domingo, 3 de maio de 2009

Neste domingo a competição encerra com as decisões do futsal nos dois naipes, além do basquete e vôlei masculino e xadrez

Quem foi ao ginásio do Colégio Zélia Sharf, no inicio da noite deste sábado (02), em Chapecó, assistiu a um grande jogo de handebol feminino que decidiu a modalidade na Olimpíada Universitária Catarinense, os Jucs. No final a Furb, de Blumenau, sagrou-se campeã ao derrotar a a Unc, de Concórdia, por 32 a 26, com uma bela atuação da ponta de direita Francieli, que fez 11 gols. Os Jucs iniciaram dia 29 de abril e se encerram neste domingo (03) com as decisões do futsal nos dois naipes, do basquete e vôlei masculino e xadrez.

A decisão do basquete feminino entre Furb e Unc iniciou bastante equilibrada, com uma ligeira vantagem da Unc, que ficava com um ou dois pontos à frente no placar, fator determinante para que a equipe de Concórdia terminasse o primeiro tempo em vantagem: 10 a 12.

No intervalo, o técnico Sergio Graciano, da Furb, mexeu com o brio de suas jogadoras e fez que elas reagissem na partida tornando-a mais equilibrada. Em quadra jogadoras da Unc como Amanda, Pâmela, Adriana e Joice, que integram ou que já integraram a seleção brasileira júnior, passaram a ser marcadas de forma mais eficiente. Isso fez com que as blumenauenses empatassem a partida em 24 a 24 no último segundo por meio da ponta esquerda Caroline, levando a decisão para a prorrogação de dez minutos.

Foi então que as blumenauenses se acertaram em quadra e começaram a fazer gols, enquanto o ataque da Unc parava nas mãos da goleira Josinha. Já no final foi só manter a calma e comemorar o placar de 32 a 26 que garantiu vaga para a etapa nacional da Olimpíada Universitária, os Jubs, que ocorrerão de 14 a 23 de agosto de 2009 na cidade de Fortaleza-CE.

Campeões no taekwondo
Neste sábado também foi dia de decisão no taekwondo, que estreou nos Jucs como modalidade de apresentação, portanto, não valendo ponto às equipes vencedoras, como rege o regulamento da competição, que exige três anos de efetivação da modalidade no evento.

A Unochapecó sagrou-se campeã no masculino com destaque para André Xavier, que ganhou duas medalhas de ouro. Uma na categoria acima de 80kg e a outra em formas (sequencia de movimentos). Em segundo lugar no masculino ficou a Facvest, de Lages; e Univali, de Itajaí, terminou em terceiro lugar.

No feminino a Univali, também de Itajaí, ficou com o titulo, e na sua equipe os destaques foram os ouros de Milie Felizardo, na categoria até 57 kg, e Cláudia Silva, acima de 67kg. Coube a Unoesc, de Joaçaba, o vice-campeonato e à Unochapecó a terceira colocação.

Semifinais das modalidades coletivas
O dia de sábado foi ainda movimentado pela realização das semifinais das modalidades coletivas. No basquete masculino a Unoesc, passou pela Udesc por 91 a 59 e a Furb bateu a Ufsc por 75 a 73.

No futsal feminino a Unc, Caçador, passou fácil pela Unesc, de Criciúma, por 5 a 2, e na outra partida a Unochapecó goleou a Furb, de Blumenau, por 4 a 0. Já no futsal masculino a Uniasselvi, de Blumenau, venceu a Unisul, de Tubarão, por 6 a 3. Na outra partida a Unesc, de Criciúma, empatou em 5 a 5 com a Unoesc, de Joaçaba, mas venceu nos pênaltis por 4x3.

Pela semifinal do voleibol masculino a Furb venceu a Unesc por 3 a 1 (parciais de 20\25,25\23,25\20 e 25\12) e na outra partida a Unoesc passou pela Univali por 3 a 0 (parciais de 25\19,25\7 e 25\15). Com a finalização das semifinais, as finais deste domingo são:

Decisões de domingo
Basquete masculino: Unoesc X Furb às 10h00 no ginásio da AABB.
Futsal masculino: Uniasselvi X Unesc às 10h30 no ginásio da Aurora.
Futsal feminino: Unc X Unochapecó às 9h00 no ginásio da Aurora.
Voleibol masculino: Furb X Unoesc às 10h30 no ginásio Ivo Silveira.
No domingo será definido também o campeão do xadrez.

Fonte Assessoria de Comunicação dos jogos.