Confirmados os participantes da Liga 2009A Liga Futsal 2009 será disputada por 19 clubes. Após três temporadas consecutivas com 20 equipes, a competição deste ano terá um participante a menos, graças aos pedidos de licença de Ulbra e Macaé, detentores de franquias. Uma das vagas foi preenchida pelo Praia Clube, de Uberlândia (MG), enquanto a outra ficou em aberta, apesar do interesse de vários clubes, que não alcançaram os requisitos para fazer parte da elite do salonismo nacional.
A competição, que foi disputada pela primeira vez em 1996, terá o início da sua edição de 2009, em março e se estenderá até outubro.
São Paulo e Santa Catarina são os estados com mais representantes na competição. Cada um tem quatro equipes na Liga. Os paulistas contam com Intelli, RCG/Garça/Umbro,São Caetano/Corinhians/Unip e São Paulo F.C., enquanto os catarinenses serão representados por Unisul/Seguridade/Penalty, Joinville/Krona/DalPonte e Colegial, além da atual campeã, Malwee Futsal. Sem Ulbra e Horizontina, o Rio Grande do Sul deixou de ser o estado com a maior representatividade, contado, agora com três clubes: Atlântico, Carlos Barbosa e Cortiana/UCS/AFF.
O Paraná, que em 2008 teve o Naga/Zaeli/Penalty/Umu como seu único representante, neste ano contará com mais dois clubes na competição: Diplomata/Muffatão/Cascavel, que volta, após disputar as edições de 2006 e 2007 da Liga, e o estreante Copagril/DalPonte , de Marechal Cândido Rondon. O Rio de Janeiro terá na disputa o Vasco da Gama, campeão da Liga Futsal em 2000 e o Poker/Petrópolis/Ikinha. V&M Minas e Praia Clube, de Uberlândia, são os mineiros na disputa deste ano.
Fechando a lista de estados participantes na Liga Futsal 2009, o Espírito Santo conta com o Álvares/Vitória/ES. O clube capixaba participou das duas últimas edições do campeonato e tenta manter o gráfico ascendente de desempenho na Liga. O time foi o 20º em 2007, e no ano seguinte conquistou a 13ª colocação.
Fórmula de disputaA Liga Futsal 2009, apesar de ter um clube a menos neste ano, mantém o mesmo formato de disputa do ano passado. Na primeira fase as equipes jogam todas contra todas, em turno único, classificando-se os 12 melhores para a segunda fase da competição. A partir daí, os clubes são divididos em dois grupos, com seis clubes cada, com duelos em turno e returno envolvendo os clubes da mesma chave. Os quatro melhores de cada grupo avançam, fazendo quartas-de-final, semifinal e final em sistema eliminatório (jogos de ida e volta).