terá de passar pelo Corinthians, rivais na última rodada da primeira fase, em que os laranjas venceram por 2 a 1, com gols de Daniel e Thiaguinho, para os gaúchos, e Keké para o Corinthians.

O jogo começou com preocupação de ambos lados em não permitir espaços ao rival. Os gols saíram no primeiro tempo a partir de jogadas iniciadas com a bola parada. Os gaúchos abriram o marcador. Flávio aproveitou uma cobrança de escanteio para desviar para as redes, aos 15 minutos. Porém, aos 16min43, Alisson aproveitou um rebote de uma falta cobrar por ele mesmo e empatou.

No segundo tempo, o jogo seguiu truncado. Com poucas chances de gol. Aos 30min58, Tostão rolou bola para o fixo Rodrigo, que bateu no ângulo de Bianchinni, fazendo 2 a 1.

Com a desvantagem, Alisson passou a exercer o papel de goleiro-linha, faltando pouco mais de cinco minutos para o final do confronto. O volume de jogo surtiu efeito, e Jé sofreu pênalti, aos 37min13. Dieguinho cobrou e converteu para os minastenistas, empatando o confronto e levando a partida para o tempo extra.

Prorrogação e pênaltis

Na prorrogação o time laranja foi mais efetivo no ataque, mas não conseguiu transpor o bloqueio defensivo mineiro. Nos últimos 20 segundos cada equipe teve uma chance clara de marcar. O Carlos Barbosa com Sinoê, e a V&M Minas com Caio, mas a bola teimou em ir para fora.

Com isso, o empate prevaleceu e a decisão do finalista foi para as cobranças de tiros livres da marca do pênalti. Após a série de cinco cobranças, Rodrigo e Alisson desperdiçaram para suas equipes. Nas alternadas, Bilica defendeu o chute de Batata e consolidou a classificação do time gaúcho, fazendo 7 a 6 nas penalidades.

“O grupo está de parabéns. Hoje pela manhã viemos treinar e o trabalho foi exclusivo neste quesito. Fui feliz a ajudar a equipe a chegar em mais uma final”, disse o goleiro Bilica, que, assim como no ano passado, quando decidiu o título nas cobranças da marca do pênalti, ajudou a ACBF a vencer um duelo. “Estou pronto. Todo grupo tem confiança em mim e estou aí para o que der e vier”, comentou.

Pelos lados do Minas, o pivô Jé lamentou a derrota. “O jogo foi bom. Conseguimos manter um bom nível de atuação tanto no tempo normal, quanto na prorrogação. Mantivemos uma boa velocidade e mesmo com algumas falhas, que são normais, conseguimos levar para os pênaltis. O importante é que fizemos uma boa campanha e agora é férias”.

Melhores da Liga Futsal 2010 são anunciados

Foram anunciados neste sábado (4/12), durante reunião realizada em Jaraguá do Sul (SC), local onde está sendo realizada a 37ª edição da Taça Brasil de Clubes - Divisão Especial, os melhores da Liga Futsal 2010 – principal competição do salonismo nacional.

A votação, que foi aberta ao público pelo site da competição (www.ligafutsal.com.br), durante os dias 23 de novembro e 3 de dezembro, contando com cerca de quatro mil votos. Ao todo foram definidos os melhores da décima quinta edição do campeonato em oito posições.

No gol, Léo Oliveira, guarda-meta da vice-campeã Copagril/Faville/DalPonte, desbancou o melhor goleiro do mundo, Tiago, que irá atuar no futsal russo na próxima temporada. Leandro, do São Caetano/Corinthians/Unip, ficou em terceiro. Léo Oliveira teve mais de 50% de preferência.

Na defesa, também da Copagril, Renan foi eleito o melhor fixo com 43,61%. Leco, que foi campeão da Liga deste ano defendendo a Malwee/Cimed, ficou em segundo, e Carlinhos, do Carlos Barbosa, garantiu a terceira posição.

Na ala direita, o jovem Gadeia foi soberano. Além de ser sido o eleito da posição referida, o jogador da agremiação de Marechal Cândido Rondon, clube com maior número de escolhidos (cinco ao todo), também foi escolhido como revelação da Liga deste ano.

Assim como Gadeia, Falcão, ex-Malwee e agora atleta da Cortiana/Santos, conquistou premiações em duas posições: melhor ala esquerdo e craque da competição. Na ala, o melhor jogador do mundo superou Dyego, da Copagril, com quase 3% de diferença. Já na disputa pelo craque do campeonato, o camisa 12 teve uma vitória apertada: 1,63% a frente de Dyego, novamente.

Na briga para definir o melhor pivô, três nomes de peso: Lenísio, Simi e Vander Carioca, ambos com longas trajetórias pela seleção brasileira de futsal. Com 48,81%, Lenísio, da campeã Malwee e que defenderá o Poker/PEC em 2011, venceu. Simi, do Corinthians, ficou em segundo, e Carioca, do PEC, marcou presença na 3ª colocação.

Por fim, no banco de reservas, Marquinhos Xavier, da equipe vice-campeã, desbancou os experientes Fernando Ferretti e PC de Oliveira, dois dos técnicos mais vencedores do futsal mundial. Xavier confirmou a vitória com 56,65% da preferência popular.

Seleção da Liga Futsal 2010
Goleiro – Léo Oliveira (Copagril/Faville/DalPonte)
Fixo – Renan (Copagril/Faville/DalPonte)
Ala direita – Gadeira (Copagril/Faville/DalPonte)
Ala esquerda – Falcão (Malwee/Cimed)
Pivô –Lenísio (Malwee/Cimed)
Técnico – Marquinhos Xavier (Copagril/Faville/DalPonte)
Revelação –Gadeia (Copagril/Faville/DalPonte)
Craque – Falcão (Malwee/Cimed)
Artilheiro – Falcão (Malwee/Cimed) – 39 gols