quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

XI CONGRESSO NACIONAL DE FUTSAL

Acontece neste final em Guarapari,no estado do Espírito Santo,sudeste brasileiro,o décimo primeiro congresso nacional de futsal,que terá em sua grande maioria de participantes,profissionais da arbitragem,Presidentes de federações,dirigentes e outros.

O Congresso é um evento esperado já a bastante tempo por todos os árbitros,do estado tanto que a Ascofutsal,entidade que representa toda a arbitragem, catarinense de futsal,locou um ônibus especialmente para este evento.

Como todos sabem,a arbitragem fraiburguense não vive seus melhores momentos já a bastante tempo,e sabendo disso um dos poucos árbitros que temos e que podemos dizer é de confiança estará neste evento.É claro que estou falando de Ademir Torri,que hoje é sem dúvida nenhuma o melhor árbitro de Fraiburgo,um dos melhores da região e mesmo não tendo mais idade para apitar jogos da federação catarinense de futsal,tem moral com árbitros de todo o estado,e é claro não podemos esquecer que é pai da única arbitra Fifa que o Brasil possui que é Giseli Torri.

Conversando com ele está semana,disse que suas expectativas são as melhores possíveis,colocando apenas como um pequeno impecilio o fato de estar apitando a Oliza em Fraiburgo,ter que viajar a capital do estado,e de lá enfrentar quase vinte horas de estrada até a cidade sede do evento,mais também disse que o cançasso da viagem é superado devido a magnitude do evento.''vou buscar o máximo possível de novas informações,para podermos atualizar nossos árbitros da liga de Fraiburgo''.

Ademir á está hora já está na estrada a caminho de Florianópolis,e junto com uma delegação de quase cinquenta árbitros embarca a no final da tarde as 18:00 hs,e devem chegar em Guarapari amanhã no final da tarde,já que antes dão uma pequena parada no Rio de Janeiro para conhecer alguns pontos turísticos, como por exemplo o Maracanã,que será o palco da final da 2014,que se Deus quiser e ele quer será o Brasil contra Argentina.

Assim que Ademir retornar no inicio da próxima semana,trarei todas as noticias deste evento,que não é só importante para a arbitragem local ou do estado e sim para o futsal nacional.

CBFS divulga calendário para 2010

A Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) divulgou o calendário de competições para a temporada 2010. A reestruturação nas formas de disputa das competições nacionais promovidas pela entidade entra em vigor em 2010.

A bola rola nas quadras do Brasil a partir de março, quando será disputada a quinta edição da Superliga. A competição, que ocorrerá em Betim (MG) entre os dias 2 e 7 de março, reunirá os campeões das Ligas Regionais, na temporada passada, além dos dois primeiros colocados da Liga Futsal 2009: ACBF (campeão) e Malwee (vice).

Já na semana seguinte, os campeonatos nacionais começam a ser movimentados dentro do novo formato, que prevê a segmentação dos clubes e seleções estaduais por divisão.

A proposta aprovada muda radicalmente o formato de disputa das Taças Brasil e Campeonatos Brasileiros de Seleções, em todas as suas categorias (sub-15, sub-17, sub-20 e adulto), tanto no masculino quanto no feminino. A partir deste ano, as competições nacionais serão realizadas em três divisões: Especial, Primeira Divisão e Segunda Divisão.

Com o estabelecimento de acesso e descenso entre as divisões. O calendário de competições nacionais e a forma de disputa dos certames serão alterados. Enquanto os Campeonatos Brasileiros de Seleções passam a ocorrer de quatro em quatro anos, em todas as suas categorias, as Taças Brasil de Clubes serão anuais. Cada divisão terá nove federações representadas.

Prazo para indicação de árbitros termina hoje

Termina hoje o prazo para que as Ligas entreguem a ficha de inscrição dos oficiais e árbitros que estarão a disposição da Federação Catarinense de Futsal neste ano.

Após essa data a Federação não aceitará mais nenhuma indicação. Já para o dia 9 de fevereiro foi marcada a reunião de organização da Copa Santa Catarina e do Campeonato Estadual da Primeira e Divisão Especial.

No encontro serão definidos os times que estarão no envento, bem como também na Copa Santa Catarina, torneio preparatório para o Catarinense.