quinta-feira, 2 de abril de 2009

Reta final

Finalmente chegou a parte mais interessante do Catarinense: o quadrangular. Os quatro melhores times chegaram lá, e aos demais, resta agora ver onde ocorreram os erros e trabalhar para corrigí-los.

Rumo ao título - Parece que o Avaí engatou uma quinta marcha e vai em direção ao título, que tem passado longe da Ressacada desde 1997. O Leão cresceu no momento certo. Ainda está aquém do que é necessário para jogar a Série A, mas, mostra que o trabalho está sendo bem feito.

A Chapecoense também cresceu muito no returno, e acabou se classificando como o time de melhor índice técnico, além de ter o melhor ataque. Antes, pensava-se que isto ocorreria com o JEC. O Verdão está credenciado ao título.

Aliás, aponto Avaí e Chapecoense como favoritos a fazerem a final. Mas, como a briga agora é apenas entre cachorros grandes, qualquer um pode chegar.

Cavalo paraguaio? - Aliás, falando no Joinville, o time nos dois turnos largou disparado na frente, e nas últimas rodadas, tropeços e mais tropeços fizeram o time despencar e ficar com a última vaga - a do segundo melhor índice técnico - no melhor estilo cavalo paraguaio. E a saga continua no quadrangular, com duas apresentações ruins. Os próximos dois jogos contra a Chapecoense definirão não só a vida do JEC no Estadual, como também o calendário pro resto do ano. Um dos dois vai à Série D do Brasileiro.

E o Criciúma mostrou uma leve melhora no quadrangular, mas, ainda está longe de ser o time que ganhou o primeiro turno, certamente ainda reflexo da campanha horrorosa do returno, onde só o Tubarão ficou atrás do Tigre.

Outro que pode receber o título de "cavalo paraguaio" é o Atlético de Ibirama, que começou muito bem o campeonato, mas, foi perdendo fôlego aos poucos e perdeu uma classificação quase certa.

Turma de baixo - Figueira e Brusque jogaram apenas o suficiente para não serem ameaçados pela segunda divisão. Resta agora a preparação para o Brasileiro das Séries A e D.O Metropolitano acordou tarde demais, mas, mesmo assim mostrou que o time era muito limitado, e que talvez no máximo poderia ter ficado no mesmo patamar de Figueira e Brusque.

Já o Marcílio Dias, depois de um 2008 muito bom, a crise financeira se instala e o time afunda. O Marinheiro vai viver uma situação inusitada em 2010: jogar ao mesmo tempo a Série C (ou D) do Brasileiro e a Segunda divisão catarinense. O Tubarão, nem merece muito comentário, não fossem os boatos de que o time fechará as portas em 2010.

E o Juventus - já começou a preparação pra segunda divisão, largando na frente da maioria de seus nove concorrentes. Cerca de 12 atletas já estão contratados, a maioria jovens da base e atletas da região. O restante será completado com jogadores que virão de fora, alguns agenciados por Falcão, outros emprestados de clubes paulistas e até dos eliminados do catarinense. Enquanto isso, além dos 12 já acertados, vários ainda seguem em testes no João Marcatto.

Nos bastidores, comenta-se que Hercílio Luz e Concórdia também estão montando times fortes, assim como o Próspera. Mas, no papel é uma coisa, com a bola rolando é outra. Vamos esperar Junho pra ver quem é quem na segundona.