sábado, 11 de outubro de 2008

Técnico celebra vitória e exalta Irã

Rio de Janeiro (RJ) - O técnico PC de Oliveira, depois do jogo, em entrevista coletiva concedida a imprensa presente ao ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro (RJ), exaltou a força da seleção iraniana, a qual qualificou entre umas das mais fortes do mundo."Já há algum tempo temos dificuldades para enfrentar o Irã. Mesmo com os placares dilatados, sempre somos muito exigidos na defesa, pois eles têm no ataque, uma de suas forças. Foi um bom teste para o Brasil, já que incluo o Irã entre as melhores seleções do mundo", disse.Para o treinador, o mais importante foi a vitória. Não importa se foi por placar dilatado ou não. "Vencemos e chegamos aos três pontos. Isso que importa e não nos preocupamos se foi por um gol ou dois. Nossa defesa mais uma vez esteve bem e não sofremos gol. Seguimos em frente", finalizou.

Brasil começa segunda fase com vitória

Rio de Janeiro (RJ) - Jogando no ginásio do Maracanãzinho o Brasil sentiu que as dificuldades aumentaram na segunda fase da Copa do Mundo de Futsal. Jogando contra o Irã a Seleção Brasileira de futsal venceu por 1 a 0, com gol de Schumacher ainda no primeiro tempo.

Em sua chave o Brasil agora é o segundo colocado, já que os italianos venceram a Ucrânia no segundo jogo do dia, pelo placar de 4 a 0. Com o saldo de gols é o primeiro critério de desempate, a seleção européia fica no primeiro lugar. Irã é o terceiro e os ucranianos ocupam o quarto posto.

Mal havia começado do jogo o Brasil já exigira de Nazari duas boas defesas, em chutes de Schumacher e de Lenísio. A pressão era forte e logo os brasileiros marcaram, por meio de Schumacher. Em jogada individual pela esquerda, ele foi para o meio e bateu com eficiência, no canto esquerdo do gol iraniano.

O Irã passou a atacar, em busca do empate e por pouco não chegou lá, por meio de Shamsaee, que girou sobre a marcação e bateu bem, exigindo grande defesa de Tiago. Fora isso o Brasil continuava melhor, quase chegando ao segundo tento por meio de Vinícius, em belo chute.

O confronto, como já era esperado, era complicado. A seleção iraniana estava com seu jogo bem encaixado e contava com as grandes defesas do goleiro Nazari, que estava fechando o gol de seu time. Dentro desse panorama o Brasil tentou o gol algumas outras vezes, mas não chegou lá.

Na segunda etapa o Irã teve a primeira chance em cobrança de escanteio, que Tiago obstruiu com dificuldade. Os iranianos se defendiam bem e impediam as entradas agudas brasileiras. O goleiro brasileiro demonstrava segurança e o Brasil tentava seu segundo gol, mas não acertava a meta.

O tão aguardado segundo gol por pouco não saiu, aos sete minutos do segundo tempo. Betão fez o giro sobre o marcador e bateu bem para defesa parcial do goleiro iraniano. A bola sobrou para Schumacher que bateu de primeira, mas a bola acabou subindo demais, indo para fora.

No final da partida, com as duas seleções já tendo alcançado as quatro faltas no período, a marcação permaneceu forte, mas com mais cuidado. Gabriel, em duas oportunidades, quase marcou o segundo tento brasileiro. Nos últimos minutos o Brasil administrou o resultado e comemorou a vitória.

Alto Nível no Futsal Feminino

Giséle Torre é a primeira árbitra a atuar no futsal na história dos JASC

Caçula das modalidades, o futsal feminino abre sua terceira edição em Jogos Abertos nesta terça-feira (8), com promessa de competição em alto nível. Os três representantes do estado na Liga Nacional de Futsal, Chapecó, Caçador e Criciúma, juntamente com Sombrio e Itapiranga, que disputam o campeonato estadual, são as mais cotadas para figurar entre os finalistas, já que Videira, campeã de 2004, desfez a equipe e não participarará dos JASC.

O equilíbrio entre as grandes potências não para por aí, já que Caçador não irá contar com a pivô, Gabriela, e Chapecó não terá a fixa Adriana, que estão servindo a Seleção Brasileira no Sul Americano em Barueri (SP).

Chapecó jogará com o apoio da torcida, mas no campeonato estadual que está em andamento, Criciúma e Caçador são os líderes de suas chaves, o que deixa em aberto qualquer prognóstico sobre o possível campeão de 2005. Outro ponto positivo para o time da casa é a goleira Paulinha, que esteve entre as 25 convocadas para a Seleção Brasileira, e que vai participar dos JASC.

