terça-feira, 4 de novembro de 2008

Reunião define detalhes para a 4ª Liga Futsal Feminina

Goiânia (GO) - Foi realizada na manhã desta segunda-feira (3/11) a reunião que definiu os detalhes para a 4ª edição da Liga Futsal Feminina. Dos 12 franqueados, apenas quatro compareceram ou enviaram representantes: Hidráulica Brasil, Unopar/Londrina, Ass. Sabesp e Kindermann/UnC/Caçador. As quatro equipes tiveram direito de opinar e escolher a fórmula de disputa do campeonato.

A reunião, que ocorreu na sede da Federação Goiana de Futsal, em Goiânia (GO), foi presidida pelo vice-presidente Administrativo da CBFS, Hideraldo Jorge Santana Martins. Ele apresentou as justificativas das equipes que não compareceram ou enviaram representantes, logo depois deu a palavra aos presentes para sugestões sobre o campeonato.

Depois de muita discussão, ficou decidido que a fórmula de disputa será a mesma da edição anterior da competição. Duas sedes na primeira fase, onde se classificam as duas melhores equipes de cada para fazer a semifinal. As seminais ocorrerão em duas partidas, assim como a final, nas cidades das equipes classificadas.

Nem todas as doze equipes confirmaram participação no campeonato, pois o prazo final é na quinta-feira (6/11), mesmo assim foram divididos os grupos da primeira fase. As equipes terão até dia 10/11 para entregar uma lista à CBFS com o nome de doze atletas. O último prazo para a inscrição de atletas será no dia 14/11.

O Grupo A terá como sede a cidade de Caçador (SC), onde jogarão Kidermann/Caçador, UTC, Cesumar/Maringá, Ass. Sabesp, Jaguaré/Osasco e Chimarrão/DalPonte. O Grupo B terá como sede a cidade de Goiânia (GO), onde atuarão Unopar/Londrina, Hidráulica Brasil, Unesc, UnoChapecó, Unifor/Nacional Gás e um outra equipe, que entrará no lugar do Teresópolis, que abandonou a Liga este ano.

A primeira fase ocorrerá simultaneamente nas duas cidades-sedes, de 16 a 21 de novembro. As semifinais serão nos dias 11 e 14 de dezembro, enquanto a final está prevista para ocorrer no dia 17 e 20 de dezembro. Como incentivo às atletas, a Seleção Brasileira de Futsal Feminina será convocada logo após a competição para a realização de um amistoso, previsto para o dia 28 de dezembro.

De acordo com a treinadora da Hidráulica Brasil/Fujioka, Daniela Dallago, a fórmula de disputa do campeonato ainda não é a ideal, porém está dentro das possibilidades da organização e dos clubes participantes. “O importante é ter a competição, pois precisamos desenvolver o futsal feminino. Lamento que muitas equipes não enviaram representantes para uma reunião tão importante. Acredito que será um campeonato de alto nível e espero chegar longe, já que teremos a oportunidade de fazer a primeira fase em casa”, afirma.