segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Futsal SC: Atletas de futsal e basquete se unem para ajudar vítimas de Santa Catarina

Solidárias com a tragédia provacada pelas cheias em Santa Catarina, equipes basquete e futsal de Joinville deram um exemplo nesta quinta-feira. Os dois times fizeram um jogo beneficente, que encheu o Ginásio Ivan Rodrigues – cerca de mil pessoas. Na entrada, o espaço ficou pequeno para as doações. Os torcedores levaram alimentos, roupas e produtos de limpeza, que serão encaminhados para uma central de arrecadação da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Além de praticar a solidariedade, os torcedores puderam esquecer um pouco a tristeza que tomou conta da região nos últimos dias. Na solidária e inusitada partida, nos 20 minutos iniciais, os atletas jogaram futsal, nos 20 últimos, basquete.

Com a bola rolando, o time de futsal comandado pelo treinador Paulinho Gambier venceu a equipe de basquete do técnico Alberto Bial, por 7 a 4. Quando a meta era a cesta, os grandalhões ganharam de 34 a 31. Para a festa ficar ainda melhor, nos últimos minutos de basquete os jogadores das duas modalidades se misturaram em quadra.

Técnico da Venezuela disse que faltou ousadia ao seu jovem time

Araraquara (SP) - Mesmo com a goleada sofrida para o Brasil (6 a 0), o técnico da seleção venezuelana de futsal - Álvaro Guevara - demonstrou total confiança em seus comandados. De acordo com o treinador, o jovem elenco sentiu a pressão da torcida no começo do jogo.

"Apaixonada pelo futsal, a torcida brasileira lotou o ginásio e incentivou o time campeão mundial desde os segundos iniciais da partida. Nosso time é muito jovem, não é fácil enfrentar um adversário tão qualificado como o Brasil", analisou Guevara.

Conhecedor do esporte da bola pesada, o técnico venezuelano afirmou que seus atletas ficaram muito ansiosos quando se depararam com seus ídolos, do outro lado da quadra. Guevara acredita que sua equipe irá dar mais trabalho ao Brasil na segunda-feira, em Campinas (SP) - local do segundo jogo do Desafio Internacional de Futsal.

"No início, ainda ansiosos, meus atletas sentiram a pressão e acabaram respeitando muito o atual campeão do mundo, natural. No segundo tempo, encaixamos a marcação e atacamos com mais eficiência, infelizmente não anotamos nenhum tento. Respeitamos os brasileiros, eles são os melhores, mas não podemos temer nenhum adversário. O objetivo é que o time evolua no jogo desta segunda-feira", finalizou o confiante comandante.

Atletas brasileiros se dizem satisfeitos com a evolução da equipe

Araraquara (SP) - Renovada, a Seleção Brasileira de futsal está cada vez mais confiante. Após golear a Venezuela, por 6 a 0, na manhã deste domingo (30/11), o elenco tupiniquim se diz preparado para os próximos compromissos. Neste domingo, às 18h45, a equipe comandada pelo técnico PC de Oliveira enfrenta pela segunda vez a Venezuela, agora em Campinas (SP).

Autor do terceiro gol brasileiro na goleada por 6 a 0, o fixo Leco acredita que, com uma boa seqüência de jogos, o atual plantel brasileiro estará pronto para enfrentar qualquer adversário do futsal mundial. De acordo com o camisa 8, o time está no caminho certo.

"Meus companheiros e eu estamos atuando como o PC tem pedido. Quando reunimos com a seleção, sabemos que o tempo para treinar é pouco, o jeito é buscar o entrosamento durante os jogos. Nossa equipe está cada vez mais consistente, aos poucos vamos melhorando", disse Leco.

Eleito o melhor goleiro da Copa do Mundo de Futsal da FIFA 2008, o guarda-meta Tiago ressalta que o Brasil diminuiu o ritmo na segunda etapa contra a Venezuela, mas que a agremiação tupiniquim vem atuando com muita eficiência diante de seus adversários.

"Este grupo está sendo montado com muita cautela, sem correria. O entrosamento é questão de tempo. Sobre o jogo de hoje, construímos o resultado positivo ainda no primeiro tempo, então, no período final, a Venezuela nos marcou com mais eficiência e neutralizou nossas melhores jogadas ofensivas, foi tudo normal", comentou o camisa 2 do Brasil.

Lenísio brilha e Brasil goleia seleção da Venezuela em Araraquara

Araraquara (SP) - A Seleção Brasileira de futsal - hexacampeã mundial - não tomou conhecimento do time da Venezuela na manhã deste domingo (30/11) e, de goleada, venceu o adversário sul-americano pelo placar de 6 a 0. O Desafio Internacional foi realizado em Araraquara (SP), no Ginásio Gigantão. Amanhã, às 18h45, o Brasil volta a enfrentar a Venezuela, desta vez em Campinas (SP).

A primeira etapa começou equilibrada, com poucas chances de gols para ambos os times. Empurrado pela torcida local, o Brasil logo mostrou sua superioridade técnica diante do adversário e abriu o marcador, com Lenísio, aos 4min25 de bola rolando. Na jogada, o pivô encobriu o guarda-meta venezuelano e, mais uma vez, mostrou porque é considerado um dos melhores atletas do salonismo mundial.

Em seguida, desta vez livre de marcação, o capitão e camisa 10 do Brasil não teve dificuldades para aumentar a vantagem canarinho, Brasil 2 a 0. Perdidos em quadra, os venezuelanos ainda viram a Seleção Brasileira marcar mais duas vezes antes do intervalo, gols de Leco e Cabreúva.

Na volta do vestiário, com a vantagem já construída, o Brasil continuou pressionando a jovem seleção venezuelana, mas sem levar muito perigo ao goleiro da Vasquez. Habilidoso, o ala Cabreúva empolgava os torcedores com suas plásticas jogadas de efeito.

Melhor encaixado na defesa e em desvantagem no placar, os venezuelanos se soltaram mais no segundo tempo. Veloz em quadra, mas impreciso nos arremates finais, o adversário canarinho bem que tentou, mas acabou não chegando ao seu gol no primeiro Desafio Internacional.

O primeiro tento do período final foi assinalado pelo pivô Márcio, aos 36min20. Quando restavam menos de três minutos para o apito final, o ala Valdin soltou um canudo e fechou a goleada brasileira, por 6 a 0.

Após a derrota, José Prato - camisa 13 da Venezuela - fez uma breve análise sobre a superioridade técnica brasileira. "É impressionante a movimentação deles, no começo estava praticamente impossível marca-los. Não há como explicar a qualidade do passe brasileiro, são inúmeras as jogadas. São os melhores do mundo porque variam muito as jogadas", disse o venezuelano.

Para o fixo Leco, a Seleção Brasileira está cada vez mais consistente. "O PC tem pedido e estamos tentando melhorar, nossa equipe está mais consistente. Com o passar dos jogos, nosso entrosamento vai ficando mais eficiente", ressaltou o camisa 8 do Brasil.