A competição vai acontecer com oito equipes, divididas em duas chaves, onde os dois primeiros colocados avançam para as semifinais. Estão na chave “A”, Sombrio, Concórdia, Lages e Criciúma. No grupo “B”, jogam Chapecó, Caçador, Itapiranga e Blumenau. O jogo de abertura entre Sombrio e Criciúma está marcado para as 17 horas, no ginásio de esportes Geraldo Moura.

Pela primeira vez na história dos Jogos Abertos, a arbitragem do futsal contará com a árbitra nacional, Giséle Torre, natural de Fraiburgo, mas que atua como professora de Educação Física, em Florianópolis.
Rio de Janeiro (RJ) - A Seleção Brasileira de futsal volta à disputa da Copa do Mundo de Futsal depois de terminar a primeira fase na primeira colocação de seu grupo, com aproveitamento máximo em todos os jogos. Agora o selecionado se embrenha em outra etapa da competição.

O Brasil encara o Irã, na manhã deste sábado (11/10), a partir das 10h30, no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. Além dos iranianos, os brasileiros ainda encaram os italianos e os ucranianos, na luta por uma das duas vagas às semifinais da Copa do Mundo de Futsal Fifa 2008.

Este será o terceiro jogo recente entre as duas seleções. Brasil e Irã fizeram a final do Grand Prix de Futsal do ano passado, em Jaraguá do Sul (SC). Jogando bem, os brasileiros conseguiram a vitória por 4 a 0. No mesmo ano as duas equipes voltaram a se encontrar no Torneio das 4 Nações, em Debrecen, na Hungria.

Neste ano brasileiros e iranianos voltaram a se enfrentar, na final do torneio KL World 5´s, na Malásia, em Kuala Lumpur, com nova vitória pelo placar de 4 a 0 para os brasileiros. Quando se observam os placares, há uma grande superioridade brasileira nos últimos jogos, mas os atletas do Brasil.

O goleiro Tiago, por exemplo, esteve nos três jogos e se lembra que a defesa brasileira sempre teve muito trabalho nos jogos contra o Irã. "Nunca foi fácil, apesar dos placares dilatados. Os iranianos têm um jogo rápido, baseado nos contra ataques e se não tomarmos cuidado, podemos ser surpreendidos."

Tiago lembrou também que a estréia na segunda fase é importante para os brasileiros. "Não podemos cometer erros, pois essa segunda fase é rápida. Temos que manter a mesma concentração que mostramos nos primeiros jogos e seguir em busca do objetivo final", atestou o goleiro.

Depois do Irã o Brasil enfrenta a Itália logo no domingo, ou seja, depois de amanhã, e, por fim, a seleção da Ucrânia, na próxima terça-feira (14/10). Todos os jogos serão disputados no Maracanãzinho.

DICAS DE SAÚDE

Curso de Graduação em Enfermagem da UnC-Caçador

TABAGISMO

- Muitos ex-fumantes de sucesso fizeram várias tentativas antes de conseguir deixar o vício. Dê a você mesmo um número de chances, tantas quantas forem necessárias, até obter sucesso e parar de fumar. Ao parar de fumar, comece um novo esporte ou aprenda a dançar. Aumente gradualmente o tempo e a intensidade dos exercícios físicos. Os benefícios por se ter deixado de fumar vão se acumulando com o passar do tempo; aumentará a capacidade pulmonar, a energia, o olfato, o paladar e a qualidade do sono.
- Ao deixar de fumar, seu risco para doença do coração, enfisema pulmonar e vários cânceres continuará diminuindo com o tempo.
- Lembre-se: Procurar apoio para deixar de fumar é perfeitamente normal caso não consiga por si próprio.
- Os homens que fumam possuem mais chance de desenvolver impotência sexual.
Use sua criatividade e força para parar de fumar:
- Beba bastante água.
- Mastigue gomas de mascar.
- Pratique atividade física.
- Evite bebidas alcoólicas.
- Alimente-se bem e saudavelmente, prepare o seu "prato preferido".

Use sua criatividade e força para parar de fumar:
- Escolha um "hobby", por exemplo, ler um livro.
- Saia para passear, dançar, caminhar.
- Tome um banho refrescante - relaxante.
- Cante uma música.
- Brinque com seus filhos.
- Cultive seu jardim, plante flores.
- Largue o cigarro. Além de aumentar seu risco para uma infinidade de desgraças, o cigarro também acentua os sintomas da TPM.