segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Fla vence o Boavista e ergue a Taça Guanabara 2011

Ronaldinho Gaúcho foi o nome do jogo

O Flamengo venceu o Boavista, na tarde deste domingo, por 1 a 0, com um gol de Ronaldinho Gaúcho, e conquistou o título da Taça Guanabara. Os rubro-negros foram superiores durante os 90 minutos e levataram a taça com justiça terminando o primeiro turno do Campeonato Carioca de forma invicta. A partida não teve muitos lances de perigo, pois o Boavista foi a campo recuado. O gol do título aconteceu somente aos 26 minutos do segundo quando Ronaldinho Gaúcgo acertou bela cobrança de falta sem chance para Thiago. Com mais esta conquista, o Flamengo abre vantagem como sendo o maior vencedor da Taça Guanabara, com 19 títulos, o primeiro no Engenhão.

O Flamengo começou pressionando o Boavista em seu campo de defesa. Sem um atacante fixo, porém, já que o técnico Vanderlei Luxemburgo escalou a equipe com Ronaldinho Gaúcho no ataque e o argentino Bottinelli no meio-de-campo, a equipe não conseguia chegar à defesa adversária. Com isso, os rubro-negros só foram criar a primeira chance de gol aos 11 minutos, quando Thiago Neves apareceu na área e completou de cabeça cruzamento pela esquerda. O goleiro Thiago quase foi surpreendido, mas espalmou para escanteio.

O lance acordou o torcida do Flamengo e a equipe dentro de campo. No minuto seguinte, os rubro-negros quase abriram o placar quando Leonardo Moura foi lançado pela direita e chegou no bico da pequena área. No entanto, o lateral chutou cruzado para fora. O Boavista conseguiu novamente neutralizar os ataques do Flamengo, mas não chegava ao ataque. A partida voltou a ficar sendo muito disputada na intermediária do time da Região dos Lagos, mas sem lances de perigo até os 24 minutos. O lateral-esquerdo Egídio foi tentar cruzar e quase colocou para o gol. O goleiro Thiago estava atento e espalmou a bola para longe da área.

Com o jogo seguindo da mesma maneira, o Boavista passou a avançar mais e teve sua única chance de marcar na etapa inicial aos 42 minutos. Após erro na saída de bola do Flamengo, a bola chegou em Leandro Chaves. O meia arriscou de fora da área e obrigou Felipe a fazer boa defesa. Nos minutos finais, os rubro-negros ainda pressionaram, mas despediçaram as chances de abrir o placar. Com isso, os times foram para o intervalo com o empate.

Na volta para o segundo tempo, o técnico Vanderlei Luxemburgo veio com o jovem Negueba no lugar de Bottinelli. No entanto, nos primeiros minutos, a partida seguiu o mesmo panorama da etapa inicial, com o Flamengo pressionando, mas sem criar chances de gol. A torcida do Flamengo só sentiu a abertura do placar próximo aos 12 minutos quando a zaga do Boavista saiu errado a bola, que sobrou para Negueba. O atacante entrou na área e cruzou para Thiago Neves, mas o meia não conseguiu chegar a tempo de tocar para a rede.

Aos poucos, o Boavista buscava avançar nos espaços deixados pelo Flamengo. Sò que o time da Região dos Lagos não levava perigo ao goleiro Felipe. Os rubro-negros seguiam pressionando e chegaram ao gol aos 26 minutos. Ronaldinho Gaúcho cobrou falta com categoria no canto esquerdo de Thiago para explodir o Engenhão em alegria. Após o gol, o Boavista passou a atacar mais, mas aos 34 minutos o atacante Frontini acabou sendo expulso depois de agrdir o meia Renato Abreu. Com isso, o time da Região dos Lagos ficou com um homem a menos em campo.

Nos minutos finais, o Boavista partiu com tudo em busca do gol de empate, mas não conseguiu criar lance de perigo para Felipe. Já o Flamengo passou a administar o placar e avançar somente nos contra-ataques. Os rubro-negros seguraram a vitória até o apito final do árbitro.

Os rubro-negros se garantem na final do Cmpeonato Carioca e vão entrar na Taça Rio com a chance de levar o título da competição em caso de conquista no segundo turno.

Divulgada tabela da Liga Futsal 2011

A Liga Futsal 2011 terá início no próximo dia 14 de março. Na manhã da  sexta-feira (25/2), a coordenação operacional da competição divulgou a tabela da primeira fase do campeonato, que começa com o confronto entre Krona/Joinville/Dalponte (SC) e Santos/Cortiana/Unilus (SP). As duas equipes medem forças às 19h15, no ginásio da Univille, em Joinville (SC), com transmissão ao vivo do SporTV.

Ao todo, serão 276 partidas na primeira fase, que está prevista para terminar no dia 6 de julho. Pelo regulamento da competição, as equipes duelam entre si em turno único e as 16 melhores avançam para a sequência do torneio.

Na etapa seguinte da Liga Futsal, os 16 classificados serão divididos em quatro grupos com quatro equipes cada. Nesta fase, as equipes duelarão apenas contra as equipes de suas chaves, em turno e returno, com os dois melhores passando para as quartas-de-final. A partir desta fase, o campeonato passa a ter jogos eliminatórios (ida e volta), até a definição do campeão, que deve ser definido em novembro.

Em 2011, a Liga tem novos participantes. O número de equipes na competição passou de 21 para 24, provando o crescimento do salonismo brasileiro. Com as mudanças de franquias e a inclusão de novos times, serão sete estreantes na competição, incluindo a equipe do Mato Grosso (MT), estado que ainda não tinha participado de nenhuma edição da Liga. Além dos mato-grossenses, o Distrito Federal também passa a fazer parte da Liga com a entrada do Peixe/Mazza (DF).

As outras cinco equipes que estrearão na Liga em 2011 são o São José Futsal (SP) e Colégio Londrinense (PR), que entram como convidados, além do Santos/Cortiana/Unilus (SP), do Suzano/Penalty (SP) e da IACC/Águia Seguros/Unimed (SC).