terça-feira, 20 de abril de 2010

Transcatarina cumprindo sua responsabilidade social

Na 2ª edição do rali de regularidade, organização fecha parceria com Fraiburgo e juntos irão fazer um concurso cultural para apadrinhar uma criança da rede pública de ensino. E mais um competidor está de volta à competição.

Desde os primeiros passos para definir locais da prova, fechar parcerias com prefeituras, conseguir patrocinadores até a linha de chegada a SC Racing, organizadora do 2º Transcatarina, enfrenta muito trabalho para fazer uma prova bem feita. Mas desta vez seu papel não será somente voltado para a competição. Preocupada em cumprir seu papel social pelas cidades onde passa, organização fechou com a Prefeitura de Fraiburgo a realização de um concurso cultural para os alunos da rede municipal de ensino.

A seleção foi dividida em várias etapas, mas ao final um aluno da 1ª ou da 2ª série do ensino fundamental irá ganhar uma bolsa de estudos até a 8ª série, bancada pelo Transcatarina. Porém o jovem tem que mostrar serviço. O selecionado terá de ter notas boas e ganhará aquele com mais necessidades financeiras na família. Pela parte cultural haverá três concursos, para crianças e jovens de todas as séries, mas separadamente. O prêmio para o vencedor de cada concurso vai participar do prólogo em Fraiburgo e sua turma também irá assistir a prévia do rali. No total estão participando das seleções mais de 1.700 alunos.

Os concursos com o tema Transcatarina serão:

- Desenho: participam somente crianças da 1ª e 2ª séries

- Frase: nesta seleção podem participar somente alunos da 3ª, 4ª e 5ª séries

- Redação: parte do concurso voltada para jovens da 6ª, 7ª e 8ª séries

Os resultados de todas as seleções serão divulgados na semana da largada do 2º Transcatarina, no dia 12 de julho. Nessa história também ganham os responsáveis pela ideia: “A população de Fraiburgo ficou encantada com o Transcatarina de 2009. No prólogo e nos bastidores as pessoas foram conferir de perto o que estava acontecendo. Então avaliando essa repercussão, conversei com a organização do rali para vermos uma forma de agradecer essa presença de todos. Daí surgiu a ideia de ajudar alguma criança e promover os concursos. Assim a comunidade participa diretamente do Transcatarina e nós, prefeitura e SC Racing, cumprimos nosso dever social”, afirma o vice-prefeito de Fraiburgo, Beto Ferreira.

O bom trilheiro à prova retorna

Bastou ir à edição de 2009 para se inscrever novamente e voltar às trilhas catarinenses. Essa ótima história já está se repetindo a cada inscrição de competidores do ano passado. Não é a toa que o paulista Humberto Marino está de volta. O piloto de Mogi Mirim/SP disputou o 1º Transcatarina ao lado do filho de 12 anos, na categoria Turismo. A prova de teste foi aprovada pelo paulista: “A prova de 2009 foi excelente e isso que me fez confirmar minha inscrição, mesmo sem saber por enquanto ao lado de quem vou. Tenho alguns candidatos a navegador, mas queria mesmo era confirmar logo minha inscrição para o 2º Transcatarina, também pela Turismo. O clima entre os competidores é muito bom. Meus amigos que me influenciaram a ir. Não me arrependi e ainda fiz novas amizades. Agora é esperar a largada com ansiedade para ver as mudanças”, conta disposto Humberto, trilheiro há 15 anos.

Ainda restam poucas vagas para o 2º Transcatarina. Para participar basta acessar o site www.transcatarina.com.br. As categorias de 2010 são Super Master, Graduados, Jeep, Junior e Turismo.

O Transcatarina 2010 tem o patrocínio de Ensimec, Hotel Renar, Guinchos Elétricos Fixxar, Trilha SC Troller e Mamute Off Road.

Apoio: Prefeitura de Balneário Camboriú, Prefeitura de Lages, Prefeitura de Rio do Sul, Prefeitura de Fraiburgo, Prefeitura de Atalanta, Prefeitura de Apiúna, Prefeitura de São Cristovão do Sul, Lave Bem Lavanderia, Recanto das Águas Hotel e Spa, Grafimax, Revista 4x4eCia, Licia, Parque Nacional da Serra do Itajai, Blukit e Ativa Comunicação.

Realização SC Racing em parceria com o Jeep Clube de Blumenau.

Por: Caroline de Paula

Fotos: Divulgação

Jornal Vitória 06 anos, Construindo Comunicação em Mutirão!


O jornal Vitória nasceu a partir da experiência do funcionamento da Rádio Comunitária Tangaraense FM 104,9 com a finalidade de criar e fomentar um instrumento de comunicação popular escrito, e assim surgiu em abril de 2004.

As três primeiras edições contaram com apoio moral e financeiro da empresa Valpasa na pessoa do Sr. José Nilton Everling, da Copercon (Cooperativa Agropecuaria dos Produtores da Região do Contestado), na pessoa do Sr. Gilmar José Bohnenberger e do gabinete do Dep. Pe. Pedro Baldissera.

Poucos acreditavam que uma cidade como Tangará (pela quantidade de habitantes) poderia ser sede de um jornal com circulação regional, no entanto atualmente o Jornal Vitoria esta consolidado como porta-voz das organizações e movimentos sociais do Vale do Rio do Peixe.

Conversando com Izabel Cristina, fundadora do Jornal Vitoria, ela relatou que o nome Vitoria foi escolhido pelo fado de que em Tangará já havia várias iniciativas de organizar e viabilizar o funcionamento e a circulação de um jornal.

Você está convidado a participar conosco do jantar em comemoração aos 6 anos do Jornal Vitória, que acontecerá no dia 29 de abril no Sítio São Pedro, com início as 19:30 horas, com a tradicional culinária da imigração italiana. Ingressos poderão ser adquiridos pelos telefones: 9913 2148 Roberto Bohnenberger e 3532 2111 na recepção da FM Tangaraense Rádio Comunitária.

Obrigado! Agradecemos a todos que contribuíram na construção dos 6 anos do Jornal Vitória! Queremos seguir contando com o apoio de todos para seguirmos Construindo Comunicação em Mutirão!

Coordenação do Jornal Vitória