quarta-feira, 17 de junho de 2009

Definidos participantes do 5º Grand Prix de Futsal

Os 16 participantes do 5º Grand Prix de Futsal estão definidos. A competição que será realizada em Goiânia e Anápolis (GO), entre os dias 28/6 e 5/7, terá seleções das Américas do sul e central, Europa, África e Ásia. Todos em busca do título do campeonato que vem se consolidando a cada temporada no cenário internacional.

As quatro edições anteriores foram vencidas pelo Brasil, que busca o pentacampeonato sob o comando do técnico Marcos Sorato, que terá pela frente sua primeira competição como treinador da Seleção Brasileira de Futsal. Além dos hexacampeões mundiais, outras sete seleções que disputaram a última Copa do Mundo de Futsal, no ano passado, estarão no GP de Futsal.

Brasil, Argentina, Irã, Guatemala, Paraguai, República Tcheca, Ucrânia e Uruguai compõem o grupo de equipes que disputaram o campeonato organizado pela Fifa, vencido pelo Brasil, em casa, consolidando a recuperação da hegemonia mundial. Além destes Países, o 5º Grand Prix terá: Angola, Costa Rica, Hungria, Moçambique, Peru, Romênia, Sérvia e Venezuela, fechando o grupo de 16 nações que disputarão o título em terras goianas.

O sorteio das chaves e a consequente definição da tabela de jogos da primeira fase ocorrerá nesta sexta-feira (19/6), em Anápolis (GO). A competição segue o mesmo formato do ano passado, em que as equipes serão divididas em quatro grupos, com quatro seleções cada. Após a disputa em suas respectivas chaves, em turno único, os dois melhores classificados de cada grupo avançam para as quartas-de-final.

A partir desta etapa as partidas serão eliminatórias. Mesmo aquelas que não conquistarem a classificação na primeira fase prosseguem disputando o Grand Prix, para definição das posições intermediárias, entre a 9ª e 16ª posições. O objetivo é promover o intercâmbio entre as variadas escolas salonistas que estarão presentes para a disputa do campeonato.

Ao todo estão programados 48 jogos no 5º Grand Prix. As cidades de Anápolis (GO), com o ginásio Newton de Faria, e Goiânia (GO), com o Goiânia Arena, dividirão a responsabilidade de abrigar o campeonato, que distribuirá uma premiação de cerca de R$ 100 mil entre todos os participantes. O campeão embolsará um prêmio de R$ 40 mil.

5º Grand Prix de Futsal ? Participantes
Angola
Argentina
Brasil
Costa Rica
Guatemala
Hungria
Irã
Moçambique
Paraguai
Peru
República Tcheca
Romênia
Sérvia
Ucrânia
Uruguai
Venezuela

O Santo replay

"No grito", a Seleção espantou a zebra e venceu o Egito por 4 a 3, nesta segunda-feira, em Bloemfontein, na estréia na Copa das Confederações. O gol da vitória saiu nos minutos finais, em pênalti corretamente marcado após pressão dos brasileiros. (Lancepress)

A Seleção Brasileira chegou a fazer 3 a 1 e jogar em ritmo de treino, mas cedeu o empate por 3 a 3 para o Egito. A vitória só saiu aos 45min do segundo tempo, graças a um pênalti convertido por Kaká. A Seleção escapou por muito pouco de um vexame maior. (Alen Chahad-Renato Pazikas – Terra)

Em uma estréia marcada por panes defensivas em série, o Brasil começou a campanha na Copa das Confederações com uma suada vitória por 4 a 3 sobre o Egito. O time de Dunga se salvou com um pênalti polêmico nos minutos finais. (do Uol)
Nada a comentar, acrescentando apenas que o árbitro só marcou o pênalti depois de ver o replay no telão do estádio. Ela havia marcado escanteio na bola desviada pelo jogador egípcio. Os dois lados dessa polêmica nas palavras do Dunga e dos dirigentes da seleção do Egito:

Vitorioso, o técnico Dunga desdenhou da reclamação dos rivais. "Isso é um problema do Egito, não é um problema nosso. Se vocês deixarem o Brasil treinar desde maio, como o Egito fez, veriam uma partida totalmente diferente", respondeu o treinador brasileiro, saindo do foco do debate.

"O árbitro viu que o jogador não tinha nenhuma marca no rosto e teve a percepção de que tinha colocado a mão na bola", emendou Dunga.

