quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Ainda o vexame do ano

Como era de suspeitar o caso RIC-Record x RBS ainda vai render na Justiça, com novos desdobramentos nos próximos dias.

E já há gente do meio da comunicação que considera desesperadora a insistência da Federação Catarinense de Futebol, da Associação de Clubes de Futebol Profissional e… de outros interessados. Pela simples razão de que todos os citados já pagaram o mico que poderiam ter pago, a RBS incluída, com seu marketing de guerra, que saiu afoitamente à frente dos fatos, num claro desafio antecipado à Justiça.


Melhor seria, na avaliação de companheiros que conhecem FCF, Associação e outros personagens menos votados, que a RBS enfiasse a viola no saco e se conformasse com o vexame do ano, acontecido justamente nas primeiras semanas de 2009.

Liga Futsal 2009

Confirmados os participantes da Liga 2009

A Liga Futsal 2009 será disputada por 19 clubes. Após três temporadas consecutivas com 20 equipes, a competição deste ano terá um participante a menos, graças aos pedidos de licença de Ulbra e Macaé, detentores de franquias. Uma das vagas foi preenchida pelo Praia Clube, de Uberlândia (MG), enquanto a outra ficou em aberta, apesar do interesse de vários clubes, que não alcançaram os requisitos para fazer parte da elite do salonismo nacional.

A competição, que foi disputada pela primeira vez em 1996, terá o início da sua edição de 2009, em março e se estenderá até outubro.

São Paulo e Santa Catarina são os estados com mais representantes na competição. Cada um tem quatro equipes na Liga. Os paulistas contam com Intelli, RCG/Garça/Umbro,São Caetano/Corinhians/Unip e São Paulo F.C., enquanto os catarinenses serão representados por Unisul/Seguridade/Penalty, Joinville/Krona/DalPonte e Colegial, além da atual campeã, Malwee Futsal. Sem Ulbra e Horizontina, o Rio Grande do Sul deixou de ser o estado com a maior representatividade, contado, agora com três clubes: Atlântico, Carlos Barbosa e Cortiana/UCS/AFF.

O Paraná, que em 2008 teve o Naga/Zaeli/Penalty/Umu como seu único representante, neste ano contará com mais dois clubes na competição: Diplomata/Muffatão/Cascavel, que volta, após disputar as edições de 2006 e 2007 da Liga, e o estreante Copagril/DalPonte , de Marechal Cândido Rondon. O Rio de Janeiro terá na disputa o Vasco da Gama, campeão da Liga Futsal em 2000 e o Poker/Petrópolis/Ikinha. V&M Minas e Praia Clube, de Uberlândia, são os mineiros na disputa deste ano.

Fechando a lista de estados participantes na Liga Futsal 2009, o Espírito Santo conta com o Álvares/Vitória/ES. O clube capixaba participou das duas últimas edições do campeonato e tenta manter o gráfico ascendente de desempenho na Liga. O time foi o 20º em 2007, e no ano seguinte conquistou a 13ª colocação.

Fórmula de disputaA Liga Futsal 2009, apesar de ter um clube a menos neste ano, mantém o mesmo formato de disputa do ano passado. Na primeira fase as equipes jogam todas contra todas, em turno único, classificando-se os 12 melhores para a segunda fase da competição. A partir daí, os clubes são divididos em dois grupos, com seis clubes cada, com duelos em turno e returno envolvendo os clubes da mesma chave. Os quatro melhores de cada grupo avançam, fazendo quartas-de-final, semifinal e final em sistema eliminatório (jogos de ida e volta).

Elenco da Malwee (SC) se reapresentará nesta quinta-feira

Após um 2008 de muitas conquistas e trinta dias de merecido descanso, a equipe da Malwee Futsal (SC) se reapresentará nesta quinta-feira (22/1), às 16 horas, no Parque Malwee, em Jaraguá do Sul (SC), para realizar seu primeiro treino físico do ano.

Mesmo vencendo as principais competições da temporada passada, a diretoria do time jaraguaense não descansou e tratou de reforçar seu plantel com as contratações de Xoxo, que já é um velho conhecido da torcida, e a jovem revelação Cabreúva, que desponta como um dos principais atletas da nova geração do futsal nacional.

Para o técnico Fernando Ferretti, as contratações demonstram o cuidado do time no sentido de acompanhar a evolução do esporte. “Mesmo com todos os títulos que conquistamos em 2008 é importante que nossa equipe seja sempre reforçada, já que os adversários estão cada vez mais fortes e não podemos facilitar nada para os concorrentes”, disse o treinador.

Ainda esta semana, na sexta-feira (23/1), também terá início o “Estágio Supervisionado Malwee Futsal 2009”, quando treinadores de diversas localidades do Brasil e da América Latina acompanharão os treinamentos da pré-temporada da agremiação catarinense e assistirão a palestras de integrantes da comissão técnica do clube tricampeão da Liga Futsal.