sábado, 17 de outubro de 2009

Projeto de lei pode barrar transferência

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado deve votar na próxima semana um projeto de lei que proíbe a transferência de atletas para o exterior antes que eles completem 18 anos de idade e tenham se profissionalizado.

 O projeto do senador Demóstenes Torres (DEM-GO) defende que jogadores de futebol, ainda adolescentes, têm sido “induzidos por empresários a verdadeiras aventuras no exterior, onde desperdiçam seu talento prematuramente, antes de conseguir realizar todo seu potencial”. 

A proposta altera a chamada Lei do Passe Livre (Lei nº 9.615/98) e aumenta de dois para quatro anos o prazo máximo de renovação do primeiro contrato de trabalho do atleta com o clube que o tenha contratado. O senador disse  que um período maior permitirá que os clubes obtenham retorno financeiro e, por isso, continuem a investir em novos talentos. A aprovação na comissão é o primeiro passo para que o projeto vire lei. Terá ainda  que passar pela Câmara, Senado e ser aprovado pelo presidente Lula.

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Malwee desdenha o Estadual

Malwee e Krona/Joinville acreditam que tribunal será restaurado, mas divergem se a competição paralisar 


               “O Estadual não dá visibilidade para a Malwee”, avalia o diretor técnico da Malwee/Jaraguá do Sul, Cacá Pavanello, mostrando indiferença sobre a possibilidade do Campeonato Estadual da Divisão Especial sofrer paralisação e valorizando as competições nacionais. “Você não sabe a guerra que é no Estadual quando a Malwee joga. Em alguns locais eles xingam o Falcão, o Lenísio e outros jogadores”, justifica acentuando que não são bem recebidos.
                Pavanello  acredita que  a paralisação não deva acontecer, pois tem convicção que o presidente da Federação Catarinense de Futebol de Salão (FCFS), João Carlos de Sousa, vai conseguir restaurar o Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) até dia 22 deste mês atendendo à determinação do Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS). “Ele (presidente) vai agilizar e fazer convênio com alguma instituição”, adianta Cacá destacando que se caso a competição for suspensa vai acatar mesmo tendo prejuízo. Segundo ele, a Malwee gasta mais de 3 milhões por temporada. 
O supervisor da Krona Joinville Futsal,   Salésio José Conti (Tedão), compartilha a mesma opinião na qual afirma que o presidente constituirá um tribunal em tempo hábil,  mas ele mostrou preocupação quando informado que o procurador  do STJD, Vitor Hugo de Freitas Leite, está monitorando o prazo e se não cumprido vai entrar com pedido de garantia para suspender a competição. “Parar jamais. Teremos prejuízos financeiros e de imagem incalculáveis. O tribunal é necessário para que se cumpra a Lei, mas a falta dele não pode prejudicar as equipes. Tenho certeza que seu João vai tomar as providências. Não podemos pagar por uma solução mal executada”, argumenta o supervisor, que não quis revelar quanto o time investe por temporada. “Não sabíamos que a federação estava sem tribunal. Não precisamos ainda este ano, até porque começamos a disputar dia 24 de agosto e além disso a Divisão Especial não dá problemas”, garante. 
                Salésio até sugeriu que na falta de um tribunal os dirigentes das equipes participantes se juntem e em consenso decidam o que é melhor para elas. “Tem também os patrocinadores que investem no esporte para aparecer, mas de forma positiva. Ninguém quer perder. A imagem será a mais prejudicada”, reforça o supervisor.    

Dupla campeã na Graduados do Transcatarina se garante para 2010

Campeões da categoria Graduados já se inscreveram na Super Master, onde a disputa pode ser mais acirrada no ano que vem. A outra novidade é o patrocínio da Ensimec, empresa de guinchos que em 2010 estará apoiando o maior rali de regularidade de Santa Catarina.

 

A prova de estreia deste ano foi de alegria e surpresa aos iniciantes no esporte e também para os que são “velhos de casa”. Luciano Müeller e Wilson Reichwald, campeões da categoria Graduados em 2009, vão arriscar competir o próximo Transcatarina pela Super Master, onde se concentram duplas mais experientes da modalidade. Porém isso não os intimida: “Para mim, em especial, foi a primeira prova de longa distância e achei muito interessante a experiência, já começar e ir levando o título. Correr agora entre concorrentes com mais experiência é um desafio bom, mas queremos pelo menos marcar nossos pontos”, conta o navegador Wilson.

 

A chuva atrapalhou um pouco o rali deste ano, tanto que a organização cancelou alguns trechos por segurança. A dupla de Rio Negrinho/SC está torcendo para que o tempo colabore: “Era difícil manter as médias e as dificuldades devido as chuvas nos empolgava cada vez mais. Todos os trechos eram muito bons e esperamos que a edição de 2010 seja de adrenalina que nem a deste ano, se possível, sem cancelamentos!”, relata o piloto Luciano.

 

Ensimec renova patrocínio

A fabricante de guinchos de Santa Catarina, Ensimec, mais uma vez vai patrocinar o rali de regularidade. O sucesso em 2009 foi tanto que a marca foi uma das primeiras a fechar parceria. “Os competidores do Transcatarina reconheceram o fato da Ensimec sempre estar em eventos off road. O importante é que assim cumprimos nossa meta de sermos relembrados nesse tipo de ocasião, mesmo que alguém nos procure para comprar ou até para um suporte técnico. O investimento é a longo prazo, mas o foco é nos mantermos neste mercado”, destaca Franco Gommersbach, presidente da Ensimec.

 

Além do tamanho do evento, um dos principais motivos que levou a marca a apoiar a segunda edição do rali foi a base da organização: “Já fui presidente do Jeep Clube de Blumenau e conheço quem está por trás do Transcatarina. Essa base foi o que mais nos levou a patrocinar a prova por mais um ano”, finaliza Franco. A Ensimec e a equipe do Transcatarina estão negociando prêmios para os vencedores de 2010. As inscrições continuam abertas e podem ser feitas pelo site www.transcatarina.com.br.

 

 

O 2º Transcatarina tem o patrocínio de: Goodyear, Ensimec, Hotel Renar, Guinchos Elétricos Fixxar e Trilha Troller SC. Apoio: Prefeitura de Balneário Camboriú, Prefeitura de Lages, Prefeitura de Rio do Sul, Prefeitura de Fraiburgo, Prefeitura de Atalanta, Lave Bem Lavanderia, Recanto das Águas Hotel e Spa, Grafimax, Licia e Ativa Comunicação. Realização SC Racing em parceria com o Jeep Clube de Blumenau.

 

Por: Caroline de Paula / AcelerAção Assessoria de Imprensa

Fotos: Junior Almeida e arquivo pessoal