Depois do jogo, a comissão técnica do Egito avisou que a federação do país formalizará uma reclamação junto à Fifa.

"Ele (árbitro) apitou um escanteio. A decisão do pênalti veio de fora, três minutos depois, com o quarto oficial que estava vendo pela TV. O Egito perguntará à Fifa quais são as regras. Queremos isso claro. Nossa federação vai reclamar", declarou Chawki Gharib, auxiliar técnico egípcio. Noticiário do (Uol)

Divisão Especial de SC: Confira os resultados dos jogos, a classificação e também a próxima rodada

O Campeonato Estadual da Divisão Especial de Santa Catarina teve no último fim de semana mais quatro jogos válidos pela sexta rodada do turno da 1ª fase.
No jogo mais esperado da rodada, o IACC/Patrimonial/Águia Seguros de Concórdia venceu o São Bento Futsal Clube pelo placar de 6 a 1, jogando no ginásio do Sesi em São Bento do Sul. Com este resultado, a equipe de Concórdia assumiu a liderança, deixando o São Bento Futsal na segunda colocação.
Confira os resultados, a classificação a também os jogos da última rodada do turno da 1ª fase:

11/6 – quinta-feira

Local: Ginásio da ADHering em Blumenau
ADHering/Gasparzinho 1 x 3 CRE Xaxiense

13/6 – sábado

Local: Ginásio Cetreventos em Pinhalzinho
Hidro/Horus/FME/Pinhalzinho 4 x 2 Siderópolis/Unesc

Local: Ginásio Cassildo Francisco Frohlich em Tunápolis
ASME/Unoesc/São Miguel do Oeste 3 x 1 Hervalense/Andrade/Clínica Reviver

Local: Ginásio do Sesi em São Bento do Sul
São Bento Futsal Clube 1 x 6 IACC/Patrimonial/Águia Seguros/Concórdia

Classificação atual:
1º IACC/Patrimonial/Águia Seguros/Concórdia 13 pts
2º São Bento Futsal Clube 11 pts
3º CRE/Xaxiense 10 pts
4º ASME/Unoesc/São Miguel do Oeste 9 pts
5º Hidro/Horus/FME/Pinhalzinho 8 pts
6º ADHering/Gasparzinho 7 pts
7º Siderópolis/Unesc 6 pts
8º Hervalense/Andrade/Clínica Reviver 1 pt

Próximos jogos:

17/6 – quarta-feira

Local: Centro de Eventos em Concórdia
20h IACC/Patrimonial/Águia Seguros/Concórdia x Hidro/Horus/FME/Pinhalzinho

20/6 – sábado

Local: Ginásio da Unesc em Criciúma
9h30 Siderópolis/Unesc x ASME/Unoesc/São Miguel do Oeste
*Transmissão ao vivo pelo Canal Ric Record News.

Local: Ginásio Sordi em Xaxim
20h30 CRE Xaxiense x São Bento Futsal Clube

Local: Ginásio Oscarzão em Herval do Oeste
20h30 Hervalense/Andrade/Clínica Reviver x ADHering/Gasparzinho


Cai o último da Divisão Especial do Catarinense de futsal

Caiu o último invicto da competição. Jogando na noite fria do último sábado (13/6) no ginásio do Sesi, em São Bento do Sul, a equipe da casa que contou com um grande número de torcedores, não repetiu as boas atuações dos últimos jogos e perdeu de 6 a 1 para a forte equipe de Concórdia, comandada pelo experiente treinador Serginho "Bigode". Com esta vitória, a equipe do oeste catarinense retomou a liderança da competição abrindo dois pontos do agora vice-líder São Bento Futsal Clube que está com 11 pontos.

O equilíbrio é muito grande e quem ganha é o torcedor que comparece no ginásio para torcer pela sua equipe. Veja em notícias os resultados dos últimos jogos e a classificação atualizada. Curso de Treinador de Futsal: a Universidade Gama Filho através do coordenador Luiz Gastão Dubois está promovendo para os dias 30/7, 31/7, 1/8 e 2/8 o curso para treinadores de futsal. O curso será realizado no Sest Senat em Florianópolis.

Os palestrantes são: Prof. Dr. Wilton Santana (futsal nas categorias de base), Prof. Eder Popiolski (futsal feminino) e o ex-treinador da Seleção Brasileira, PC de Oliveira (futsal de alto rendimento). Maiores informações em breve aqui no site.